Por mais clichê que possa parecer, um carro foi construído para ser dirigido. Se o carro não estiver devidamente preparado, uma parada mais longa poderá prejudicá-lo. Como podemos proteger um carro não utilizado?
Como cuidar do seu carro? – O que pode quebrar em um carro sem uso?
Para que seu carro permaneça totalmente funcional, ele deve ser dirigido regularmente. Graças a isso, seus componentes funcionarão corretamente, os elementos individuais serão lubrificados, a bateria será carregada e as partes móveis não ficarão presas ou emperradas.
Porém, há situações em que não podemos ou não queremos utilizar o veículo por muito tempo. Então, como cuidar do seu carro? O que pode acontecer quando um carro fica sem uso por muito tempo?
Em primeiro lugar, a bateria pode estar completamente descarregada. Mesmo quando não há chave na ignição, alguns dispositivos, por exemplo, rádio ou alarme, ainda consomem eletricidade.
Os elementos de borracha, incluindo pneus, perdem suas propriedades originais com o tempo. Num carro sem uso e que não muda de posição, os pneus podem ficar deformados. Os limpadores podem ficar permanentemente presos ao para-brisa e as tampas de borracha do material rodante podem ficar desgastadas.
Os fluidos operacionais também podem envelhecer. Alguns deles possuem propriedades higroscópicas, ou seja, acumulam água. O óleo do motor, o fluido de freio ou o fluido refrigerante podem ser inadequados para uso.
Em um carro sem uso, pode aparecer água no tanque de combustível. Se o tanque estiver corroído, a ferrugem poderá entrar no sistema de combustível quando o motor for ligado, o que poderá danificar o motor.
Se o automóvel não for protegido e mantido em condições adequadas, a sua carroçaria pode começar a corroer. Além disso, a tinta também pode começar a mudar de cor ou desbotar. Por sua vez, pode aparecer umidade no interior, o que pode levar ao desenvolvimento de mofo e fungos.
Como preparar seu carro para uma parada mais longa?
O que você deve fazer para preparar seu carro para uma parada? Podemos começar substituindo os fluidos operacionais, incluindo o óleo do motor. Vamos também abastecer o carro. Desta forma minimizaremos o risco de acumulação de vapor d’água no tanque.
Vamos encher os pneus um pouco acima do valor recomendado. Mais pressão fará com que a superfície de contato pneus com a superfície será menor, o que atrasará o processo de deformação.
Desconecte os terminais da bateria e, se possível, vire os limpadores de cabeça para baixo. Não acionamos o freio de mão para evitar que ele emperre. Deixamos o carro engatado.
Se não podemos manter nosso carro na garagem, compre um capa de carro. Protegerá o corpo contra precipitação, luz solar e excrementos de pássaros.
Também limpamos o interior para evitar a umidade e o crescimento de microorganismos. O carro antes de uma longa parada, exatamente nós lavamos e secamos para minimizar o risco de corrosão.
Também vale a pena pensar sobre isso protegendo o carro contra roubo.
Como preparar seu carro após uma longa parada?
Após um longo período sem dirigir, a bateria do carro pode descarregar. É melhor conectá-lo a um retificador para recuperar a funcionalidade total
Também vale a pena trocar o óleo do motor do carro e verificar o sistema de freios. É uma boa ideia inspecionar e substituir a suspensão e o sistema de escapamento fluidos operacionais.
Também verificamos ar condicionado e ventilação. Assim como antes da parada, também limpamos o interior e a carroceria do carro depois dela.
Cosmética automotiva – como cuidar do seu carro?
Com quais cosméticos vale a pena se equipar antes de mandar o carro para um descanso mais longo? Podemos começar com preparações protetoras.
Graças aos cosméticos, podemos prolongar a vida útil dos elementos de borracha. Vamos precisar disso para isso silicone para vedações de carro.
Agente de limpeza de ar condicionado nos ajudará a eliminar bactérias e fungos que podem se desenvolver enquanto o carro estiver estacionado. Por sua vez, o tipo intermediário anti-casal impedirá a formação de umidade na cabine.
Cosméticos automotivos que ajudarão você a limpar seu carro
Será necessário limpar seu carro antes e depois de uma longa parada. Podemos começar cuidando do interior.
Deveríamos nos livrar da poeira restante. Eles serão úteis para isso cosméticos para painel e plásticos incluindo leites, aerossóis e sprays, ou lenços umedecidos. Esses tipos de agentes possuem propriedades antiestáticas e também ajudam a proteger os elementos da cabine contra os efeitos da radiação UV.
Vamos limpar mais do que apenas a placa ou os painéis das portas. Vamos cuidar também dos assentos. Uso de preparações para estofados e couro manterá a cabine fresca e os assentos devidamente preservados.
Lavamos bem o corpo e os aros. Podemos usar removedores de alcatrão e resina, bem como removedores de insetos. Além disso, podemos usar argila para remover a sujeira do fundo da tinta.
Uma vez limpa a carroceria, devemos protegê-la adequadamente. Usamos cera para esse fim. Podemos escolher entre preparações para aplicação em molhado ou seco.
Aplicar cera úmida, por exemplo na forma de spray, é muito fácil. A cera para aplicação a seco requer mais paciência e tempo livre. Porém, dá um efeito melhor e permite uma melhor proteção da pintura, principalmente em carros mais antigos. Também escrevemos sobre como limpar adequadamente um carro no texto: Como lavar seu carro?.
A condição de um carro não utilizado pode deteriorar-se cada vez mais com o tempo. É por isso que é tão importante proteger adequadamente o carro antes de parar e ligá-lo corretamente.
Também é uma boa ideia ligar o veículo de vez em quando ou fazer viagens curtas, mesmo que de alguns minutos. Graças a isso, os componentes serão lubrificados, os elementos de borracha serão afrouxados e o ar condicionado e a ventilação funcionarão melhor quando voltarmos ao uso regular do carro.