É seguro dizer que nenhum motorista fica ansioso para ouvir o chocante “crunch” de um pequeno acidente. Considerando o quão comuns esses acidentes podem ser, é útil entender o que fazer em um acidente de pequeno acidente.
O que é um pequeno acidente?
Um pequeno acidente é um termo informal que se refere a um tipo de acidente menor envolvendo um ou mais carros e danos (geralmente mínimos) na parte dianteira ou traseira do veículo.
O que fazer após um acidente de carro pequeno
Imediatamente após um acidente de colisão, tenha um plano de jogo passo a passo para proteger você e seu veículo, enquanto também está pronto para a logística de potencialmente registrar uma reivindicação de seguro de colisão. Alguns passos básicos incluem:
- Mova-se para um local seguro: Embora muitos amassados ocorram em ambientes de menor risco, como estacionamentos, eles podem acontecer em qualquer lugar, incluindo áreas onde você e seu carro podem não estar seguros. Após um amassado, mova seu carro para longe do perigo antes de sair do veículo.
- Verifique se há ferimentos: Depois de estar em um local seguro, verifique se alguém envolvido no acidente sofreu algum ferimento — se sim, alerte os serviços de emergência imediatamente e informe-os de que assistência médica é necessária. Observe que nem todos os ferimentos são óbvios, como traumatismo craniano. Em caso de dúvida, consulte um profissional médico o mais rápido possível após um acidente.
- Informe as autoridades: Se os serviços médicos não parecerem necessários imediatamente, você pode ligar para a delegacia de polícia local, seja 911 ou o número de telefone não emergencial, para relatar o acidente. Durante esta etapa, é uma boa ideia pedir à polícia uma cópia do relatório do acidente, pois sua seguradora provavelmente pedirá mais tarde. Ligar para a polícia pode não ser sempre necessário, mas geralmente é uma boa regra a seguir, que discutiremos em mais detalhes abaixo.
- Informações de troca: Em seguida, você deve compartilhar informações sobre o seguro, contato e veículo com os motoristas envolvidos, pois normalmente você precisa dessas informações para registrar uma reclamação com sua seguradora.
- Tire fotos e faça anotações: Documentar seu acidente de amassado pode ajudar muito a defender seu caso, pois as seguradoras reúnem evidências para determinar quem foi o culpado. Anotar a marca e o modelo dos carros envolvidos e tirar fotos de qualquer dano causado ao seu veículo pode acelerar o processo de reivindicação do seguro.
- Notifique sua seguradora: O último passo a ser tomado após um pequeno acidente é notificar sua seguradora sobre o acidente para que eles possam adicioná-lo aos seus registros e para que você possa iniciar um processo de reclamação caso seu veículo tenha sofrido algum dano.
Você deve chamar a polícia em caso de acidente?
Contatar a polícia e registrar um boletim de ocorrência oficial após qualquer acidente de carro, mesmo um pequeno acidente, é considerado uma prática recomendada. Mesmo que não haja ferimentos aparentes após o acidente, é melhor solicitar serviços médicos também — ferimentos, como concussões ou chicotadas, podem se apresentar horas ou até mesmo dias após um acidente.
Embora em algumas circunstâncias os motoristas não sejam obrigados a registrar um boletim de ocorrência junto às autoridades policiais para acidentes que resultem apenas em danos materiais, é melhor entrar em contato com as autoridades locais e obter um relatório de acidente para ajudar com coisas como:
- Impedir que outro motorista fuja da cena, especialmente se ele pode ter sido o culpado. Além disso, se o acidente for resultado de um incidente de fúria ao volante, você pode querer a presença policial envolvida para sua própria proteção.
- Cobertura dos seus direitos legais caso ocorram ferimentos após a colisão inicial e você ou a outra parte decida entrar com uma ação legal.
- Simplificando o processo de seguro e ajudando a justificar sua reivindicação se você acredita que não teve culpa. Dependendo da sua seguradora, alguns acidentes menores podem não afetar suas taxas de seguro se você tiver evidências de que não teve culpa — como se você fosse vítima de um atropelamento.
Embora relatar um pequeno acidente às autoridades locais possa ser opcional, há outras situações em que você é legalmente obrigado a relatar um acidente, incluindo:
- Se alguém ficou ferido ou morreu no acidente, ou se algum animal doméstico ou de estimação ficou ferido ou morreu no acidente.
- Se um carro estacionado estiver danificado e você não conseguir encontrar o dono.
- Se outra propriedade, como uma grade ou placa, for danificada.
Relatório ao Departamento de Veículos Motorizados (DMV) do seu estado
Dependendo do seu estado, você pode ser obrigado a registrar um relatório de acidente com o DMV do seu estado se estiver envolvido em um acidente de amassado em que haja danos à propriedade de qualquer indivíduo (incluindo o seu próprio) que atinjam ou excedam um certo limite. Por exemplo, no estado de Nova York, você é obrigado pela Lei de Veículos e Tráfego do Estado de NY a registrar um relatório de acidente se estiver envolvido em qualquer acidente em que haja danos acima de $ 1.000mesmo que o dano tenha se limitado apenas à sua propriedade.
Acidentes com pequenos acidentes afetam o seguro?
Se você registrar uma reclamação de acidente com sua seguradora de automóveis por um pequeno acidente, sua taxa de seguro de carro pode aumentar. No entanto, o valor que aumenta geralmente depende se o pequeno acidente é um “acidente cobrável”, ou seja, um acidente em que você teve mais de 50% de culpa e o incidente resultou em danos materiais. Dependendo da sua seguradora, sua nova taxa provavelmente estará em vigor por três a cinco anos.
O que é perdão de acidente?
Se sua apólice de seguro incluir perdão de acidente, sua seguradora pode “perdoar” seu acidente depois que todas as reivindicações forem resolvidas, e não aumentar suas taxas, dependendo das circunstâncias. No entanto, apesar de serem “perdoados” por sua seguradora, esses acidentes permanecerão em seu registro de direção, o que pode afetar suas taxas se você decidir mudar de seguradora no futuro.
Adicionar perdão por acidente à sua apólice de seguro geralmente tem um custo adicional e normalmente é limitado a um acidente por apólice, mas pode valer a pena caso você seja culpado por um acidente de carro e queira evitar possíveis aumentos nas taxas.
Acidentes de colisão frontal que não aumentam as taxas de seguro
Embora seja possível que suas taxas de seguro aumentem após registrar uma reclamação, há circunstâncias específicas em que você pode estar livre. Por exemplo, a maioria das seguradoras de automóveis não aumentará suas taxas se você foi atingido por trás, mas não foi acusado de uma infração de trânsito em movimento relacionada ao incidente.
Nessas situações, sua seguradora pode exigir que você forneça um boletim de ocorrência policial do incidente para provar sua reivindicação. É aqui que seguir o conselho de sempre notificar as autoridades e obter boletins de ocorrência policial para pequenos acidentes pode ser benéfico.
Resumindo
Pequenos acidentes podem ser uma experiência desagradável e vale a pena estar preparado para eles. Aprender o que fazer em um pequeno acidente, e os momentos imediatamente depois, pode ajudar você a se sentir mais preparado para se proteger e navegar pelo processo de seguro após o acidente.