Pode ser fácil ignorar a pressão dos pneus como parte de sua rotina de manutenção. Como você descobrirá, no entanto, prestar atenção à pressão dos pneus pode ser vital para a qualidade geral do seu passeio.
Por que a pressão dos pneus é importante?
A pressão dos pneus pode afetar aspectos como economia de combustível, estabilidade e dirigibilidade, bem como a vida útil geral dos pneus.
Entendendo a pressão dos pneus do carro
Quando se trata de encher os pneus, existe um “ponto ideal”. Tanto a subinflação como a sobreinflação podem ter consequências negativas:
Pneus com pressão insuficiente
Pneus com pressão insuficiente fazem com que o pneu se curve para fora e faça contato extra com a estrada. Isto pode parecer enganosamente positivo – mais contacto com a estrada deve significar mais tracção, certo? Na verdade, muitas vezes o oposto é verdadeiro. Pneus com pressão insuficiente normalmente têm pior desempenho e resposta de direção mais lenta, o que pode ser um risco para você e outros motoristas.
Outra consequência não intencional da pressão insuficiente é que os pneus receberão mais fricção ao longo de uma superfície mais larga, o que poderá reduzir a sua vida útil. Este atrito adicional também representa um risco aumentado de explosões durante a condução e pode diminuir a economia de combustível.
Pneus superinflados
Como a subinflação pode ser potencialmente perigosa, você quase pode ver por que alguns podem seguir o outro caminho e inflacionar demais. Infelizmente, como mencionamos anteriormente, isso também pode ter consequências negativas. Enquanto pneus com pressão insuficiente fazem muito contato com a estrada, pneus com pressão excessiva correm o risco de fazer pouco contato. Isto também pode impactar negativamente a direção, o manuseio e a frenagem.
Por que a pressão dos pneus muda?
A pressão dos pneus do seu carro pode mudar naturalmente ao longo do tempo por três razões principais:
- Temperatura: À medida que a temperatura flutua, isso afeta o ar dentro dos pneus. O ar quente se expande e o ar frio se contrai, de modo que, à medida que a temperatura sobe ou desce, a pressão dos pneus também pode.
- Altitude: As mudanças na altitude afetam a pressão atmosférica, o que pode afetar a pressão dos pneus. Esse efeito tende a ser mínimo na maioria dos casos, mas ainda é útil estar ciente. Potenciais mudanças sazonais na pressão atmosférica também podem contribuir para este efeito.
- Vazamento: Seus pneus de borracha são bastante sólidos, mas do ponto de vista físico, não são impermeáveis. Como resultado, seus pneus perderão um pouco de ar com o tempo devido ao vazamento natural.
Além da flutuação da pressão dos pneus ao longo do tempo, existem também algumas outras causas potenciais que você deve conhecer:
- Perfurações e danos: Um furo ou corte nos pneus pode vazar todo o ar muito rapidamente.
- Problemas de equipamento: Problemas com a válvula de ar do pneu, que é usada para encher um pneu, podem levar à perda de pressão do pneu.
Qual deve ser o psi dos meus pneus?
A pressão dos pneus é medida em libras por polegada quadrada, ou “psi”, para abreviar. Ao procurar determinar o psi correto do pneu para o seu veículo, existe um equívoco comum de que ele está impresso ao longo da parede lateral do pneu. Embora este número seja uma classificação psi, indica a pressão máxima possível que o pneu pode suportar. Encher o pneu até esse número provavelmente resultaria em pneus com pressão excessiva e consistente.
Uma fonte mais confiável sobre a pressão normal dos pneus do seu carro está no manual do proprietário. É útil seguir as recomendações do fabricante, pois estas foram cuidadosamente calibradas para aquela marca e modelo. Muitos carros também têm um adesivo com informações sobre a pressão dos pneus em algum lugar da carroceria – geralmente encontrado no batente da porta do motorista ou no porta-luvas.
Como verificar a pressão dos pneus
Como a pressão adequada dos pneus pode ser muito importante para o desempenho e a segurança do seu carro, é útil verificar o psi do pneu do carro com frequência. Verificar a pressão dos pneus é um procedimento simples, usando um dos muitos medidores de pressão dos pneus disponíveis no mercado. Esses medidores são geralmente considerados baratos, embora também existam versões um pouco mais sofisticadas que oferecem leituras digitais, algumas até funcionando como bombas de ar portáteis. Esses dispositivos normalmente exigem que você empurre o manômetro na haste da válvula do pneu com firmeza e uniformidade para obter uma leitura.
Às vezes, os postos de gasolina têm seus próprios medidores de pressão dos pneus para uso do cliente, que também podem encher os pneus até o psi desejado. Além disso, seu mecânico pode verificar a pressão dos pneus e enchê-los conforme necessário.
Resumindo
A pressão adequada dos pneus é uma parte importante da manutenção do carro e pode afetar aspectos como economia de combustível, estabilidade e dirigibilidade, bem como a vida útil geral dos pneus. É uma boa ideia verificar rotineiramente o psi do pneu do seu carro para melhorar o desempenho do seu carro e mantê-lo seguro na estrada.