Um dos sistemas básicos e mais importantes que os carros possuem hoje em dia é, obviamente, o sistema de travagem. O motor pode ser um componente mais ou menos funcional, a suspensão também pode estar em melhores ou piores condições, mas mesmo o melhor carro não consegue perdoar falhas no sistema de travagem. É verdade que existem modelos tão inteligentes que você nem consegue entrar no carro se algo estiver errado com ele. No entanto, a maioria das pessoas dirige nas estradas em carros mais simples, cuja condição você precisa cuidar sozinho. Qualquer pessoa que compreenda a importância de ter um sistema de travagem totalmente funcional e em bom funcionamento, não só será capaz de monitorizar o seu funcionamento de forma contínua, mas também de reagir adequadamente quando necessário.
Como funciona um sistema de freio clássico?
O princípio de funcionamento do sistema de travagem é muito simples. De modo geral, quando você pressiona o pedal do freio, ele empurra os pistões da pinça do freio, que pressionam as pastilhas do freio. Em seguida, aplicam pressão nos discos de freio ou, em alguns modelos, nas sapatas com lonas de freio. O atrito é criado e o veículo freia. Isto é o que parece em uma teoria muito simples. Claro, existem outros sistemas ao longo do caminho que apoiam o processo de frenagem. Um elemento muito importante, o meio entre o pedal do freio e a pastilha do freio, é o fluido de freio.
Se o sistema de freio estiver apertado, não há possibilidade de vazamento de fluido de freio. O vazamento de fluido é perigoso. O espaço livre no fluido é então ocupado por ar, que é inadequado para a travagem. Ao contrário do fluido de freio, é compressível. Portanto, se o sistema de freios estiver em boas condições de funcionamento e as pastilhas ou discos de freio forem trocados periodicamente, a única tarefa do usuário do carro é adicionar fluido de freio. Ele também não pode esquecer sua substituição periódica. Na verdade, não temos muito mais a ver com um sistema de freios funcional.
Algumas pessoas, vendo que seu carro está com o reservatório de fluido de freio cheio, pensam que está tudo bem. Este não é necessariamente o caso, porque não é apenas manter o nível e adicionar fluido de freio que são tão importantes. É igualmente importante substituí-lo periodicamente.
Substituir o fluido de freio – o que e como?
Como qualquer fluido em um carro, assim e fluido de freio desgasta e requer substituição periódica. Quando é necessária a substituição do fluido de freio? Se o sistema de freio fosse um sistema que não permitisse a entrada de ar ou água ao longo do tempo, o tempo entre as trocas do fluido de freio poderia ser significativamente estendido. Então a substituição estaria apenas relacionada ao seu envelhecimento. Via de regra, qualquer fluido eventualmente começará a perder suas propriedades que definem sua finalidade no carro. O mesmo acontece com o fluido de freio. Você deve saber que o fluido de freio possui propriedades altamente higroscópicas. Cada vez que você abre o reservatório para adicionar fluido, partículas microscópicas de água entram nas linhas de freio.
Com que frequência o fluido de freio deve ser substituído?
Poucas pessoas sabem exatamente com que frequência trocar o fluido de freio. No máximo, eles fazem isso quando já estão com o carro há tempo suficiente para decidir fazê-lo, a menos que realmente saibam alguma coisa sobre como trocar o fluido. A regra padrão é que o fluido de freio seja completamente substituído a cada 2 anos. Porém, existem modelos, principalmente os mais antigos, em que o fabricante recomendava a troca do fluido a cada 4 anos. Atualmente são 2 anos e isso afeta significativamente a segurança do usuário do carro e das pessoas que ele transporta, sabendo que contém fluido “fresco”. Para substituir o fluido, é melhor substituí-lo em um centro de serviço ou oficina mecânica. Pessoas treinadas e qualificadas não apenas substituirão todo o fluido, mas também sangrarão adequadamente o sistema de freios e devolverão o carro em condições totalmente operacionais.
Quanto custa substituir o fluido de freio e quais produtos devo usar?
Na verdade, apenas os verdadeiros fãs das quatro rodas sabem que tipo de fluido de freio está contido no sistema de freios de seus veículos. Eles também conhecem o custo total da substituição do fluido de freio. Cada fabricante de automóveis especifica em sua documentação que tipo de fluido de freio foi utilizado. Você deve seguir isso, porque nem todo tipo de fluido, embora funcione da mesma forma, será adequado para qualquer sistema de freio.
Ao reabastecer as deficiências de fluido de freio, você precisa adquirir um fluido dedicado. Normalmente você pode comprá-lo em postos de gasolina por menos de 20 PLN por uma garrafa de meio litro. Porém, o custo de troca de todo o fluido em um mecânico depende da oficina, mas em média é pouco mais de 100 PLN, incluindo o fluido e o serviço de sangria do sistema de freio.
Portanto, vale sempre a pena ter em seu veículo uma pequena garrafa, que você poderá usar para abastecer o chamado fluido de freio se necessário, pois manter o nível correto de fluido de freio evitará que o motorista fique exposto a “bips” cansativos. e sons de “piscando” no painel.