A maioria das decisões na vida vêm com prós e contras, e refinanciar um empréstimo para automóvel não é diferente. Se você está procurando reduzir potencialmente seus pagamentos mensais ou encurtar seu prazo de pagamento a uma taxa mais favorável, refinanciar seu empréstimo para automóvel pode ser uma opção. No entanto, o refinanciamento não é isento de riscos.
Embora o Chase não ofereça refinanciamento para empréstimos de automóveis, abordaremos alguns fatores que você pode querer ter em mente para ver se é a escolha certa para você.
O que significa refinanciar um carro?
Ter uma compreensão geral do que significa refinanciar um carro ajudará a informar qualquer decisão que você possa tomar, agora ou no futuro.
Em termos simples, refinanciar seu empréstimo de carro envolve trocar seu empréstimo de carro atual por um novo. Embora os processos possam variar, as etapas típicas envolvidas no refinanciamento de um carro incluem:
- Determinando se refinanciar seu empréstimo é a opção certa para você: Há muitos fatores que entram na avaliação se o refinanciamento é potencialmente vantajoso para você. Passaremos por algumas dessas considerações abaixo.
- Pesquisando empréstimos para refinanciamento de automóveis: Sua pesquisa ajudará você a determinar os tipos de empréstimos de refinanciamento disponíveis no mercado, para quais deles você pode ser elegível e como essas opções podem ser melhores do que o empréstimo para automóvel que você tem atualmente.
- Solicitação de refinanciamento: Depois de decidir sobre um credor e estiver pronto para se candidatar, você normalmente precisará reunir vários documentos para o credor. Isso pode incluir sua carteira de motorista, seu certificado de seguro de carro e comprovante de renda. Seu contrato de empréstimo original e informações sobre seu veículo, como seu número de identificação do veículo (VIN), também podem ser necessários, entre outros itens. Seu credor informará exatamente o que é necessário.
- Pagando seu empréstimo atual: Embora essa parte possa parecer complicada, seu novo credor geralmente se comunicará diretamente com seu credor atual para cuidar da transição.
Embora o processo de refinanciamento de um carro seja tipicamente direto, isso não significa necessariamente que o refinanciamento seja o certo para você. Vamos dar uma olhada em alguns fatores que você pode querer considerar, dadas as suas circunstâncias individuais.
Prós de refinanciar um empréstimo para automóvel
Há vários motivos pelos quais você pode considerar um refinanciamento. Prós potenciais de refinanciar um empréstimo de automóvel incluem:
Beneficiando-se de uma pontuação de crédito melhorada
Sua pontuação de crédito é normalmente um fator importante quando os credores avaliam seu pedido de empréstimo. Ela é atualizada pelas agências de relatórios de crédito regularmente, o que significa que é possível que sua pontuação de crédito esteja mais forte agora do que na época em que você fez o empréstimo original. Nesse cenário, você pode ser elegível para uma taxa de juros mais baixa, potencialmente contribuindo para uma APR melhorada e um custo geral reduzido do empréstimo.
Prolongando seu prazo de reembolso
Outro benefício potencial do refinanciamento é a chance de modificar o prazo de pagamento do seu carro. Por meio do refinanciamento, você pode solicitar a extensão do prazo, o que normalmente reduz seu pagamento mensal. No entanto, neste caso, você também tende a pagar mais em juros ao longo da duração mais longa do novo empréstimo, mas sempre tem a opção de fazer pagamentos extras quando seu orçamento permitir.
Encurtando seu prazo de reembolso
Alternativamente, você pode estar interessado em pagar seu empréstimo de carro antes do programado originalmente. Talvez sua renda tenha aumentado desde o momento em que você pegou o empréstimo, você tenha recebido algum dinheiro extra ou as taxas de juros atuais estejam baixas. Em vez de simplesmente colocar dinheiro adicional em seu pagamento atual, você pode considerar refinanciar seu empréstimo de carro para um prazo mais curto. No entanto, certifique-se de verificar sua APR atual. Se sua APR não for menor, você fará o mesmo se fizer pagamentos mensais maiores em seu empréstimo atual.
Aproveitando as taxas de juros reduzidas
As taxas de juros podem mudar ao longo do tempo. Talvez as taxas médias de mercado tenham caído desde que você financiou seu carro originalmente. Se esse for o caso, você pode encontrar uma taxa percentual anual (APR) melhor para seu empréstimo de carro com uma pequena pesquisa.
Reduzindo seu pagamento mensal
Uma taxa de juros e APR mais baixas podem ter o potencial de reduzir o pagamento mensal do seu carro, o que é um dos principais motivos pelos quais as pessoas consideram refinanciar um empréstimo para automóveis em primeiro lugar. Talvez você tenha novas despesas que precisa administrar junto com o pagamento do seu carro, ou você simplesmente quer resgatar algum dinheiro disponível a cada mês — uma taxa mais baixa pode significar um pagamento menor que libera sua renda para outros propósitos.
Contras de refinanciar um empréstimo para automóvel
Como mencionado, refinanciar seu empréstimo de carro traz consigo algumas desvantagens potenciais. Contras de refinanciar um empréstimo de carro podem incluir:
Incorrendo em juros extras
Se as taxas de juros aumentaram ou sua pontuação de crédito caiu desde que você fez o empréstimo original, refinanciar seu financiamento de carro pode significar que você acabará pagando mais juros.
Absorvendo taxas adicionais
Um refinanciamento pode fazer com que você incorra em custos extras, como taxas de originação, processamento e aplicação. Além disso, quitar seu empréstimo existente antecipadamente pode desencadear uma penalidade de pré-pagamento. É importante verificar seu contrato de empréstimo original antes de refinanciar um empréstimo para automóvel.
Aumentando o prazo de reembolso
Embora aumentar o prazo por meio de refinanciamento possa parecer atraente a princípio, estender o período de pagamento pode aumentar consideravelmente o valor total de juros que você paga.
Quando você deve refinanciar seu carro?
Determinar se deve refinanciar seu empréstimo para automóvel é uma decisão pessoal com base em suas circunstâncias individuais. Observe que o refinanciamento pode vir com outras taxas e condições anexadas que merecem um exame cuidadoso antes de se comprometer com um acordo. Embora o Chase não ofereça refinanciamento de automóveis, alguns cenários em que o refinanciamento pode valer a pena considerar incluem:
- Sua pontuação de crédito melhorou desde que você fez o empréstimo ou você se qualifica para taxas melhores de outras maneiras.
- Você está achando difícil fazer seus pagamentos mensais atuais e gostaria de reduzir o valor mensal distribuindo o saldo restante em um prazo de pagamento mais longo.
- Sua renda disponível aumentou, as taxas atuais caíram e você está interessado em pagar o financiamento do seu carro em um período mais curto e com condições potencialmente mais favoráveis.
- Você pesquisou ofertas de refinanciamento com vários credores e encontrou um negócio melhor do que seu empréstimo atual.
Vale a pena refinanciar um carro?
Claro que pode haver algumas situações em que o refinanciamento provavelmente ainda não faça sentido. Talvez você esteja perto de pagar seu empréstimo ou tenha acabado de comprar o carro em termos que não podem ser melhorados no mercado atual. Ou talvez os benefícios do refinanciamento pareçam relativamente menores, e a aplicação possivelmente não valha seu tempo e esforço.
Resumindo
Embora refinanciar seu empréstimo de carro possa fazer sentido em certas situações e possivelmente levar a pagamentos mensais mais baixos ou termos mais favoráveis de outras maneiras, há desvantagens potenciais a serem lembradas. Seja qual for o caminho que você escolher, o mais importante é reservar um tempo e consideração para garantir que suas ações sejam, em última análise, certas para você.