Um motor diesel descontrolado é um pesadelo para todo motorista que já passou por tal avaria. A gravidade da situação é certamente evidenciada pelo fato de muitas dessas pessoas afirmarem firmemente que nunca mais comprarão um carro com esse motor. Isso não significa que a falha mencionada acima ocorra com frequência.
A maioria dos carros a diesel nunca experimentará isso. Porém, quando isso acontece, a situação se torna realmente perigosa e assustadora. Simplificando, esta falha do motor ocorre quando o óleo do motor entra em ignição espontaneamente, na maioria das vezes devido a um turbocompressor defeituoso, que entra na câmara de combustão. Vale a pena saber como reagir nesse momento – pois tirar as chaves da ignição não resolve o problema. No texto abaixo explicamos o que exatamente deve ser feito e como evitar que o motor funcione.
Neste artigo você aprenderá, entre outros:
Diesel em fuga: como falha?
Está aumentando falha do motorque se aplica principalmente a automóveis a diesel. Para entender de onde vem o problema, você precisa conhecer o princípio em que se baseia o funcionamento desse carro. Ele é construído de forma semelhante a um motor a gasolina – mas a forma como funciona é um pouco diferente.
Num motor a gasolina, a mistura ar-combustível é inflamada por uma faísca. No modelo diesel, a compressão do ar é suficiente. Por que? Nos veículos a gasolina, a taxa de compressão típica é de 9:1, e nos carros a diesel
O que isto significa? Bem, isso pode inflamar não só o óleo diesel, mas também o óleo usado para lubrificar o motor. Ele entra nos cilindros através do sistema de admissão – geralmente a causa é um compressor com defeito. Embora às vezes uma falha espetacular também seja causada pelo excesso de óleo que passa pelo vazamento de óleo em um motor desgastado.
Como um turboalimentador pode causar danos como um diesel descontrolado?
- Em primeiro lugar, a causa pode ser uma falha no turbocompressor. O óleo usado para lubrificar os componentes do motor entra no sistema de admissão e daí para a câmara de combustão. Portanto, você nunca deve ignorar até mesmo os menores sintomas de danos ao turbocompressor! Se você suspeitar que isso aconteceu, pare o mais rápido possível e não dê partida no motor até que ele seja examinado por um mecânico.
- A aceleração do motor pode ocorrer quando o turboalimentador está funcionando corretamente – mas ele está expulsando o óleo acumulado no sistema do resfriador do ar de admissão. O problema geralmente é o excesso dessa substância no radiador ou em suas tubulações.
- Um motor diesel descontrolado às vezes também ocorre após a instalação de um novo turboalimentador. Às vezes, quando você conserta. Lembre-se de que após todos esses procedimentos (antes de remontar o turboalimentador), todos os refrigeradores e tubulações do ar de admissão devem ser completamente drenados e limpos! Caso contrário, o óleo acumulado no sistema será forçado para dentro do motor – o que poderá fazer com que o motor funcione em excesso.
Como é esse fracasso? Bem, uma coisa é certa: é impossível não notá-la. O motor começa a aumentar a velocidade incontrolavelmente. O motorista quer colocar o carro em ponto morto. Então as rotações aumentam rapidamente, surge um barulho enorme e nuvens de fumaça começam a sair de baixo do capô e do escapamento do veículo. O que é pior – o problema geralmente aparece de repente, sem qualquer aviso ou sintoma.
Diesel descontrolado – o que fazer?
Você provavelmente já adivinhou que mesmo um motorista experiente pode se surpreender com um motor diesel descontrolado. Como impedir uma falha? Em tal situação, seu primeiro instinto é tirar o pé do acelerador e tirar a chave interruptores de ignição – infelizmente, tal procedimento não traz o efeito esperado. O processo de aceleração é, de certa forma, autopropulsado: quanto mais óleo houver na transmissão, maior será a rotação do motor. Isso também aumenta a pressão no sistema de lubrificação – o que contribui para que mais óleo chegue onde não deveria.
Portanto, a temperatura do motor aumenta a cada momento e ao mesmo tempo a lubrificação se deteriora. A consequência inevitável disso é o travamento do motor e até mesmo o rompimento de seus componentes. O calor que acompanha todo o processo pode provocar o aparecimento de um incêndio no compartimento do motor, o que pode resultar em incêndio.
Então, o que você deve fazer se for surpreendido por um diesel descontrolado? Como parar a trágica sequência de acontecimentos? Existem várias maneiras. Para evitar danos totais ao motor, você deve tentar suprimir todo o processo. Para fazer isso, você deve:
- mude para a marcha mais alta possível;
- solte a embreagem enquanto mantém o freio pressionado.
Obviamente, esse método só funcionará se você tiver um carro com transmissão manual. Você também deve levar em consideração a possibilidade de danos – a embreagem e o volante bimassa podem não sobreviver a tal manobra. Porém, muitas vezes não adianta se arrepender desses elementos, pois se você não conseguir controlar a rotação do motor, os danos podem ser muito maiores.
O método descrito acima não funcionou e o motor diesel ainda funciona? O que fazer? Em teoria, o problema poderia ser resolvido obstruindo o fornecimento de ar ao motor… mas este método raramente funciona na prática e apenas no caso de modelos diesel mais antigos. Estruturas mais novas e mais extensas tornam esta tarefa bastante impossível. O alto vácuo faz com que o motor sugue ar, não importa o que você faça.
Se você pensar em bloquear a entrada com um objeto que tenha em mãos, saiba que provavelmente ele será simplesmente puxado para dentro. Além disso, tal comportamento é perigoso: um motor funcionando incorretamente pode simplesmente explodir a qualquer momento! Além disso, você pode sofrer queimaduras graves com óleo quente ou elementos estruturais aquecidos. Porém, às vezes acontece que a falha pode ser interrompida desta forma, embora não seja muito seguro.
Como cuidar de um turboalimentador? Especialista aconselha
Manter o turboalimentador em boas condições é uma das maneiras mais eficazes de evitar o aceleramento do motor. O que exatamente você deve cuidar para reduzir o risco de uma falha grave? Veja o que um especialista da Inter Cars tem a dizer sobre isso.
Uma das causas prosaicas, mas bastante comuns, de danos ao turbocompressor é negligenciar a troca cíclica de óleo. Os motoristas esquecem de verificar regularmente o seu nível e substituí-lo por um novo. Os contaminantes acumulados no óleo levam a um desgaste mais rápido do turboalimentador. Não se deve prolongar os intervalos de substituição, vale até encurtá-los!
Uma causa igualmente comum de danos ao turbocompressor pode ser a partida muito rápida. A bomba leva vários minutos para enviar óleo ao rotor – e a substância é necessária para o bom funcionamento da turbina. Depois de ligar o motor, não coloque imediatamente carga pesada sobre ele. O design também “não vai nos agradecer” por dirigirmos com carga pesada, mas em baixas velocidades: isso prejudica as turbinas de geometria variável.
Você também não deve encerrar sua viagem rapidamente – vale a pena deixar a turbina desacelerar. Após desligar o motor, o rotor pode continuar a girar por várias dezenas de segundos. Um bom hábito é deixar o carro parado por cerca de um minuto. Embora os fabricantes garantam que isso não é necessário nos modelos de automóveis modernos, muitos especialistas ainda recomendam esse procedimento por ser mais seguro.
Diesel descontrolado – reparação
O funcionamento do motor geralmente leva à apreensão de seus componentes. Quando as coisas começam a acabar óleo de motor há uma enorme devastação. Na pior das hipóteses, buracos são criados quando componentes internos quebram ou se soltam. O óleo quente flui por eles – o que, combinado com a alta temperatura sob o capô, pode causar incêndio em todo o veículo. É fácil adivinhar que, em tal situação, o reparo muitas vezes nem é uma opção.
É praticamente impossível evitar os danos causados por um diesel descontrolado. Reparar componentes danificados geralmente é caro. Falhas espetaculares podem afetar o sistema manivela-pistão ou toda a unidade de acionamento. A destruição completa do motor também acontece.
Uma coisa é certa: um carro com motor ultrapassado não está mais apto para dirigir. Mesmo que à primeira vista não haja sinais graves de danos. Dar partida no veículo em tal situação pode ser totalmente perigoso! Chame um guincho – ele o ajudará a transportar seu carro até o centro de serviço.
Evite o excesso de motor com Inter Cars!
É possível evitar a aceleração do motor?
Não há como esconder isso – um diesel descontrolado é um grande problema. Agora você provavelmente está se perguntando se isso pode ser evitado. É impossível ter 100% de certeza de que não ocorrerá uma falha – mas a probabilidade de sua ocorrência pode ser reduzida. Em primeiro lugar, você deve cuidar do estado do turboalimentador. Certifique-se de usar apenas óleos de alta qualidade em seu veículo. De preferência aqueles recomendados pelo fabricante do seu carro. Se notar sinais de desgaste, como vazamentos visíveis de óleo, fumaça saindo do escapamento ou sons incomuns quando o motor estiver funcionando – não atrase os reparos!
Você também deve verificar periodicamente o estado das mangueiras que fornecem ar ao motor. Não deve haver manchas visíveis de suor nas articulações – sua presença indica que este elemento está desgastado. Este é um sinal de alerta! Verificar regularmente se o nível do óleo do motor está correto também o ajudará a evitar avarias dispendiosas e perigosas.
Diesel descontrolado – resumo
O problema de aceleração do motor diesel é uma falha relacionada principalmente ao funcionamento incorreto do turboalimentador. Esta falha envolve a ignição espontânea do óleo do motor que entra na câmara de combustão. Os principais sintomas de um motor funcionando são problemas no turboalimentador, como perda de potência ou sons perturbadores.
Para evitar a destruição completa do motor, engate a marcha mais alta e pare o carro. Lembre-se de não ligar o carro novamente depois de parar – isto pode resultar em danos mais graves e na destruição completa do motor.