Quando você vai comprar um novo par de sapatos, provavelmente os experimenta e dá alguns passos pela loja para ver como eles se sentem. Comprar um carro pode ser igualmente pessoal. Por isso é tão importante fazer um test drive no carro que você está pensando em comprar. Fazer um test drive pode dizer muito sobre um veículo – se você souber o que procurar. Brandon Tapp, chefe de serviços de concessionária da Chase Auto, oferece algumas coisas que você deve observar na concessionária para ajudar a aproveitar ao máximo seu test drive.
Antes do seu test drive
Vejamos como você pode ajudar a se preparar para o sucesso antes mesmo de chegar ao lote.
Agendar compromissos
Para conseguir um bom negócio, é recomendável considerar vários veículos e comprar em diversas concessionárias. Também é útil agendar compromissos para seus test drives com antecedência para ajudar a garantir que o carro que você deseja ainda esteja disponível e possivelmente gastar menos tempo esperando. Ligar com antecedência também pode mostrar aos revendedores que você leva a sério a compra e não apenas a navegação casual.
“Recentemente fui a uma concessionária para ver online um veículo que gostei e, quando cheguei lá, ele já estava vendido”, diz Tapp. “Marcar uma consulta e comunicar-me com a concessionária com antecedência teria me poupado tempo e me dado melhores chances de testar um carro semelhante.”
Também pode ser prático agendar alguns test drives no mesmo dia ou semana. Isso pode ajudar a manter suas impressões de cada veículo sempre frescas em sua mente, para que você possa fazer comparações mais precisas.
Confira o carro completamente
Assim que chegar ao estacionamento e retirar o carro, é importante verificá-lo, tanto por dentro quanto por fora. Aqui está uma pequena lista de coisas que você pode querer dar uma boa olhada:
- Detalhes cosméticos como pintura e carroceria em geral.
- O estado da cabine interna e dos assentos. Teste os bancos dianteiros e traseiros do carro para ter uma ideia de como será a experiência do passageiro.
- Visibilidade de janelas e espelhos e funcionalidade de cintos de segurança, ajustadores de assento e equipamento estéreo.
- Layout e aparência do painel.
- Se houver recursos tecnológicos adicionais, como Bluetooth, câmeras integradas ou sistemas de infoentretenimento, peça ao vendedor um passo a passo sobre eles.
Simule suas condições diárias
Para tirar o máximo proveito do seu test drive, é útil tentar simular o máximo possível as condições diárias de condução. Se você usar cadeiras de carro para crianças pequenas, leve-as com você para ter certeza de que cabem com segurança no carro. Se o seu trabalho exige que você carregue certas ferramentas ou equipamentos, faça medições desses itens ou leve-os com você quando fizer um test drive no carro, junto com uma fita métrica. Isso ajuda você a verificar se o veículo pode acomodar esses itens com segurança. Além disso, você pode querer anotar o peso de itens volumosos ou qualquer coisa que precise rebocar e compará-lo com a capacidade de reboque do veículo.
Algumas concessionárias restringem os clientes a uma rota definida para um test drive, mas você pode fazer um pedido educado para definir sua própria rota para imitar um pouco melhor sua viagem diária. Se você dirige regularmente em áreas montanhosas ou percorre muitos quilômetros em rodovias, por exemplo, você pode querer tentar ver como o carro lida com essas situações.
Faça anotações abundantes em todas as etapas
Ter algum tipo de registro de suas impressões pode ajudar muito a garantir que o test drive seja um uso produtivo do seu tempo, especialmente se você acabar fazendo mais de um naquele dia.
Você pode tentar perguntar a um amigo ou parceiro se ele gostaria de se juntar a você e fazer anotações em seu nome enquanto você testa o carro. Eles também podem ser uma ótima fonte de informações sobre a experiência do passageiro se você planeja ter regularmente outras pessoas no carro com você. Claro, você sempre pode fazer suas próprias anotações antes e depois do test drive. Não despreze suas reações também. Um pequeno incômodo hoje pode se tornar um grande aborrecimento com o tempo, então anote até mesmo as menores coisas que ficaram em sua mente.
Você precisa de seguro para testar um carro?
Antes de sentar no banco do motorista, você deve estar se perguntando se precisa de seguro para fazer um test drive de carro. As concessionárias normalmente não solicitam comprovante de seguro durante o test drive, mas observe que você precisará apresentar comprovante de seguro para finalizar a venda, caso queira comprar o veículo.
Como testar um carro
A seguir, vamos ver o que acontece durante o test drive. É aqui que o pedal atinge o metal, literalmente, e é onde você obterá mais informações sobre a experiência real de dirigir. Às vezes, pode ser aqui que os compradores percebem que um carro que consideravam razoável no papel é espetacular na estrada. Aqui está o que você deve sentir:
- Freios e aceleração: Ambos são essenciais para sua experiência de direção e segurança. Ao dirigir, observe como o carro freia e acelera. Responde adequadamente ao seu estilo de condução ou exigirá um reajuste significativo da sua parte?
- Direção e manuseio: Semelhante aos freios e à aceleração, a direção e o manuseio geral do veículo devem ser confortáveis com a maneira como você tende a dirigir. A direção parece suave ou você tem que lutar com ela? Ele consegue lidar com curvas fechadas, como rampas de saída de rodovias? É fácil estacionar?
- Cabine e banco do motorista: Você passará quase todo o tempo no carro aqui, então anote suas impressões sobre a cabine e o banco do motorista enquanto dirige. É silencioso e confortável? Você consegue entrar e sair do banco do motorista facilmente? As luzes e símbolos do painel são fáceis de entender enquanto você dirige?
- Recursos técnicos: Recursos como câmeras de backup ou conexão Bluetooth podem parecer ótimos, mas não se a filmagem estiver granulada ou se o Bluetooth nunca quiser se conectar ao seu dispositivo. Esses recursos adicionais devem melhorar sua experiência de direção, e não prejudicá-la.
Além do acima exposto, também é útil ficar atento a quaisquer ruídos estranhos. Um carro novo em boas condições normalmente deve ser bastante silencioso enquanto dirige, portanto, observe quaisquer ruídos estranhos que você notar enquanto dirige. Isso pode indicar algum tipo de defeito mecânico no veículo.
Depois do seu test drive
Quando estiver de volta à concessionária, você pode querer acompanhar alguns pontos, como:
- Se há garantia para o carro e quais são os termos e cobertura.
- Os requisitos de combustível do carro e quaisquer outras especificações sobre serviços e manutenção, como cronogramas de manutenção recomendados.
- Se você tem permissão para levar o carro ao seu mecânico para uma segunda opinião antes de comprar. Em geral, isto deveria ser aceitável na maioria dos casos e recusar este pedido pode ser um potencial sinal de alerta.
- A possibilidade de um test drive prolongado, que permite levar o carro para casa durante a noite ou por alguns dias para que você possa realmente ter uma ideia.
Se o test drive correr bem, é possível que seu vendedor presuma que você está pronto para falar sobre os detalhes. Não há problema em avisá-los se você ainda não estiver pronto para essa conversa. Você pode ir para sua próxima consulta de test drive ou revisar suas anotações detalhadamente em casa. Reservar o tempo necessário para organizar seus pensamentos pode ajudá-lo a fazer uma escolha mais informada.
“O revendedor deve ser um companheiro de confiança em sua jornada de compra de carro”, afirma Tapp. “Não tenha medo de fazer perguntas e contar com eles para obter conhecimento e orientação.”
Comprar de um vendedor particular?
Fazer um test drive ao comprar um carro de um vendedor particular não é muito diferente de comprar um carro novo em uma concessionária. Agendar um horário para o test drive pode se tornar obrigatório, pois talvez você não consiga simplesmente chegar na casa de alguém sem avisar, como faria em uma concessionária.
Por se tratar de um carro usado, você também pode consultar um relatório de histórico do veículo para ajudar a garantir que o carro não sofreu nenhum acidente grave ou passou por reparos drásticos. Trazer um amigo pode ajudar a lhe dar uma sensação adicional de segurança e, como você aprendeu acima, eles também podem ser úteis para ajudá-lo a registrar suas impressões.
Resumindo
Tirar o máximo proveito do seu test drive é realmente uma questão de ser cuidadoso e atencioso. Antes de testar um carro, você pode economizar tempo agendando horários para que o carro esteja pronto e esperando por você quando você chegar lá. Ao chegar, é melhor examinar o carro minuciosamente – por dentro e por fora, na frente e atrás. Também ajuda anotar tudo o que se destaca (bom ou ruim) e registrar essas anotações em algum lugar que você possa consultar facilmente mais tarde. A compra de um carro é um processo pessoal, e um test drive cuidadosamente conduzido pode ajudar a identificar o carro perfeito para você.