Quando falamos de off-road, imaginamos carros grandes e potentes com rodas enormes que facilmente atravessam a lama e escalam rochas como cabras montesas. E então aparece o Dacia Duster – um SUV um tanto discreto que mais se parece com nosso vizinho desajeitado do que com um aventureiro selvagem. Mas estará o Duster realmente fadado ao fracasso ao sair do asfalto? É hora de lidar com os mitos (com uma pitada de sal!) e ver como é realmente!
Mito 1: “O Dacia Duster é apenas um SUV urbano – não tem chance off-road.”
Fato: Bem, talvez o Duster não se pareça com o Rambo do mundo automobilístico, mas não se engane! Com tração nas quatro rodas, 210 mm de distância ao solo (mais do que muitos SUVs mais caros!) e um ângulo de aproximação sólido, este carro pode fazer mais off-road do que você imagina. E graças à sua construção leve, o Duster tende a “flutuar” na lama em vez de afundar nela!
Mas isso não é tudo. O Duster tem outra vantagem, muitas vezes subestimada – é tão compacto que pode caber em lugares onde veículos todo-o-terreno maiores só podem sonhar. Caminhos estreitos na floresta, estradas sinuosas nas montanhas e calçadas estreitas são o seu pão de cada dia. E quando carros maiores precisam dar ré ou procurar um desvio, Duster (ou melhor, o motorista) segue em frente com um sorriso, como um ninja entre veículos off-road.
E não vamos esquecer que Duster é um pouco camaleônico – pode parecer modesto e discreto, mas em campo de repente mostra sua verdadeira face. É como se o seu vizinho simpático, mas meio idiota, fosse campeão de MMA. À primeira vista, nada indica suas capacidades, mas quando necessário, ele pode limpar as coisas. Então, se você acha que o Duster é apenas um SUV urbano, prepare-se para uma agradável surpresa, pois esse carro “discreto” realmente impressiona!
Mito 2: “O motor do Duster é fraco demais para uso off-road sério.”
Fato: Ok, o motor Duster pode não soar como um V8, mas este diesel 1,5 dCi é um burro de carga – não faz barulho, mas faz o trabalho. Com um torque sólido, o Duster irá puxá-lo calmamente até o topo de uma colina e depois descê-lo graciosamente. Lembre-se, off-road não se trata de ir rápido, mas de chegar bem. Duster sabe disso.
E o 1.6 a gasolina? Bem, vamos admitir que comparado ao motor diesel, este motor é meio mula – não é particularmente dinâmico, mas a quantidade (de torque) nem sempre é importante. É tudo uma questão de ter o impulso certo. Com impulso suficiente, o 1.6 também dá conta do recado. Você pode não quebrar recordes no percurso, mas superará facilmente a maioria dos obstáculos que o terreno lhe apresentar. O segredo é a sensação certa e um pouco de paciência – e o Duster com esse motor vai mostrar que os obstáculos não são tão assustadores! E a economia de gás…
Mito 3: “O Duster não é durável o suficiente para condições extremas.”
Fato: O Dacia Duster pode parecer um pouco gentil, mas é tudo menos gentil. A suspensão é sólida o suficiente para sobreviver às estradas polacas e toda a estrutura foi concebida para resistir a muitas situações. De qualquer forma, estivemos lá duas vezes não foi fácil – buracos, cruzes, água até às maçanetas. E então saímos do asfalto! E para piorar a situação, todos voltaram por conta própria.
Mito 4: “O Duster não dispensa modificações caras.”
Fato: Alguém disse que você precisa de uma fortuna para fazer modificações off-road? Bem, essa pessoa provavelmente não conhece Duster. Claro, você pode enfeitar seu carro, mas não precisa gastar todo o seu salário nele. Existem muitos acessórios baratos no mercado, como molas de elevação que adicionam alguns centímetros de distância ao solo ou placas antiderrapantes que significam que você não precisa se preocupar com o que está escondido sob a lama. Com o Duster você pode estar pronto para o off-road sem precisar fazer um empréstimo.
Mas se você entrar na área sem modificações, também não irá à falência. Mesmo que algo quebre, a parte mais cara do custo do conserto do seu Duster será um guincho.
Mito 5: “O Duster não é confortável o suficiente para longas viagens off-road.”
Fato: Conforto é uma questão subjetiva, mas sejamos honestos – o Duster não é uma cadeira de massagem, mas sim um veículo bastante confortável que não tornará sua viagem uma tortura. Os assentos são tão macios que sua coluna não implorará por misericórdia. Pelo menos depois dos primeiros 50 quilômetros. A suspensão, embora não seja de primeira qualidade, lida com solavancos bem o suficiente para que você não sinta que está em um rodeio.
Claro, se você está planejando uma viagem que lembra uma caminhada pelos cantos mais selvagens do mundo, lembre-se: cada decisão tem seu preço. Ou você está procurando uma caminhada que aguente qualquer aventura extrema ou está em busca de conforto que faça com que cada viagem pareça um refúgio relaxante de fim de semana. O Duster, com seu nível de conforto acessível, lida bem com as condições do dia a dia, mas não é um carro que se transforme em um luxuoso spa sobre rodas.
Mito 6: “O Duster não possui eletrônicos apropriados para direção off-road.”
Fato: Sim, o Dacia Duster tem um design simples – e esta é a sua maior vantagem! Menos eletrônicos significa menos problemas. Talvez não mostre a profundidade da poça em que você entrou, como o novo Defender, mas não tira o prazer de verificar a profundidade de cada travessia com um botão analógico comum.
A falta de sistemas avançados pode fazer o Duster parecer “nu” à primeira vista, mas isso o torna menos suscetível aos caprichos da tecnologia. E os sistemas básicos que possui – como controle de tração e assistência em descidas – são suficientes para mantê-lo no caminho certo. Simples e eficaz – do jeito que gostamos!
Mito 7: “O Duster não é seguro em condições off-road difíceis.”
Fato: Claro, a segurança é importante, especialmente quando você sai do asfalto para trilhas mais desafiadoras. O Dacia Duster, apesar da sua simplicidade, possui vários sistemas de segurança úteis a bordo – como ABS, ESP e vários airbags. Mas a verdadeira proteção no off-road é o bom senso e a capacidade de avaliar a situação. E com o Duster como companheiro, você pode se sentir confiante na maioria das situações. A menos que você tenha um motor 1.6 e nunca saiba quando ficará sem potência ou espaço suficiente para acelerar.
Mito 8: “O Duster não lida com lama e neve.”
Fato: Neve e lama? Sem problemas! O Duster, equipado com pneus apropriados e tração 4×4, vai lidar com isso com um sorriso no rosto – se os carros tivessem rostos, é claro. Os sistemas de controle de tração e assistência à descida mantêm você confiante, mesmo quando a estrada se transforma em um rio lamacento. Você pode usar facilmente o Duster durante todo o ano – no inverno, no verão, na chuva e no sol. Além do mais, como nenhum outro carro, possui aquecimento extremamente eficiente no verão e resfriamento no inverno!
A transmissão automática do Duster funciona como um ajudante inteligente que, quando necessário, transmite potência a todas as rodas sem a sua intervenção. Adapta-se a superfícies escorregadias, rochosas ou lamacentas, e você não precisa se perguntar se terá problemas de tração. Afinal, se o drive decidir quando e como entregar potência, você poderá se concentrar em superar obstáculos em vez de analisá-los (a menos que tenha um motor 1.6).
Mito 9: “O Duster não é adequado para travessias de água.”
Fato: O Duster pode não ser um veículo anfíbio, mas é muito bom para vadear (especialmente quando não há muita água). Graças ao seu design, pode navegar em águas até uma profundidade de 350 mm, o que deve ser suficiente para a maioria dos pequenos rios e poças que encontrará no seu caminho. Claro, não vamos encorajá-lo a navegar no Duster através do Oder, mas para riachos locais típicos, é o suficiente.
Com algumas modificações, o Duster pode até entrar em águas mais profundas e, se você tiver sorte, ele sairá sozinho!
Mito 10: “O Duster tem muito pouco espaço para equipamentos off-road.”
Fato: O Duster não é uma van enorme, mas tem bastante espaço para um SUV compacto. Com um porta-malas com capacidade de 445 a 1.478 litros (dependendo da configuração dos bancos), você pode acomodar a maior parte do seu equipamento off-road – desde barracas, passando por bicicletas, até um estepe ou até mesmo um arranjo completo para dormir no carro .
E se isso não bastasse, você sempre pode adicionar um rack ou uma cesta de teto que permitirá transportar “gadgets” adicionais – como um caiaque, pranchas de snowboard, um pára-choque quebrado ou algumas caixas misteriosas que, embora geralmente vazias, se parecem com você. você está transformando seu carro em uma expedição. O Duster mostra que mesmo com dimensões menores dá para embalar muito bem para uma aventura
Mito 11: “O Duster nem parece um off-road.”
Fato: Ok, talvez o Duster pareça um tijolo talhado, mas tem seu charme. A sua simplicidade e solidez fazem dele um veículo que não só fica bem na cidade, mas também funciona muito bem fora de estrada. Uma roda maior, um guincho, uma cesta, um snorkel? Talvez o Duster não pareça melhor por causa disso, mas não dirige melhor por causa disso.
Como mostram os membros do nosso grupo, o Duster pode ser personalizado de um milhão de maneiras e adicionar um toque extra a ele. Tanto visual quanto funcionalmente. Um exemplo disso são os carros inscritos na nossa competição”
Dacia Duster – fatos e mitos sobre off-road
O Dacia Duster será capaz de enfrentar o off-road? Claro! Pode não ser o SUV mais chamativo do mercado, mas é um carro que combina simplicidade, confiabilidade e muitas capacidades off-road. Duster mostra que às vezes menos é mais – menos eletrônicos, modificações menos caras, mais prazer de dirigir e menos estresse com quebras. Se você sonha em sair das estradas asfaltadas e entrar em uma verdadeira aventura, o Duster certamente estará pronto para isso. Arrume seu equipamento e pegue a estrada – o mundo está esperando!