Todo veículo precisará de manutenção regular – isto é, se você quiser que ele funcione da melhor forma e dure o máximo possível. E é por isso que você vai querer seguir um cronograma de manutenção do carro. Portanto, aqui temos algumas diretrizes gerais que você pode seguir e que são comuns aos carros movidos a gasolina. Você também deve consultar o manual de manutenção do seu carro para obter as especificações de manutenção de sua marca e modelo.
Cronograma básico de manutenção do carro por quilometragem ou tempo
Muitos cronogramas de manutenção de automóveis seguem a regra 30-60-90 – há certas peças de automóveis que você inspeciona ou substitui a cada 30.000 milhas. Se você estiver dirigindo um carro com menor quilometragem, é fundamental considerar alguns itens que devem ser verificados com mais frequência, a partir de 3.000 milhas.
- 3.000 milhas: Ao atingir 3.000 milhas, verifique os níveis de fluido e a pressão dos pneus. Também pode ser hora de completar o fluido do limpador de pára-brisa.
- 5.000 a 6.000 milhas: Além de verificar a pressão e os fluidos dos pneus, inspecione as luzes internas e externas: luzes de freio, faróis, piscas e gire ou reequilibre os pneus.
- 15.000 milhas: Se você normalmente dirige em condições normais, além de verificar a pressão e os fluidos dos pneus, inspecione as pastilhas de freio e substitua o filtro de ar. Se você estiver dirigindo em condições mais adversas, verifique e substitua-os um pouco mais cedo.
- 30.000 milhas: Alcançar 30.000 é um grande marco que exigirá um check-up maior. Verifique a vida útil restante dos pneus, lave e substitua o fluido de direção, lave o sistema de refrigeração e inspecione todos os componentes da suspensão. Você também vai querer verificar o líquido refrigerante do radiador e o ar condicionado.
- 60.000 milhas: Tudo o que normalmente é feito na marca de 30.000 milhas é examinado novamente, mas desta vez, serviços adicionais podem ser necessários, como a substituição da correia dentada e dos freios.
- 90.000 milhas: Semelhante ao serviço de 30.000 e 60.000 milhas, o serviço de 90.000 milhas inclui a verificação dos pneus, a substituição de todos os fluidos necessários e a verificação ou substituição dos freios. Velas de ignição, mangueiras de refrigeração e outros sistemas são normalmente inspecionados e substituídos conforme necessário.
Existem também algumas atualizações de manutenção que devem ser feitas sazonalmente. Antes dos meses de inverno, você pode querer verificar seus pneus e trocar os limpadores de para-brisa por outros mais adequados para a neve. Você também vai querer ter certeza de que seus sistemas de descongelamento estão funcionando corretamente.
Para aquelas longas viagens de verão, você pode querer parar no mecânico local para uma troca de óleo ou para garantir que o carro esteja pronto para longas viagens no calor. E não se esqueça de trocar os filtros, inclusive o filtro do ar para cabine, para que o ar condicionado funcione corretamente!
Como seus hábitos de direção afetam a manutenção do carro
Dependendo dos seus hábitos de condução e das condições de condução na sua área, poderá necessitar de um horário ajustado para ajudar a manter o seu carro nas melhores condições. O Manual do Proprietário pode ter programações separadas para condições de condução “normais” e “severas”.
Ambas as programações devem fornecer um índice de itens de manutenção do carro listados por quilometragem.
No cronograma normal, você pode encontrar uma troca de óleo recomendada a cinco mil milhas, enquanto o cronograma severo recomenda três mil milhas. A seguir estão alguns critérios que podem colocá-lo no campo “severo”. Você….
- Frequentemente reboca ou carrega materiais pesados? Você viaje com reboque fixado na traseira do carro, equipamento preso no teto ou muita carga no caminhão. Essa prática diminui a eficiência do veículo ao longo do tempo e pode acelerar o desgaste.
- Dirigir distâncias curtas regularmente? Se você faz viagens regulares abaixo de oito quilômetros, isso pode afetar seu veículo. Viagens curtas evitam que o óleo do motor aqueça e lubrifique adequadamente o motor – você já ouviu falar do termo “uma máquina bem lubrificada?” Se o carro não aquecer adequadamente, o motor não funcionará tão bem nem se limpará de contaminantes.
- Parar e ir no trânsito intenso? Se você dirige com frequência em trânsito pára-e-arranca, isso naturalmente faz com que os freios trabalhem mais. Também pode afetar os níveis de fluidos e filtros.
- Enfrentar terrenos acidentados e climas extremos? Dirigir em climas extremos, desde neve até poeira e seca, são considerados climas severos. O sal e a umidade da estrada podem desgastar as peças do carro, enquanto as estradas de terra podem entupir os filtros, por exemplo.
Como decidir quando reparar ou substituir um carro
Mesmo que você mantenha seu veículo perfeitamente, chegará um momento em que você terá que fazer a grande pergunta: Devo consertar ou substituir meu carro? Observe suas circunstâncias pessoais e avalie as opções. Se você ainda não pode comprar um carro novo, mas pode fazer alguns reparos que valem a pena, então consertar pode ser a melhor opção. Se os reparos em seu carro forem caros e não acrescentarem vida ao seu carro, procurar um substituto pode ser sua melhor aposta.
Você pode querer fazer o reparo se:
- O carro está quitado e você não quer outra fatura mensal.
- Você esperava evitar a substituição por mais alguns anos.
- Possui valor sentimental.
- O custo do reparo é razoável em relação ao valor do carro.
Mas se você optar pela substituição, poderá desfrutar de um benefício financeiro:
- Venda seu carro para um indivíduo ou para uma concessionária.
- Venda por peças.
- Doe para uma dedução fiscal.
A estrada à frente
Manter um cronograma regular de manutenção do carro traz muitos benefícios. Para começar, seu carro deve funcionar melhor e durar mais. Você pode usar o texto acima como um guia geral e consultar o manual do seu carro para as necessidades específicas de sua marca e modelo. Então, quando você souber que seu carro está com a manutenção adequada, você realmente poderá sentar e aproveitar o passeio.