O valor de revenda do carro refere-se ao valor que um carro usado provavelmente renderá no mercado aberto em seu estado atual. Infelizmente, os proprietários de automóveis que deixam de pensar no valor de revenda do veículo até a hora de vendê-los, muitas vezes o fazem em seu próprio prejuízo. Prestando atenção ao valor de revenda de um carro desde o início, você pode maximizar seus retornos no longo prazo. Vamos aprender mais sobre o que é necessário para determinar o valor de revenda de um carro.
Fatores que afetam o valor de revenda do carro
Quando você está tentando descobrir “Qual é o valor de revenda do meu carro?”, há vários fatores a serem levados em consideração. Esses incluem:
Marca e modelo
Todos os carros não são iguais e alguns carros têm um valor de revenda inerentemente mais alto devido à sua marca e modelo. Carros de luxo e SUVs, por exemplo, às vezes podem ter valores de revenda melhores que a média. Existem também certas marcas de automóveis que tendem a manter o seu valor em todos os níveis devido à sua reputação de fiabilidade.
Doença
A condição do carro irá, naturalmente, desempenhar um papel no valor de revenda do carro. Carros bem conservados, com manutenção regular e com histórico de veículos limpos provavelmente venderão melhor do que carros encardidos, sujos e com necessidade óbvia de reparos.
Quilometragem e idade
Tanto a quilometragem quanto a idade de um carro afetarão o valor de revenda do veículo, com o valor normalmente diminuindo à medida que qualquer um desses fatores aumenta. Dito isto, a idade de um carro é geralmente considerada menos prejudicial ao seu valor do que a sua quilometragem, e a idade pode até se tornar um ponto de venda se o carro for considerado um clássico.
Modificações
As modificações no carro podem ajudar ou atrapalhar seus esforços para maximizar o valor de revenda do carro. Algumas modificações como conectividade Bluetooth, sistemas de infoentretenimento ou assistência ao estacionamento podem ser muito procuradas e aumentar o valor de revenda. Por outro lado, existem outras modificações, como vidros escuros, kits de carroceria, decalques ou adesivos de para-choque, que têm maior probabilidade de reduzir o valor de revenda. Como regra geral, pode ajudar a evitar modificações altamente específicas ou personalizadas. Estes tendem a ter um apelo mais restrito, o que limita o valor de revenda do veículo.
Cor
Semelhante ao anterior, a cor de um carro também pode influenciar seu valor de revenda. Cores mais comuns como preto, branco ou prata, por exemplo, são normalmente mais fáceis de vender e, portanto, têm um valor de revenda mais alto do que algo como verde neon, o que provavelmente exigiria encontrar um comprador mais específico.
Dicas para maximizar o valor de revenda do carro
Você pode estar começando a perceber como ajuda começar a pensar no valor de revenda do carro desde o início. A marca e o modelo do carro que você escolhe podem ter um grande impacto no que ele alcança na hora de vender, mas há outras coisas que você também pode fazer para aumentar ou manter o valor do carro. Aqui estão algumas dicas a serem consideradas:
Evitar fumar ou comer no carro
Fumar dentro do carro pode fazer com que odores desagradáveis fiquem incorporados ao interior do carro. Isso normalmente reduzirá um pouco o valor de revenda. Você pode tentar corrigir isso antes de vender, mas provavelmente isso custará caro, reduzindo assim o que você ganharia com uma venda.
Comer e beber devem ser evitados por motivos semelhantes, pois alimentos ou bebidas derramados também podem causar manchas e odores.
Manter animais de estimação longe do estofamento
Os animais de estimação acrescentam muita alegria às nossas vidas, mas, infelizmente, não são tão alegres para o estofamento do seu carro. Além do risco de danos potenciais por arranhões ou mordidas, nossos amigos peludos podem ser imprevisíveis de outras maneiras, como acidentes ou adoecimento no carro. Se você planeja trazer seus animais de estimação regularmente, pode ser benéfico investir em algumas soluções que aceitam animais de estimação, como tapetes estofados projetados para uso de animais de estimação.
Ser atencioso com atualizações
Se você se lembra do que foi dito acima, as modificações em seu carro podem ocorrer de qualquer maneira no que diz respeito ao valor de revenda do veículo. Como tal, é útil ser extremamente cuidadoso ao considerar atualizações e modificações em seu carro.
Manter documentação completa
Manter registros completos de serviços e reparos que seu carro recebeu pode ajudar a tranquilizar os compradores em potencial sobre a condição do carro e pode indicar que você teve o mesmo cuidado com o carro em si.
Fazendo todos os reparos necessários
Isto se refere a quaisquer reparos necessários que o veículo precise para estar apresentável para venda, mas também pode se aplicar aos reparos gerais necessários ao longo de sua propriedade. Ficar por dentro dos reparos do carro à medida que eles ocorrem é geralmente uma boa prática que pode ajudar a evitar que pequenos problemas se transformem em grandes problemas.
Limpeza completa do veículo
Na hora de começar a pensar em vender o carro, ajuda fazer uma limpeza completa – por dentro e por fora – para que fique bem apresentado. Você pode se esforçar para fazer isso sozinho ou contratar um serviço profissional para fazer isso por você.
Tirando fotos de alta qualidade
Se você decidir vender o carro sozinho, em vez de trocá-lo, criar um anúncio de carro eficaz é uma arte por si só. Depois de limpar completamente o seu carro, é hora de tirar algumas fotos de alta qualidade do exterior e do interior.
Levar seu carro para um local que possa fornecer um cenário esteticamente agradável pode parecer muito, mas algo tão simples como filmar na garagem recentemente reformada do seu vizinho ao pôr do sol em vez de em um estacionamento sujo à noite pode fazer uma enorme diferença na forma como os compradores perceba seu carro. Não há problema em tentar fotografar o carro sob sua luz mais favorável, mas também pode ajudar ser sincero sobre quaisquer falhas que o comprador notaria pessoalmente.
Resumindo
Como você pode ver, o valor de revenda do carro pode ser mais dinâmico do que parece superficialmente. Embora existam fatores como marca, modelo e marca que podem afetar o valor de revenda do veículo imediatamente, outros fatores, como a forma como você o mantém e usa, podem fazer com que o valor de revenda do carro flutue ao longo de sua propriedade. Finalmente, a forma como você apresenta o carro na hora de vendê-lo também pode influenciar o valor final de revenda do veículo.