A popularidade dos veículos elétricos (VE) tem crescido na última década e existem agora mais de 10 milhões de VE nas estradas do mundo. Além disso, 18 dos 20 maiores fabricantes de automóveis comprometeram-se a aumentar as opções e as vendas de veículos elétricos. À medida que a variedade de VE cresce para incluir uma gama mais ampla de faixas de preços e autonomias médias de condução mais longas, cada vez mais condutores estão a considerar a mudança para veículos elétricos – levantando novas e diferentes questões aos compradores de automóveis. Então, se você está pensando “devo comprar um carro elétrico?”, aqui estão alguns fatores a serem considerados antes de fazer uma compra.
Então, afinal, o que é um carro “elétrico”?
Existem três tipos de tecnologias automotivas que usam a palavra “elétrico” – elétrico híbrido, elétrico híbrido plug-in e totalmente elétrico. Esses veículos oferecem uma gama de opções que os consumidores devem considerar:
- Veículos elétricos híbridos, ou “híbridos”, funcionar com um motor movido a gasolina e um motor movido a bateria. A bateria é recarregada com a energia produzida quando você pisa no freio.
- Veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs), como os híbridos, têm um motor movido a gasolina e um motor movido a bateria. Mas, ao contrário dos híbridos, os PHEVs são carregados conectando-os a uma tomada elétrica. Os PHEVs podem funcionar apenas com bateria, apenas com gás ou em “modo misto”, proporcionando aos consumidores uma espécie de opção EV transitória.
- Veículos totalmente elétricos (EVs) funciona inteiramente com motor elétrico, com bateria carregada conectando o carro à tomada elétrica. Os VEs são os únicos carros elétricos que não produzem quaisquer emissões de escape.
Devo comprar um carro elétrico?
Depois das casas, os carros são a maior compra que a maioria das pessoas faz durante a vida. É por isso que os motoristas pensam cuidadosamente sobre como gastar seu dinheiro. Muitos consumidores estão menos familiarizados com EVs e PHEVs, por isso examinaremos alguns dos fatores a serem considerados antes de você decidir comprar um carro elétrico.
- Créditos fiscais: O custo médio de um veículo elétrico é cerca de US$ 9.000 a mais que o custo médio de um carro tradicional (descontando os modelos de luxo). Os incentivos governamentais ajudam a colmatar essa lacuna através de abatimentos, descontos e outras vantagens. Mais importante ainda, isso inclui um desconto federal de US$ 7.500 sobre o custo de um EV completo, com PHEVs elegíveis para uma parte desse desconto. É importante notar que alguns modelos populares já não se qualificam para este desconto específico e os condutores que alugam o seu VE podem não beneficiar. Saiba mais em nossa página EV dedicada e nesta ferramenta de pesquisa de incentivos.
- Carregando: O carregamento é uma das características mais exclusivas dos EVs e PHEVs em comparação com qualquer outro tipo de veículo. Em vez de abastecer com gasolina, você carrega eletricidade – seja em casa, no trabalho ou na estrada – conectando o carro a uma tomada com um cabo especial. Uma cobrança noturna em casa funciona bem para a maioria dos deslocamentos diários e necessidades de direção. O carregamento mais rápido de “corrente contínua” está disponível em postos de carregamento públicos – semelhantes aos postos de gasolina – em todos os 50 estados, embora não sejam distribuídos uniformemente. Existem cerca de 46.000 estações de carregamento públicas nos Estados Unidos, incluindo algumas nas filiais do Chase, e você pode encontrar carregadores ao longo de sua rota usando esta ferramenta de mapeamento.
- Manutenção: Como manter seu carro elétrico é uma consideração importante. Todos os carros necessitam de manutenção, mas os VE e os PHEV têm necessidades diferentes – e muitas vezes em menor número. Os veículos totalmente elétricos não requerem trocas de óleo, velas de ignição ou correias dentadas, e os motores elétricos não requerem manutenção de rotina. No entanto, os VEs muitas vezes apresentam uma taxa mais rápida de degradação dos pneus. É importante ressaltar que os PHEVs exigem ambos atenção de manutenção movida a gás e elétrica.
- Poluição: Todos os três tipos de veículos elétricos ajudam a reduzir a sua pegada total de carbono, e os EVs completos têm zero emissões de escape.
Os carros elétricos custam menos?
Existem dois tipos de custos a considerar para todos os veículos – custos iniciais e custos contínuos – mas as especificidades diferem para os VE.
- Custo inicial – etiqueta de preço EV: Assim como os carros tradicionais, os EVs e PHEVs vêm em uma ampla gama de preços – de US$ 30.000 a US$ 100.000 e mais para modelos de luxo. Excluindo os modelos de luxo, o custo médio de um veículo totalmente elétrico ou híbrido elétrico é de cerca de US$ 56.000. Isto compara-se com os 47.000 dólares do preço médio de um carro novo comprado nos EUA em 2021. Espera-se que esta lacuna diminua nos próximos anos, à medida que mais empresas automóveis apresentam opções mais acessíveis para satisfazer a procura dos consumidores.
- Custo inicial – descontos e incentivos: Descontos antecipados dos governos federal e estadual, descontos em eletricidade das concessionárias e vantagens de estacionamento em estabelecimentos de varejo são apenas alguns dos incentivos oferecidos aos motoristas de veículos elétricos. Saiba mais em nossa página dedicada de custos de EV.
- Custo inicial – Equipamento de carregamento doméstico de EV: A maneira mais conveniente de carregar um EV ou PHEV é ter acesso a uma tomada elétrica perto de sua vaga de estacionamento normal. As tomadas de parede padrão funcionarão, mas o tempo de carregamento normalmente é muito lento para ser prático. É por isso que a maioria dos motoristas de veículos elétricos trabalha com um eletricista para instalar uma tomada de 240 volts – o mesmo tipo que as secadoras de roupas usam. Saiba mais sobre carregamento em nossa página dedicada de carregamento de veículos elétricos.
- Custo Contínuo – Manutenção EV: Todos os carros necessitam de manutenção, mas os EVs e os PHEVs têm necessidades diferentes. As três coisas mais importantes a saber são: (1) os VE têm menos componentes mecânicos e, portanto, requerem muito menos manutenção do que os carros tradicionais, (2) as baterias dos VE tendem a ser cobertas por garantias de 8 a 10 anos, durando mais do que a maioria das pessoas. possuir seus carros; e (3) os pneus EV degradam-se mais rapidamente do que nos carros tradicionais devido ao peso da bateria. Considerando tudo isso, estima-se que os EVs economizam aos proprietários cerca de US$ 4.600 em manutenção ao longo da vida útil do veículo, em comparação com um carro movido a gasolina.
- Custo Contínuo – Eletricidade (no lugar do gás!): Os veículos tradicionais requerem gás. EVs requerem eletricidade. PHEVs exigem ambos. Os condutores de EV e PHEV pagam os seus carregamentos através da sua conta mensal de eletricidade ou em estações de carregamento públicas. Algumas concessionárias oferecem preços preferenciais para motoristas de veículos elétricos que cobram à noite, quando há menos estresse na rede elétrica, e algumas estações de carregamento públicas oferecem taxas de adesão. É importante pesquisar quais custos e incentivos estão disponíveis no seu mercado local. Saiba mais sobre carregamento em nossa página dedicada de carregamento de veículos elétricos.
Então, devo comprar um carro elétrico?
Com tantos grandes fabricantes construindo EVs, há mais opções para você do que nunca. Mas essa não é a única consideração. Custos iniciais e contínuos, considerações de manutenção, logística de carregamento e sustentabilidade ambiental são fatores-chave a serem considerados ao decidir se você deve comprar um carro elétrico. A vantagem é que não existe resposta errada – existe apenas o que é certo para você.