A introdução de palhetas manuais em 1903 marcou um dos primeiros recursos de segurança implementados em um carro para ajudar a proteger a segurança do motorista. Desde então, os fabricantes de automóveis têm evoluído continuamente a tecnologia de segurança num esforço para garantir a segurança dos condutores e dos passageiros. Hoje em dia, os carros muitas vezes vêm equipados com sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) com recursos como aviso de colisão frontal e detecção de ponto cego para ajudar a aumentar a segurança do motorista. Continue lendo para aprender sobre a função do ADAS e exemplos de recursos comuns do ADAS encontrados nos carros hoje.
O básico do ADAS
O ADAS utiliza tecnologia moderna para alertá-lo sobre possíveis problemas de segurança, evitar colisões por meio de protocolos de proteção e melhorar sua segurança geral ao dirigir. Esses recursos funcionam por meio de uma combinação de sensores, câmeras, radares e computadores de bordo para processar dados do ambiente ao redor do carro e ajudá-lo a tomar decisões importantes de segurança na estrada.
Muitas vezes, o ADAS pode ser confundido com sistemas de direção automatizados (ADS) que controlam ativamente seu veículo, como você encontraria em um carro autônomo. Embora alguns recursos do ADAS, como a frenagem de emergência, assumam um papel ativo no controle do seu carro, a maioria dos recursos do ADAS assumem um papel passivo para ajudar a reduzir o risco do motorista em vez de assumir o controle das operações do motorista (mais sobre isso mais tarde).
Exemplos de tecnologia ADAS
Alguns dos exemplos mais comuns de tecnologia ADAS incluem:
- Evitar colisões: Sensores automáticos de frenagem de emergência funcionam para detectar se você está perto de bater em outro carro. Ao medir a distância do tráfego próximo, a prevenção de colisões pode alertá-lo sobre um potencial acidente prestes a acontecer e, possivelmente, até reduzir ativamente a sua velocidade ou ativar a direção adaptativa para tentar evitar uma colisão.
- Controle de luz adaptativo: Sensores eletrônicos que podem detectar ângulos de direção funcionam para ajustar ativamente a força, direção e rotação dos faróis do seu carro com base na posição do carro e para onde ele está indo.
- Aviso de saída de faixa: Câmeras montadas na frente (geralmente localizadas na parte superior do para-brisa) monitoram se o seu carro está dentro dos marcadores de faixa branca ou amarela e irão alertá-lo se você começar a se desviar.
- Assistência de estacionamento: Câmeras e sensores retrovisores ajudam você a se espremer em vagas de estacionamento apertadas, mostrando áreas invisíveis atrás de você e alertando-o quando estiver perto de outro carro.
- Sistemas de navegação: Forneça instruções na tela e comandos de voz para ajudá-lo a se concentrar na direção enquanto segue uma rota. Os sistemas de navegação mais avançados podem até exibir dados de trânsito em tempo real e planejar uma nova rota para evitar engarrafamentos.
ADAS vs. direção autônoma
Existem seis níveis de automação (0-5) definidos pela Society of Automotive Engineers (SAE). Atualmente, o nível 2 é o mais alto nível de automação disponível para compra do consumidor nos Estados Unidos. O nível de tecnologia ADAS encontrado em carros nesses três primeiros níveis se divide em:
- Nível 0: Não autônomo, o que significa que você, o motorista, tem total controle e é responsável por todas as tarefas de direção, como aceleração, frenagem e direção. Os carros de nível 0 podem incluir alguns recursos ADAS passivos, como ponto cego ou aviso de saída de faixa, mas você ainda precisará corrigir manualmente esses alertas.
- Nível 1: Os recursos ADAS que fornecem um nível de suporte ativo com funções como direção ou controle de velocidade são encontrados no nível 1. Carros com esse nível de automação podem ajustar sua velocidade por meio do controle de cruzeiro adaptativo ou reajustar o volante ao entrar na centralização automatizada da faixa. Na maioria das vezes, entretanto, você será necessário para a maioria das funções de direção e poderá assumir o controle manual dos recursos automatizados a qualquer momento.
- Nível 2: Recursos ADAS, como centralização ativa de faixa e controle de cruzeiro, podem ser automatizados ao mesmo tempo – essa automação parcial pode permitir que seu carro controle sua velocidade enquanto faz pequenos ajustes de direção em uma longa viagem na estrada. Os motoristas ainda precisam estar atentos e monitorar ativamente todas as tarefas, podendo assumir o controle a qualquer momento.
Os recursos do sistema de direção automatizado ativo (em oposição aos recursos ADAS passivos) que permitem que um carro tome decisões independentes, como ultrapassar um carro lento, são encontrados após o nível 2. Eventualmente, os carros com automação de nível 5 (carros autônomos) irão não exigem nenhuma intervenção sua como motorista e realizam todas as tarefas de direção praticamente sem restrições. Mais uma vez, no entanto, é importante notar que os carros com tecnologia de condução autónoma, juntamente com aqueles que incluem automação de nível 3-5, estão atualmente indisponíveis para compra pelo consumidor nos Estados Unidos.
Resumindo
Os sistemas avançados de assistência ao condutor foram concebidos para tornar a condução mais fácil, segura e confortável para si na estrada. Os recursos ADAS podem variar de funções passivas, como alertas de colisão, até recursos mais avançados, como controle de cruzeiro adaptativo, que monitora e ajusta ativamente a velocidade do seu carro quando necessário. Finalmente, embora a automatização da condução autónoma possa estar no horizonte, atualmente apenas os carros que se enquadram nos três primeiros níveis de automatização (0-2, conforme definido pela SAE) estão disponíveis para compra pelo consumidor nos Estados Unidos.