• Dicas
  • Mercado Automotivo
  • Mecânica Especializada
  • Mecânica Preventiva
  • Estética Automotiva
    • Envelopamento e Adesivação
    • Capotaria Automotiva
    • Capotaria Automotiva
    • Estética e Conservação
  • Contato
What's Hot

Como encontrar um montador de móveis confiável em São Paulo

Renault Grand Captur já está na estrada?

Início das encomendas do Renault Scenic E-Tech 100% elétrico

Facebook Twitter Instagram
Chico Bruno
  • Dicas
  • Mercado Automotivo
  • Mecânica Especializada
  • Mecânica Preventiva
  • Estética Automotiva
    • Envelopamento e Adesivação
    • Capotaria Automotiva
    • Capotaria Automotiva
    • Estética e Conservação
  • Contato
Chico Bruno
You are at:Home»Sem categoria»Fluido de freio – por que e com que frequência deve ser substituído?
Sem categoria

Fluido de freio – por que e com que frequência deve ser substituído?

RedaçãoBy Redação12/02/20240115 Mins Read
Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Fluido de freio – por que e com que frequência deve ser substituído?
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
(foto: pixabay)

Um dos sistemas básicos e mais importantes que os carros possuem hoje em dia é, obviamente, o sistema de travagem. O motor pode ser um componente mais ou menos funcional, a suspensão também pode estar em melhores ou piores condições, mas mesmo o melhor carro não consegue perdoar falhas no sistema de travagem. É verdade que existem modelos tão inteligentes que você nem consegue entrar no carro se algo estiver errado com ele. No entanto, a maioria das pessoas dirige nas estradas em carros mais simples, cuja condição você precisa cuidar sozinho. Qualquer pessoa que compreenda a importância de ter um sistema de travagem totalmente funcional e em bom funcionamento, não só será capaz de monitorizar o seu funcionamento de forma contínua, mas também de reagir adequadamente quando necessário.

Como funciona um sistema de freio clássico?

O princípio de funcionamento do sistema de travagem é muito simples. De modo geral, quando você pressiona o pedal do freio, ele empurra os pistões da pinça do freio, que pressionam as pastilhas do freio. Em seguida, aplicam pressão nos discos de freio ou, em alguns modelos, nas sapatas com lonas de freio. O atrito é criado e o veículo freia. Isto é o que parece em uma teoria muito simples. Claro, existem outros sistemas ao longo do caminho que apoiam o processo de frenagem. Um elemento muito importante, o meio entre o pedal do freio e a pastilha do freio, é o fluido de freio.

Se o sistema de freio estiver apertado, não há possibilidade de vazamento de fluido de freio. O vazamento de fluido é perigoso. O espaço livre no fluido é então ocupado por ar, que é inadequado para a travagem. Ao contrário do fluido de freio, é compressível. Portanto, se o sistema de freios estiver em boas condições de funcionamento e as pastilhas ou discos de freio forem trocados periodicamente, a única tarefa do usuário do carro é adicionar fluido de freio. Ele também não pode esquecer sua substituição periódica. Na verdade, não temos muito mais a ver com um sistema de freios funcional.

Algumas pessoas, vendo que seu carro está com o reservatório de fluido de freio cheio, pensam que está tudo bem. Este não é necessariamente o caso, porque não é apenas manter o nível e adicionar fluido de freio que são tão importantes. É igualmente importante substituí-lo periodicamente.

Substituir o fluido de freio – o que e como?

Como qualquer fluido em um carro, assim e fluido de freio desgasta e requer substituição periódica. Quando é necessária a substituição do fluido de freio? Se o sistema de freio fosse um sistema que não permitisse a entrada de ar ou água ao longo do tempo, o tempo entre as trocas do fluido de freio poderia ser significativamente estendido. Então a substituição estaria apenas relacionada ao seu envelhecimento. Via de regra, qualquer fluido eventualmente começará a perder suas propriedades que definem sua finalidade no carro. O mesmo acontece com o fluido de freio. Você deve saber que o fluido de freio possui propriedades altamente higroscópicas. Cada vez que você abre o reservatório para adicionar fluido, partículas microscópicas de água entram nas linhas de freio.

Com que frequência o fluido de freio deve ser substituído?

Poucas pessoas sabem exatamente com que frequência trocar o fluido de freio. No máximo, eles fazem isso quando já estão com o carro há tempo suficiente para decidir fazê-lo, a menos que realmente saibam alguma coisa sobre como trocar o fluido. A regra padrão é que o fluido de freio seja completamente substituído a cada 2 anos. Porém, existem modelos, principalmente os mais antigos, em que o fabricante recomendava a troca do fluido a cada 4 anos. Atualmente são 2 anos e isso afeta significativamente a segurança do usuário do carro e das pessoas que ele transporta, sabendo que contém fluido “fresco”. Para substituir o fluido, é melhor substituí-lo em um centro de serviço ou oficina mecânica. Pessoas treinadas e qualificadas não apenas substituirão todo o fluido, mas também sangrarão adequadamente o sistema de freios e devolverão o carro em condições totalmente operacionais.

Quanto custa substituir o fluido de freio e quais produtos devo usar?

Na verdade, apenas os verdadeiros fãs das quatro rodas sabem que tipo de fluido de freio está contido no sistema de freios de seus veículos. Eles também conhecem o custo total da substituição do fluido de freio. Cada fabricante de automóveis especifica em sua documentação que tipo de fluido de freio foi utilizado. Você deve seguir isso, porque nem todo tipo de fluido, embora funcione da mesma forma, será adequado para qualquer sistema de freio.

Ao reabastecer as deficiências de fluido de freio, você precisa adquirir um fluido dedicado. Normalmente você pode comprá-lo em postos de gasolina por menos de 20 PLN por uma garrafa de meio litro. Porém, o custo de troca de todo o fluido em um mecânico depende da oficina, mas em média é pouco mais de 100 PLN, incluindo o fluido e o serviço de sangria do sistema de freio.

Portanto, vale sempre a pena ter em seu veículo uma pequena garrafa, que você poderá usar para abastecer o chamado fluido de freio se necessário, pois manter o nível correto de fluido de freio evitará que o motorista fique exposto a “bips” cansativos. e sons de “piscando” no painel.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Artigo AnteriorQuais lâmpadas de carro você deve escolher? Conheça os tipos de lâmpadas
Próximo Artigo Cordas de reboque – como rebocar um carro corretamente
Redação

Related Posts

Renault Grand Captur já está na estrada?

04/25/2025

Início das encomendas do Renault Scenic E-Tech 100% elétrico

04/23/2025

Duster Rally por ocasião do Dia da Independência

04/22/2025
Comentários

Leave A Reply Cancel Reply

Veja Mais

Como encontrar um montador de móveis confiável em São Paulo

Renault Grand Captur já está na estrada?

Início das encomendas do Renault Scenic E-Tech 100% elétrico

Duster Rally por ocasião do Dia da Independência

Como cuidar do seu carro: cuidados com o carro – conselhos práticos

Semi-eixo rasgado – sintomas, causas, reparo, falha do semi-eixo – DORTP.TV | Dácia | Renault | Ao ar livre | Comunidades

Recomendados

Como encontrar um montador de móveis confiável em São Paulo

Comprar móveis novos é sempre um momento de renovação, seja para uma casa, apartamento ou…

Renault Grand Captur já está na estrada?

A Renault decidiu que o Mégane com motor de combustão sairá lentamente do mercado para dar lugar a uma versão totalmente elétrica. Será o Renault Mégane E-Tech Elétrico. Mas isso não significa que a Renault não oferecerá uma alternativa. Pelo contrário. A Renault está trabalhando a todo vapor em um novo modelo para substituir o

Início das encomendas do Renault Scenic E-Tech 100% elétrico

A partir de 14 de dezembro de 2023 será possível fazer encomendas do Renault Scenic E-Tech 100% elétrico. Os primeiros clientes receberão os carros no final do segundo trimestre de 2024. O Scenic E-Tech estará disponível em duas versões: techno e icônica. A apresentação do modelo aconteceu em setembro de 2023 na feira IAA Mobility

Duster Rally por ocasião do Dia da Independência

De 10 a 12 de novembro de 2023, um grupo de entusiastas do off-road conhecido como Equipe Duster Off Road Polôniaorganizou um comício Duster inesquecível por ocasião do Dia da Independência. O evento, focado em passeios ousados ​​pela natureza jurássica, acabou sendo uma forma perfeita de comemorar um aniversário importante. As atividades começaram no dia

Como cuidar do seu carro: cuidados com o carro – conselhos práticos

Cuidar do seu carro não é apenas uma questão de estética, mas acima de tudo, de segurança e longevidade do veículo. A manutenção regular e os cuidados adequados podem reduzir significativamente o risco de avarias e reparações dispendiosas. Neste artigo apresentamos um guia prático para a manutenção diária e sazonal do carro. Inclui conselhos sobre

Semi-eixo rasgado – sintomas, causas, reparo, falha do semi-eixo – DORTP.TV | Dácia | Renault | Ao ar livre | Comunidades

Um semi-eixo torcido no campo é um problema que pode ocorrer ao operar veículos off-road. Os eixos são componentes-chave do sistema de transmissão, responsáveis ​​pela transmissão do torque do diferencial para as rodas. Em condições off-road difíceis, onde a aderência das rodas individuais pode variar significativamente, existe um risco maior de torcer o semi-eixo. Assista

Sobre Nós
Sobre Nós

Se você é um entusiasta da tecnologia, um ávido leitor de notícias ou simplesmente deseja se manter atualizado sobre os assuntos mais relevantes do momento, o nosso site é o lugar certo para você.

Mais Vistos

Como encontrar um montador de móveis confiável em São Paulo

Renault Grand Captur já está na estrada?

Início das encomendas do Renault Scenic E-Tech 100% elétrico

Recomendados

Como encontrar um montador de móveis confiável em São Paulo

Renault Grand Captur já está na estrada?

Início das encomendas do Renault Scenic E-Tech 100% elétrico

Chico Bruno© 2023. Todos direitos reservados por Webtrends · Política de Privacidade ·

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Usamos cookies para garantir a melhor experência em nosso website. Você pode encontrar mais informações sobre os cookies ou desabilitá-los em .

Chico Bruno
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.