Ceras naturais e sintéticas – quais as diferenças?
Uma etapa permanente em todo detalhamento de carro é a aplicação de ceras. As ceras são amplamente utilizadas porque são um dos produtos mais fáceis de usar para proteger a pintura e realçar a profundidade da cor da carroceria do carro. As ceras também evitam que a sujeira grude no carro e facilitam muito a lavagem subsequente, mas não são removidas imediatamente da carroceria.
Existem vários tipos de ceras disponíveis no mercado – para vernizes claros e escuros, foscos, perolados e protegidos por folha. No entanto, a divisão mais importante é entre ceras naturais e ceras sintéticas. Como eles diferem?
Cera natural é baseado principalmente em carnaúba natural. A Carnaúba é a cera mais forte encontrada na natureza e é amplamente utilizada na indústria de detalhamento. Existem também cosméticos que contêm cera de abelha. A utilização de ceras naturais à base de carnaúba garante máximo efeito final, ótimo escorregamento do verniz e excepcional profundidade de cor. O sortimento da nossa loja inclui uma ampla gama de ceras naturais dos melhores fabricantes, destinadas a diversos tipos de vernizes, na forma de spray ou pasta de fácil utilização. As ceras naturais, ao contrário das sintéticas, têm um cheiro agradável.
A segunda categoria mais importante de ceras é ceras sintéticas. Nesse caso, o produto contém compostos químicos poliméricos e todos os cuidados com o carro são baseados em ações químicas com a pintura. O que conseguimos com isso? A cera química sintética proporciona um elevado nível de proteção da tinta contra fatores externos nocivos e confere às cores uma profundidade extraordinária. Pode haver algumas diferenças entre ceras sintéticas individuais. A nossa oferta inclui ceras com maiores propriedades hidrofóbicas e aquelas cuja ação se concentra mais no preenchimento de pequenos riscos e no mascaramento de imperfeições da pintura. Os especialistas em detalhamento de automóveis concordam que a aplicação de ceras sintéticas é uma boa ideia no inverno, quando a pintura do carro está particularmente exposta a efeitos nocivos.