Você está viajando pela rodovia e, de repente, sente seu carro derrapando para a esquerda… mas você não moveu o volante. Quer saber o que isso pode ser? Há uma chance de seus pneus estarem desalinhados. Felizmente, essa condição pode ser corrigida com um alinhamento de pneus por um mecânico de confiança.
O que é alinhamento de pneus?
O alinhamento dos pneus se refere a como seus pneus se alinham, ou se alinham, sob o veículo. Pneus — e rodas — ficam desalinhados quando você bate em um buraco, por exemplo. Quando os pneus estão desalinhados, eles se desgastam de forma irregular e colocam mais estresse na suspensão. Ao ajustar a suspensão, os mecânicos podem fazer com que as rodas e os pneus se alinhem melhor para que girem em harmonia uns com os outros conforme o carro avança.
Alinhamento de pneus vs. rotação de pneus
A diferença entre um serviço de alinhamento de pneus e a rotação dos pneus se resume a uma diferença principal: o alinhamento dos pneus repara sua suspensão, enquanto a rotação dos pneus significa trocar os pneus de um carro em um padrão ordenado, da frente para trás ou de um lado para o outro. O alinhamento dos pneus ajuda a melhorar o manuseio do seu carro e ajuda seus pneus a funcionarem corretamente. A rotação dos pneus simplesmente ajuda a prolongar sua vida útil e a uniformizar o desgaste.
Com que frequência devo fazer o alinhamento dos pneus?
Alguns mecânicos recomendam um alinhamento de pneus a cada 6.000 milhas, ou cerca de duas vezes por ano. No entanto, a frequência com que você faz um alinhamento de pneus pode variar com base nos hábitos e condições de direção. Provavelmente é uma ideia inteligente verificar com seu mecânico quando notar qualquer um dos seguintes sinais de desalinhamento:
- Direção torta: Se você estiver em uma rodovia reta e seu carro começar a desviar ou ir para um lado, isso pode ser um sinal de que você precisa alinhar os pneus.
- Novas vibrações ou sons: Um zumbido novo ou pior, vibração ou qualquer coisa fora do comum pode significar que a suspensão precisa de manutenção.
- Desgaste acelerado ou irregular dos pneus: Quando um dos pneus apresenta mais desgaste do que os outros, isso pode indicar que é hora de fazer um alinhamento.
- Você bate em um meio-fio ou em detritos ásperos: Embora bater em um meio-fio ou dirigir em terrenos acidentados possa parecer nada a princípio, o impacto pode desequilibrar seu carro.
Quanto custa um alinhamento de pneus?
Para uma estimativa, entre em contato com sua concessionária local ou um mecânico de confiança. Os preços do alinhamento de pneus variam por carro e podem variar de cerca de US$ 65 a US$ 100, mas podem depender da localização, mecânico, marca e modelo, entre outros fatores.
Quanto tempo demora o alinhamento dos pneus?
Dependendo do seu mecânico, um alinhamento de pneus pode levar uma hora ou mais. Se você precisar substituir algum componente, isso pode aumentar o tempo do seu reparo.
O alinhamento de pneus é apenas um dos muitos reparos que seu veículo pode precisar durante sua vida útil. Uma visita a um mecânico de confiança pode ajudar a resolver quaisquer problemas e ajudar você a voltar com segurança para a estrada para seu próximo destino.