Se o seu carro cheira a podridão em vez de rosas, você pode estar prestes a ter uma experiência de direção desagradável — uma que você provavelmente está querendo consertar. Seja o cheiro do jantar de ontem, um infeliz acidente com animais de estimação ou algo completamente diferente, seu carro pode estar precisando de um pouco de TLC. Há uma variedade de cheiros de carro por aí — alguns podem ser eliminados com uma simples seleção de produtos de limpeza, enquanto outros podem ser um sinal de um problema mecânico que requer assistência profissional. Continue lendo e aprenda como tirar cheiros de um carro.
Tipos de cheiros de carros
Embora você queira manter o cheiro do carro novo intacto pelo máximo de tempo possível, a vida cotidiana muitas vezes torna isso uma tarefa impossível. Existem várias razões pelas quais certos aromas podem se desenvolver no seu carro. Alguns podem desaparecer por conta própria, enquanto outros exigem manutenção de rotina como remédio. Causas comuns de cheiros de carro incluem:
- Comida
- Animais de estimação
- Cigarros
- Derramamentos de bebidas
Embora alguns cheiros de carro possam ser fáceis de consertar sozinho, há outros que podem indicar um problema interno no seu veículo. Para evitar problemas no futuro, uma visita ao seu mecânico de confiança pode ser necessária para odores que cheiram a:
- Mofo mofo
- Gasolina
- Escape
- Ovos podres (semelhantes ao enxofre)
- Borracha queimada
- Um xarope doce
Tirando odores de um carro
Diferentes cheiros de carro exigem soluções diferentes. Isso é especialmente verdadeiro se você estiver planejando devolver um carro alugado; manchas deixadas no interior podem custar a você taxas de desgaste excessivas. Enquanto alguns cheiros podem ser corrigidos com um pouco de graxa de cotovelo DIY, outros podem exigir ajuda profissional. Vamos dar uma olhada mais profunda nos odores que você pode encontrar e como você pode lidar com eles.
Cheiros de comida
Restos de comida são um desafio comum. Considere a remoção do lixo, limpando superfícies com produtos antibacterianos, aspirando os carpetes e tapetes e abrindo as janelas (quando o clima e as condições de direção permitirem) para ajudar a se livrar do cheiro. Se a fonte do odor for uma mancha líquida, você pode tentar usar um produto profissional de limpeza de assentos de carro para tratá-lo.
Cheiros de animais de estimação
Se seu amigo peludo vier em aventuras no seu carro pet-friendly, ele pode deixar um odor para trás. Você normalmente pode tratar o cheiro de um animal de estimação como trataria o cheiro de comida. No entanto, existem produtos automotivos especiais para lidar com odores de animais de estimação. Antes de aplicar qualquer produto no seu carro, confira as instruções e possíveis avisos para ajudar a garantir que você o esteja usando corretamente.
Cheiros de animais podem ser indicativos de um problema em algum outro lugar do carro. Por exemplo, sabe-se que ratos fazem ninhos na parte inferior do veículo. Se você suspeitar de uma infestação, pode ser que queira que um mecânico verifique.
Cheiro de cigarro
Cheiros de cigarro podem ser difíceis de se livrar completamente. Quando alguém fuma um cigarro no seu carro, partículas de fumaça podem se fixar profundamente no interior. Você pode tentar eliminar o cheiro limpando as superfícies internas do seu veículo com um produto antibacteriano. Em seguida, polvilhe bicarbonato de sódio em todas as superfícies de tecido internas, deixe descansar durante a noite e aspire no dia seguinte. Se o cheiro persistir, considere levar seu carro para um profissional de detalhamento.
Cheiros de mofo e umidade
Cheiros de mofo vindos das saídas de ar condicionado podem ser causados pelo acúmulo de umidade nas linhas de drenagem e filtros de ar. Considere perguntar ao seu mecânico se é hora de trocar o filtro de ar da cabine. Para casos leves de mofo, você pode considerar usar um aerossol desinfetante antimofo.
Soluções caseiras, como uma mistura concentrada de água e vinagre, podem ser uma opção, mas esteja preparado para um leve cheiro de vinagre depois (isso normalmente desaparece sozinho). Uma pitada de bicarbonato de sódio deixada durante a noite pode funcionar em alguns casos.
Observe que alguns produtos comuns de limpeza doméstica contêm produtos químicos que podem causar danos ao seu veículo. Por sua vez, geralmente é melhor usar produtos de limpeza que sejam rotulados como seguros para carros.
Cheiro de borracha queimada
Se você sentir cheiro de borracha queimada dentro do seu carro, pode ser uma correia de borracha ou mangueira solta sob o capô. Quando entram em contato com um motor quente, geralmente causam o cheiro de borracha queimada. Um vazamento de óleo, pneus ou freios superaquecidos podem fazer o mesmo. Seu mecânico local pode ser a melhor rota para ajudar a garantir que sua correia de borracha e mangueira estejam seguras.
Cheiros de gás
Cheiros persistentes de gás após encher o tanque de gasolina podem indicar algumas coisas, incluindo um problema potencial com a tampa do tanque de gasolina ou um tanque de combustível ou injetor com vazamento. Em qualquer caso, seu mecânico local pode ser capaz de diagnosticar de onde o odor de gás se origina e realizar uma verificação de segurança. Vazamentos de gás podem ser sérios e ter um impacto de longo prazo na qualidade do seu veículo.
Cheiros de exaustão
Cheiros de escapamento normalmente exigem um nível similar de cuidado. Esses cheiros podem vir de um cano de escapamento com vazamento ou desalojado que precisa ser consertado. Trocas regulares de óleo (de acordo com as recomendações do fabricante) também podem ajudar a evitar que o óleo vaze e queime pelos anéis do pistão do seu veículo.
Cheiros de ovo podre ou sulfúricos
Um cheiro persistente de ovo podre no seu carro pode ser devido a comida esquecida que começou a estragar. Também pode ser indicativo de um problema mecânico, como um filtro de combustível danificado, sensores de pressão de combustível desgastados ou um problema com o conversor catalítico. Esses são problemas potencialmente sérios, então você pode querer consultar um profissional automotivo para verificar e manter a segurança e a funcionalidade do seu veículo.
Cheiros doces e xaroposos
Se você notar um cheiro de xarope doce dentro do seu carro, pode ser mais do que os restos do seu café da manhã de panquecas para viagem. Em vez disso, pode indicar um vazamento de refrigerante que pode levar ao superaquecimento do seu veículo. Levar seu carro à oficina é normalmente a melhor maneira de verificar isso corretamente.
Dicas adicionais para remover odores de carros
Embora seja útil saber como tirar odores de um carro, há ações preventivas que você pode tomar para potencialmente evitar o problema completamente. Para manter o cheiro de limpeza do seu carro, considere as seguintes etapas para manter os odores desagradáveis sob controle:
- Remova restos de comida e bebidas: Embora possa ser tentador amassar um recipiente de comida vazio sob o assento, jogar esse lixo fora rapidamente pode evitar que odores gordurosos se instalem.
- Mantenha as janelas abertas: Em condições adequadas de direção, abrir as janelas e permitir a entrada de ar fresco pode ser uma maneira eficaz de evitar que odores de mofo se instalem.
- Evite fumar no seu veículo: A fumaça de cigarro pode ser um dos aromas mais difíceis de eliminar. Para evitar esse desafio, você pode querer evitar fumar no seu carro completamente.
- Limpe regularmente: Aspirar e limpar superfícies regularmente dentro do seu veículo pode ajudar a evitar o acúmulo de sujeira, poeira e outros detritos. Se você estiver dirigindo um carro novo, a limpeza de rotina pode ajudar seu veículo a manter o cheiro de carro novo por mais tempo.
- Leve seu veículo para inspeções regulares: Ficar vigilante com a manutenção do carro é importante para a saúde geral e a segurança do seu veículo. Mesmo que você não sinta cheiro de nada, um profissional pode identificar um problema antes que ele surja durante uma inspeção de rotina do veículo.
Resumindo
Sentir o cheiro ruim de um carro pode tornar o dia de qualquer um desagradável. Agora que você sabe como tirar o cheiro de um carro, pode começar a seguir seu nariz e refrescar seu veículo adequadamente. E, se você farejar um problema mais sério, seu mecânico local poderá inspecionar seu veículo e possivelmente evitar qualquer dano a longo prazo.