Um chinelo de pneu é um acontecimento desagradável que acontece com muitos motoristas. Eles são danificados ao bater em objetos pontiagudos, entrar em buracos na estrada e, às vezes, como resultado de vandalismo. Pneus sem ar geralmente ficam inutilizáveis e viagens futuras são impossíveis. Continuar a dirigir com chinelo é perigoso. Além disso, pode ter consequências graves e dispendiosas. Descubra como lidar com um pneu furado e quais soluções modernas os fabricantes de pneus oferecem!
Os fabricantes de pneus estão a trabalhar em soluções que poderão, num futuro próximo, fazer com que os pneus furados deixem de ser um pesadelo para os condutores. Espera-se que o pneu sem ar revolucione o mercado de pneus para automóveis em apenas alguns anos. As tecnologias utilizadas atualmente, como o run flat, apenas ajudam a reduzir os efeitos da falta de ar no pneu. No entanto, a grande maioria dos veículos que circulam na estrada está equipada com pneus padrão. Sem ar, o seu funcionamento torna-se impossível.
Como é construído um pneu de carro?
A aparência dos pneus de automóveis não mudou muito nos últimos anos, mas a tecnologia de produção, ou seja, a composição do composto e o padrão do piso, são fatores em constante desenvolvimento pelos fabricantes de pneus. O que influencia suas propriedades?
Pneus de carro consistem em muitas camadas, que afetam suas propriedades de direção:
- Banda de rodagem – a parte frontal do pneu, que constitui mais de 80%. sua parte superior. Afeta diretamente a estabilidade e aderência do veículo durante a condução, devendo também ser resistente à abrasão. As bandas de rodagem dos pneus de automóveis diferem na forma e na composição da mistura usada para produzir variantes de verão, inverno e para todas as estações.
- Carcaça – cinta de aço, é um elemento estrutural chave dos pneus. Está localizado na camada superior de cada pneu. Consiste em várias ou uma dúzia de camadas de fios finos e duráveis, dispostos diagonalmente, colados uns sobre os outros. Graças a isso, é criada uma rede triangular, que garante alta estabilidade e resistência a altas velocidades e sobrecargas.
- Carcaça – estrutura do pneu constituída por numerosas camadas de corda. Este elemento conecta a zona frontal com a parte dos ombros e é responsável por manter a forma adequada do pneu.
- Tampa – uma camada de vedação que cobre a parte interna do pneu. É feito de borracha flexível, que cria conexões firmes que protegem o interior do pneu contra fatores externos.
- Talão – camada responsável por manter o pneu no aro. Como o nome sugere, é feito de fios duráveis.
- Talão – camada que estabiliza a conexão entre o pneu e o aro. É feito de núcleo de aço e tecido de cordão de borracha flexível.
“Chinelo” no pneu – causas
Vista de um pneu sem ar causa consternação entre os motoristas. Um pneu furado pode acontecer por vários motivos. O design destes modernos aumenta significativamente a sua durabilidade e resistência a danos. No entanto, isso não elimina o risco de pneu furado.
Danos nos pneus podem ocorrer de forma completamente imperceptível para o motorista. Elementos metálicos, como pregos ou parafusos, podem ficar presos na parte frontal do pneu, cujos efeitos só podem ser vistos após percorrer várias dezenas de quilômetros. Os sensores de pressão do ar informam então o motorista sobre a redução da pressão em uma das rodas. Em carros que não possuem sistema de alerta, o problema só é perceptível quando surge uma protuberância característica na lateral do pneu.
Verificar o estado dos pneus é uma atividade importante que, infelizmente, muitos motoristas esquecem. Se for detectada pressão muito baixa, dirija-se ao compressor mais próximo e complete o ar na roda. Em casos mais graves, será necessária uma visita a uma oficina de pneus. Na maioria das vezes, você pode consertar um pneu que tenha um prego, parafuso ou outro pequeno elemento pontiagudo preso na parte frontal. A situação fica mais complicada quando a parte lateral do pneu é furada. Então o reparo geralmente não é possível.
É importante saber que se você tiver que encostar repentinamente no acostamento ou no meio-fio, ou ao dirigir em uma estrada esburacada, tudo isso também pode contribuir para danos mecânicos ao pneu. O pneu então fica sem vedação, resultando em total falta de ar na roda. As colisões rodoviárias podem ter efeitos semelhantes. Os pneus também podem ser danificados por vandalismo. Independentemente da origem do problema, danos graves à estrutura do pneu impossibilitam o seu reparo.
Dirigir de chinelo – as consequências podem custar caro
Dirigir com um pneu furado com pneus padrão é definitivamente uma má ideia. A carcaça e as laterais do pneu ficam seriamente danificadas rapidamente ao dirigir sem ar. Então o reparo pode ser impossível e a única solução será comprar pneus novos. Lembre-se que os pneus montados no mesmo eixo devem ter a mesma banda de rodagem e espessura semelhante. Portanto, em caso de danos graves, pode ser necessário adquirir não um, mas dois pneus.
Dirigir de chinelo também causa danos aos aros do carro. Continuar na estrada com um pneu furado faz com que a jante entre em contacto com a superfície da estrada, o que é particularmente prejudicial para as jantes de alumínio. A possível regeneração de jantes de alumínio é uma despesa significativa.
O que fazer quando você pega um chinelo?
Uma roda sobressalente faz parte de quase todos os carros há muitos anos. Na maioria das vezes estava no porta-malas junto com a chave de roda e o macaco. Substituí-lo sozinho não é difícil, mas requer um pouco de força e sujar as mãos. Portanto, vale a pena afrouxar os parafusos da roda danificada antes de levantar o veículo. Antes de começar a levantar o carro, procure reforços na soleira da porta. Somente após colocar o macaco no lugar certo, levante o veículo, desaperte completamente os parafusos da roda danificada e substitua-a por uma sobressalente.
Atualmente, devido ao desenvolvimento da tecnologia, bem como à redução do peso e dos custos dos veículos, a roda sobressalente é cada vez mais um acessório adicional pelo qual é necessário pagar mais. Como resultado, kits de reparo são cada vez mais utilizados, consistindo de espuma em spray e uma mangueira enfiada na válvula do pneu danificado. Esta solução permite-lhe reparar facilmente o pneu o suficiente para chegar ao reparador de pneus a uma velocidade limitada.
Os kits de reparo permitem reparar pequenos danos nos pneus. Quando a estrutura do pneu for danificada em uma área maior, a única solução é chamar um guincho. Para evitar os custos associados, vale a pena adquirir um seguro de pneus ou um pacote de assistência. O que mais vale a pena saber?
Rodar pneus furados permitir que você dirija depois de perder ar no volante. A parte lateral especialmente reforçada do pneu foi concebida para suportar o peso do automóvel em caso de falta de ar. No entanto, esta solução tem uma vida útil limitada, por isso, se encontrar uma fuga, deve dirigir-se a uma oficina de pneus o mais rapidamente possível. No entanto, os pneus run flat nem sempre podem ser reparados. Percorrer uma distância superior a várias dezenas de quilómetros conduz frequentemente a danos irreversíveis no pneu.
Somente veículos equipados com sensores de pressão dos pneus podem usar pneus run flat. Este tipo de pneu é aproximadamente 40% mais caro que os produtos convencionais e também é considerado mais rígido, o que pode limitar o conforto de condução.
Pneus sem ar podem revolucionar o mercado
Os principais fabricantes de pneus para automóveis trabalham há anos para introduzir pneus sem ar no mercado. Esta solução tem sido utilizada há anos em veículos como carrinhos de golfe, cortadores de grama e empilhadeiras. Quais são as características deste tipo de pneu? O pneu sem ar é preenchido com nervuras de poliuretano que estabilizam transversalmente.
Um pneu sem ar será resistente à maioria dos problemas que os usuários de pneus padrão encontram, incluindo: pegar um chinelo ou desgaste irregular do piso. O produto também será mais leve que os pneus normais, o que reduzirá o consumo de combustível e as emissões de gases de efeito estufa. Os pneus Airless oferecidos pela marca francesa Michelin estão em fase avançada de testes. O fabricante planeja introduzir pneus sem ar no mercado em 2024. O preço do produto ainda não é conhecido, mas é de se esperar que o aumento da durabilidade dos pneus ande de mãos dadas com um custo de aquisição bem maior.
Segundo o especialista da Inter Cars
As despesas relacionadas com a compra e substituição de pneus são um dos custos fixos associados à operação de um automóvel. Pneus modernos garantem boa aderência, segurança e durabilidade contando em dezenas de milhares de quilômetros. Infelizmente, a vida útil dos pneus pode ser reduzida se bater em objetos pontiagudos, entrar em um buraco ou vandalismo.
A escolha de pneus comprovados de fabricantes confiáveis minimiza o risco de danos mecânicos. No entanto, mesmo os pneus run flat não podem ser considerados resistentes a este tipo de danos, embora aumentem o nível de segurança quando se perde a pressão dos pneus. Os pneus sem ar são uma solução que muitos usuários esperam. É possível que produtos deste tipo estejam disponíveis no mercado já em 2024. A seguir veremos como essa solução funciona na prática e quanto custa – diz o especialista.
Um chinelo de pneu é uma situação problemática. Cada vez menos carros estão equipados de série com rodas sobressalentes e ferramentas necessárias para substituir um pneu danificado. Você pode equipar-se com uma roda adicional. Esta é a melhor solução se você se sentir confortável em substituí-lo. Uma alternativa são os kits de reparação de pneus, mas é preciso lembrar que as possibilidades desta solução são limitadas.
Produtos da Inter Cars para o seu carro
A compra de pneus de fabricantes conceituados garante boa durabilidade e resistência a danos mecânicos. Pneus de alta qualidade também garantem um nível satisfatório de segurança para você e seus passageiros. Graças a um maior nível de aderência e melhor tração, o seu carro permanecerá estável mesmo em situações de estrada inesperadas. A Inter Cars oferece uma ampla gama de pneus. O motor de pesquisa intuitivo irá ajudá-lo a encontrar de forma rápida e fácil os melhores pneus para o seu carro.
Seu carro não tem roda sobressalente? Você deseja substituir um pneu furado sozinho? Compre uma roda adicional e escolha macacos e chaves de roda na oferta da Inter Cars. Graças a ferramentas comprovadas e confiáveis, você pode trocar rapidamente o pneu do seu carro.
Pneus furados – não subestime este problema
Você já sabe quais são as consequências de “dirigir de chinelo” e como evitá-las. Existem muitas razões para a falta de ar num pneu, mas é a minimização deste problema que pode causar os maiores danos.