Quando chegar a hora de trocar o óleo do seu carro, se você estiver se perguntando qual é a diferença entre o óleo sintético e o convencional, você não está sozinho. É importante observar que nem todos os óleos de motor são iguais. Alguns são projetados para motores de alto desempenho ou certos tipos de condições de condução, enquanto outros podem ser mais adequados para veículos mais antigos. O custo também é um fator.
O que é óleo de motor convencional?
O óleo de motor convencional, às vezes chamado de óleo de motor não sintético, é projetado principalmente para fornecer lubrificação às peças móveis do motor. Sem lubrificação suficiente, seu motor provavelmente enfrentará dificuldades mecânicas e sofrerá superaquecimento, entre outros problemas.
O óleo de motor convencional não só ajuda a reduzir o desgaste do motor, como também contém aditivos concebidos para evitar a acumulação de lama, uma substância gelatinosa composta por óleo de motor, sujidade e detritos. A lama no motor pode causar sérios problemas ao seu veículo.
Como é feito o óleo de motor convencional?
O óleo convencional é derivado de óleos minerais provenientes do refinamento do petróleo bruto. Através do processo de fabricação, os hidrocarbonetos contidos no petróleo bruto são separados e recombinados para formar o óleo base. Aditivos, como detergentes e oxidantes, são então misturados.
Quão comum é o óleo de motor convencional?
Até que os óleos sintéticos se tornassem mais difundidos após a Segunda Guerra Mundial, o óleo de motor convencional era o padrão da indústria. Desde então, a utilização de óleos de motor convencionais tem sido constantemente desafiada por óleos de motor sintéticos, especialmente em automóveis novos e de alto desempenho. No entanto, o óleo de motor não sintético continua amplamente utilizado até hoje.
O que é óleo sintético?
Ao contrário dos óleos convencionais, os óleos sintéticos são produzidos em laboratório a partir de óleos básicos que oferecem maior uniformidade e estabilidade a nível molecular. Como resultado, os óleos sintéticos tendem a durar mais do que os seus equivalentes convencionais. Eles resistem melhor ao desgaste e resistem a condições mais extremas do que os óleos convencionais. Normalmente também custam mais, em alguns casos mais do que o dobro, embora os preços tendam a variar significativamente com base na marca, quantidade adquirida e qualidade do óleo de motor.
A ascensão do óleo sintético
Apesar do preço mais elevado, o uso de óleos sintéticos tem crescido nas últimas décadas. Isso impactou positivamente alguns aspectos rotineiros da manutenção do carro.
Por exemplo, os carros normalmente podem demorar mais tempo entre as trocas de óleo do que costumavam acontecer. Com os sintéticos, os dias de troca de óleo a cada 3.000 milhas ou mais já acabaram. A menos que você dirija em ambientes mais extremos, normalmente não precisa trocar o óleo de motor sintético até algo entre 5.000 e 7.500 milhas, ainda mais com alguns sintéticos. É importante observar, entretanto, que cada carro é diferente, e a maioria dos fabricantes recomenda trocar o óleo dentro de um intervalo definido, independentemente de quantos quilômetros você dirigiu. Para obter orientações específicas para o seu veículo, é melhor verificar o manual do proprietário.
A lubrificação superior do óleo sintético também foi projetada para ajudar a prolongar a vida útil do motor. Isto pode ajudar a manter os veículos na estrada por mais tempo do que era possível anteriormente.
O que é mistura sintética ou óleo semissintético?
As misturas sintéticas são, como o nome sugere, híbridos que normalmente consistem principalmente de óleo convencional, com uma percentagem de óleo sintético misturado. Estas misturas oferecem um equilíbrio entre o desempenho associado ao óleo sintético e a acessibilidade do óleo de motor convencional. Tal como os seus homólogos, ajudam a prevenir a formação de lama e a prolongar a vida útil do motor, embora normalmente custem menos do que os sintéticos puros.
Óleo convencional vs. óleo sintético
Se você ainda está se perguntando sobre a diferença entre o óleo sintético e o convencional, vamos apresentar alguns prós e contras.
Prós e contras do óleo convencional
Algumas das vantagens de usar óleo de motor convencional incluem:
- Normalmente custa menos (às vezes significativamente) do que o óleo sintético.
- Possivelmente mais adequado para uso em alguns veículos mais antigos.
- Ainda oferece algum nível de proteção ao motor.
Os contras incluem:
- Pode lutar sob condições adversas, como calor ou frio extremos.
- Degrada-se mais rapidamente do que os sintéticos, o que normalmente significa trocas de óleo mais frequentes.
- Exige um descarte cuidadoso (o óleo de motor convencional é amplamente considerado prejudicial ao meio ambiente se não for manuseado adequadamente).
Prós e contras do óleo sintético
Algumas das vantagens de usar óleo sintético no motor do seu carro incluem:
- Suporta melhor desempenho do motor e tende a apresentar maior estabilidade em condições de condução muito quentes ou muito frias devido ao seu índice de viscosidade mais elevado, o que significa que normalmente flui mais facilmente em temperaturas extremas.
- Permite intervalos de drenagem prolongados (o que significa trocas de óleo menos frequentes) na maioria das condições de operação. (As exceções podem ser se você dirige regularmente fora da estrada, em ambientes com muita poeira ou realiza reboques pesados.)
- Possivelmente oferece uma pegada ambiental mais leve, até porque normalmente requer menos trocas de óleo.
Alguns dos contras incluem:
- Pode custar significativamente mais que o óleo convencional.
- Economia de combustível potencialmente ligeiramente inferior para condução em rodovias.
- Nem sempre é necessário, dependendo do tipo de carro que você dirige e das condições típicas em que você dirige.
Estas são algumas das principais diferenças entre o óleo normal e o sintético, embora determinar o óleo certo para o seu carro dependa de uma série de fatores específicos do seu veículo e de como você o dirige.
Verificando o manual do proprietário
É recomendável verificar no manual do proprietário as recomendações do fabricante sobre o tipo de óleo de motor mais adequado para o seu carro.
Em última análise, o facto de o seu carro utilizar óleo de motor convencional ou sintético pode nem sequer ser tecnicamente uma escolha. Hoje em dia, muitos carros mais novos exigem o uso de óleo sintético em vez de óleo de motor convencional. Em outros casos, o óleo de motor convencional pode ser especificamente recomendado pelo fabricante.
Consultando seu mecânico
Pedir conselhos ao seu mecânico sobre qual óleo de motor usar também pode ser uma boa ideia. Seu mecânico pode recomendar que você mude de um tipo de óleo para outro devido a alguns dos benefícios potenciais listados acima.
Resumindo
Talvez as diferenças mais óbvias entre o óleo sintético e o convencional sejam o custo e o desempenho, assim como o impacto do óleo na longevidade do motor. Embora os carros mais antigos sejam normalmente projetados para óleo convencional, os modelos mais novos tendem a favorecer o sintético por alguns dos motivos que você explorou acima. A melhor maneira de determinar qual óleo de motor é adequado para o seu carro é consultar as recomendações do manual do proprietário, mas o seu mecânico também deverá poder aconselhá-lo.