Se você tem um carro que quer vender, há várias opções disponíveis dependendo da sua prioridade. Você quer uma venda rápida ou tem mais tempo para procurar o melhor lugar para vender? Vender para uma concessionária pode economizar algum tempo e aborrecimento, mas um comprador individual pode render a você um preço de compra mais alto.
Graças à internet, vender um veículo está mais fácil do que nunca. Não importa se você está tentando vender uma minivan de modelo recente ou um esportivo híbrido, há medidas que você pode tomar para diminuir o estresse e facilitar o processo. Aprenda como vender um carro e obter o máximo de dinheiro com seu modelo usado.
Qual é a melhor maneira de vender um carro?
Ao decidir a melhor maneira de vender um carro, ajuda considerar seu objetivo. Se você estiver pronto para se esforçar um pouco, vender seu carro em particular pode colocar mais dinheiro no seu bolso. Ou talvez você queira tirar aquele carro velho da sua garagem o mais rápido possível e não se importe em ganhar um centavo. Você está disposto a trocar preço por conveniência?
Existem três maneiras de vender seu veículo:
- Troque seu carro: Se você quer um upgrade, a troca é uma maneira de se livrar do seu carro velho. Tenha em mente que os valores de troca podem render menos do que uma venda privada para um indivíduo.
- Vender para um varejista:Você pode levar seu veículo a um revendedor ou vendê-lo para uma empresa on-line, mas essas empresas podem ter ofertas semelhantes ao valor de troca que você receberia em uma concessionária.
- Vender para uma parte privada: Vender um carro de forma particular pode levar mais tempo e esforço da sua parte, mas pode lhe render mais dinheiro.
Dicas importantes para vender um carro de forma privada
Vender um carro de forma privada pode dar mais trabalho do que vender para uma concessionária, mas a diferença de preço pode fazer tudo valer a pena. Um pouco de paciência e um pouco de esforço extra podem valer muito a pena se você seguir algumas diretrizes simples.
1. Conheça seu veículo
Os compradores em potencial querem saber sobre o veículo que estão considerando comprar. Um pouco de preparação da sua parte pode ajudar muito a tranquilizá-los. Obviamente, você já deve saber a marca, o modelo, a quilometragem e a condição. Mas tome nota de outros detalhes, como:
- Reparos anteriores
- Registros de serviço
- Tipo de quilometragem (rodovia, cidade)
- Histórico de propriedade
Além disso, esteja preparado para dizer aos potenciais compradores por que você está vendendo o veículo. É melhor ter respostas para quaisquer perguntas prováveis do que ser pego de surpresa e arruinar uma venda.
2. A segurança é essencial quando se encontra pessoalmente
Tenha a segurança em mente ao organizar um test drive para qualquer comprador em potencial. Encontre-se no estacionamento de uma loja ou em um restaurante local e leve alguém com você, se possível. Quando eles fizerem o test drive do veículo, vá com eles para que você possa responder a quaisquer perguntas que eles possam ter, mas controle a tentação de fazer a venda agressiva. Em vez disso, permita que eles explorem o carro sem nenhuma pressão.
Melhor maneira de vender um carro rapidamente
Você pode colocar uma placa na janela e estacionar seu carro onde há muito trânsito ou confiar no boca a boca, mas quando estiver procurando o melhor preço e a venda mais rápida, bata os calcanhares três vezes e repita: “não há lugar como a internet”. Os sites de mídia social oferecem mercados onde você pode vender seu carro, ou você pode optar por um das dezenas de sites voltados para vendas de automóveis.
Prepare a papelada
Os requisitos para vender um carro diferem de estado para estado, então verifique o departamento estadual de veículos motorizados para verificar as diretrizes. Para a maioria das transferências de automóveis, prepare os seguintes itens:
- O título do veículo: O título original vai para o comprador, mas faça uma cópia para seus registros. Se você não encontrar seu título, verifique com quaisquer detentores de penhor anteriores.
- Registros de manutenção: Reunir todos os registros de manutenção do carro disponíveis pode ajudar a criar confiança com os compradores e servir como um argumento de venda.
- Relatório de histórico do veículo: Os relatórios de histórico de veículos on-line oferecem um histórico completo do veículo, incluindo acidentes, manutenção e proprietários anteriores.
- Nota fiscal de venda: Inclua o número de identificação do veículo (VIN), data, preço e assinaturas. Mesmo que seu estado não exija uma nota fiscal, é uma boa ideia ter uma se surgirem problemas após a venda.
Defina um preço justo
Determinar o melhor preço a ser pedido pelo seu veículo pode ser um ato de equilíbrio; é útil determinar a menor oferta que você está disposto a aceitar. Você pode estar inclinado a pedir mais do que o preço atual, mas tenha em mente que fazer isso pode significar que levará mais tempo para vender.
Prepare e comercialize seu veículo
Quem não gosta de um carro impecável, com boa aparência e cheiro de novo? Siga o exemplo de revendedores de carros usados e deixe o carro o mais bonito possível. Renove o interior e o exterior ou deixe-o detalhado profissionalmente. Em seguida, crie um anúncio de vendas honesto e específico e inclua fotos nítidas com boa iluminação.
Como fechar o negócio
Se você pedir um preço razoável e for honesto nas descrições, as negociações podem ser simples. Deixe o comprador dar o primeiro passo. Se ele perguntar qual é o seu melhor preço, você pode dizer que acha que seu preço pedido é justo, mas convidá-lo a fazer uma oferta. Depois disso, é uma questão de concordar com um preço, garantir o pagamento e preencher qualquer papelada.