Sonhar com um carro novo é frequentemente o primeiro passo para ter um. Mas antes de poder pegar as chaves e dirigir em direção ao pôr do sol, você precisa descobrir os custos. Então, se você está se perguntando, “Quanto devo gastar em um carro?”, é uma boa pergunta para explorar.
O verdadeiro custo de adquirir um carro
Determinar quanto você deve gastar em um carro pode depender de vários fatores. Pode ajudar começar a jornada de compra de um carro entendendo o verdadeiro custo de comprar e possuir um carro.
Custo total da compra
O custo total de compra de um carro normalmente vai além do preço de etiqueta (o valor em dólares que o vendedor está pedindo por um veículo). No entanto, o preço de etiqueta, que pode ser negociável, é normalmente a maior de todas as despesas associadas à compra de um carro.
Outras despesas que geralmente são incluídas no custo total da compra incluem impostos sobre vendas, taxas de registro de veículos, seguro de automóvel e financiamento.
Custo do financiamento
Se seu plano é financiar o veículo, há várias perguntas que você pode fazer a si mesmo:
- Você está disposto e é capaz de dar uma entrada em um carro? Quanto maior for sua entrada, menor será o valor total que você precisa financiar.
- Qual prazo de financiamento (a duração do período de pagamento) pode ser mais adequado para você? Quanto maior o prazo, menores os pagamentos mensais — mas provavelmente você pagará mais em juros gerais.
- Você já possui um carro que pode ser trocado para compensar parte do custo da compra?
Claro, o acima assume que você está comprando seu carro de uma concessionária. Se você comprar de um vendedor particular, é mais do que provável que você esteja pagando em dinheiro. Esta é uma proposta bem diferente do que fazer pagamentos mensais ao longo do tempo. Pagar em dinheiro também pode influenciar o quanto você gasta no carro.
Custos de funcionamento
Depois de comprar o veículo, você precisa mantê-lo em boas condições de funcionamento. Diferentes tipos de veículos têm custos diferentes.
Por exemplo, possuir um caminhão de 10 anos que você dirige por longas distâncias não é o mesmo que dirigir um veículo elétrico novinho que é usado principalmente para dirigir na cidade. Carros menores tendem a custar menos em gasolina (dependendo, é claro, de quão longe você dirige), enquanto algumas marcas de veículos podem ser mais caras para consertar do que outras para serviços semelhantes.
Manutenção de rotina, como inspeções anuais, são outros custos a serem considerados. O custo do seguro do carro é outra consideração importante.
Comprando fora do estado
Se você comprar seu carro em um estado diferente de onde pretende registrá-lo, pode haver considerações logísticas adicionais relacionadas ao transporte e ao registro.
Os custos reais podem variar dependendo dos estados envolvidos e se você está comprando de uma concessionária ou de um vendedor particular. Alguns vendedores podem entregar o carro para você através das fronteiras estaduais, embora isso também possa ter um custo.
Orçamento para um carro
Orçar seu carro é parte integrante da compra e posse de um veículo. Ao determinar quanto você deve gastar em um carro, ajuda entender suas despesas existentes e qual impacto seu passeio futuro provavelmente terá em suas finanças mensais.
Acompanhamento de receitas e despesas
Acompanhar sua renda e despesas por um ou dois meses pode ser útil para determinar quanto você deve pagar por um carro. Monitorar o que você gasta em tempo real pode produzir insights que você não perceberia de outra forma.
Categorizando despesas
Para avaliar melhor seus gastos, pode ajudar dividir suas despesas em gastos essenciais e não essenciais. Gastos essenciais incluem compras de supermercado, aluguel ou pagamentos de hipoteca e outras despesas que você precisa fazer. Gastos não essenciais incluem coisas como jantar fora ou recreação.
Despesas também podem ser categorizadas como fixas e variáveis. Custos fixos tendem a custar o mesmo mês a mês, como aluguel. Custos variáveis, como gastos com entretenimento ou roupas, são (por definição) mais propensos a flutuar.
Analisando a relação dívida/renda
Outra abordagem ao fazer um orçamento para um carro é analisar sua taxa de dívida para renda (DTI). Essa é a porcentagem da sua renda mensal que vai para o pagamento de suas dívidas, como sua hipoteca e qualquer dívida de cartão de crédito ou de estudante que você possa ter.
Como regra geral, quanto menor for sua relação dívida/renda, maiores serão as parcelas do carro que você poderá pagar em relação à sua renda.
Dicas adicionais
Aqui estão algumas dicas adicionais para ajudar a descobrir quanto gastar em um carro:
Defina um orçamento primeiro
Em geral, é útil definir primeiro o orçamento para o carro e depois encontrar um veículo que se encaixe nesse orçamento, em vez de encontrar um carro e ficar potencialmente decepcionado se ele custar mais do que você pode pagar.
Separe as necessidades dos desejos
De um sedã esportivo elegante a um SUV robusto, os carros são projetados para serem coisas desejáveis. Mas você realmente precisa desse teto solar? Ser realista sobre o que você precisa pode ajudá-lo a encontrar algo que você pode pagar confortavelmente.
Usar ferramentas
Uma calculadora de pagamento de carro pode ajudar a estimar seu pagamento mensal de carro para diferentes cenários. Ao inserir o valor aproximado que você gostaria de financiar junto com algumas outras informações básicas, você pode ver opções de pagamento mensal para vários termos de pagamento.
Obtenha a pré-qualificação
Pode ser útil obter uma pré-qualificação para financiamento de automóveis para que você tenha uma estimativa mais clara dos tipos de condições de financiamento para os quais pode ser elegível.
Resumindo
Quanto você deve gastar em um carro é uma questão finamente equilibrada. Depende de vários fatores, não menos importante sua situação financeira, o tipo de carro que você gostaria e como você espera pagar por ele. Mas com alguma pesquisa e trabalho braçal, você pode encontrar uma opção que seja certa para você. Então é hora de ligar a ignição, colocar seu novo carro em movimento, recostar-se e aproveitar o passeio.