É provável que você já tenha ouvido falar de carros híbridos. Mas você pode não estar ciente de que há vários tipos de carros híbridos – tanto híbridos “convencionais” quanto veículos elétricos plug-in (PHEV) funcionam com uma combinação de motores a gás e motores a bateria. Jamie Jones, gerente geral da Chase Auto Private Label Captive Finance, explica alguns dos principais detalhes das opções atuais.
Híbridos 101
O que torna um carro híbrido um híbrido? Como o nome sugere, os híbridos misturam outras tecnologias de direção. Embora as especificações variem, cada carro híbrido no mercado usa duas fontes de energia: um motor elétrico alimentado por bateria e um motor de combustão interna a gás.
Os híbridos são conhecidos por usar sistemas de frenagem regenerativa para recarregar suas baterias. Este sistema pega o calor gerado pela frenagem de fricção tradicional e transfere essa energia para a bateria em vez de desperdiçá-la.
Como resultado, os carros híbridos não queimam tanto combustível quanto os carros que dependem somente de um motor de combustão interna, reduzindo as emissões do escapamento e economizando dinheiro na bomba. Alguns híbridos também experimentam um aumento de desempenho de sua fonte de energia elétrica. Por outro lado, os preços de compra dos híbridos são mais altos do que seus equivalentes somente a gás, entre outras compensações.
A família híbrida tem dois ramos principais: veículos elétricos híbridos convencionais (HEVs) e veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs). No espectro híbrido entre motores a gás e baterias elétricas, os HEVs se inclinam mais para o lado do gás e os PHEVs se inclinam mais para o lado elétrico.
Carros Híbridos Convencionais (HEVs)
Carros híbridos convencionais não têm um plugue externo, contando apenas com os sistemas internos do veículo — ou seja, a frenagem regenerativa — para carregar sua bateria relativamente pequena. Este design tem prós e contras. No lado positivo, os HEVs:
- Têm preços de etiqueta mais baixos do que os PHEVs, principalmente devido às baterias modestas dos HEVs
- Não exija carregamento externo por meio de um carregador doméstico ou carregadores públicos — um fator significativo se você não tiver uma vaga de estacionamento dedicada e/ou não morar perto de uma infraestrutura de carregamento público
- Tenha um tanque de combustível maior do que os PHEVs, o que pode ser mais conveniente, dependendo da sua localização e hábitos de direção
- Ainda são bastante econômicos em termos de combustível para dirigir na cidade em relação aos não híbridos, já que o sistema de frenagem regenerativa carrega a bateria no trânsito lento
Ao mesmo tempo, a quilometragem dos HEVs na estrada não é muito melhor do que a dos veículos movidos exclusivamente a gasolina e sua autonomia exclusivamente elétrica é mínima ou inexistente.
Carros híbridos plug-in (PHEVs)
Os PHEVs estão um passo mais perto dos veículos totalmente elétricos (EVs). Aqui estão as principais diferenças:
- Como eles cobram. Assim como os HEVs, os PHEVs ainda podem usar seus próprios sistemas internos para carregar suas baterias. Mas, diferentemente dos híbridos convencionais, os PHEVs — como seu nome indica — também podem ser conectados a uma fonte de energia externa para carregar.
- Tamanho da bateria. As baterias PHEV são maiores que as baterias HEV (embora as baterias EV sejam ainda maiores). Lembre-se: quanto maior o tamanho da bateria, maior o preço de etiqueta, então certifique-se de verificar quais incentivos e descontos podem estar disponíveis para você.
- Modo combinado. Todos os HEVs funcionam no chamado modo “blended” que usa tecnologias de gás e elétricas ao mesmo tempo. A maioria dos PHEVs também pode fazer isso. Mas, diferentemente dos híbridos convencionais, os PHEVs podem funcionar apenas com a bateria – geralmente por cerca de 20-40 milhasque é aproximadamente o trajeto diário médio da maioria dos americanos – ou somente a gás quando a bateria estiver descarregada. Muitos entusiastas da direção elétrica gostam desse recurso, que permite que eles “fiquem elétricos” enquanto ainda têm a paz de espírito do motor a gás “reserva”.
Resumindo
Carros híbridos misturam tecnologia de motores a gás e motores elétricos. Embora ambos os tipos de híbridos — carros híbridos convencionais e carros híbridos plug-in — possam ajudar a reduzir suas emissões de escapamento, os híbridos convencionais pendem mais para o lado do gás do espectro e os híbridos plug-in dependem mais de eletricidade.
Ao decidir qual tipo de carro pode ser o certo para você, considere suas preferências pessoais, localização, hábitos de direção, fatores de deslocamento e orçamento. Para PHEVs, certifique-se também de entender suas opções de carregamento plug-in em casa e na estrada, bem como se você tem algum mecânico treinado em EV em sua área.