Independentemente da hora do dia ou da noite na Polónia, cada condutor deve conduzir com os faróis acesos durante todo o ano. Isso faz com que as lâmpadas dos carros queimem mais rápido do que antes, quando a lei não regulamentava essa exigência. Talvez você já tenha comprado uma lâmpada nova ou talvez ainda não tenha escolhido uma lâmpada para o seu carro. Você deve saber que temos diferentes tipos de lâmpadas automotivas e cada uma é projetada para uma iluminação diferente.
Lâmpadas automotivas – quais escolher – Com o artigo você aprenderá:
- Que tipos de lâmpadas automotivas existem?
- Que fatores influenciam a vida útil das lâmpadas?
- Como combiná-los com as luzes?
- Como instalar as lâmpadas?
Tipos de lâmpadas automotivas
Lâmpadas de carro na maioria das vezes usam tensão de 12 V. No entanto, existem vários tipos, por isso vale a pena conhecer pelo menos os mais populares.
As lâmpadas H1 possuem um filamento e sua eficiência é de aproximadamente 1.550 lumens. Sua durabilidade é de aproximadamente 340 horas. Você pode reconhecer as lâmpadas H3 pelo seu cabo de conexão especial. Sua potência é semelhante às lâmpadas H1, mas seu fluxo luminoso é menor e chega a 1.450 lúmens. Eles são frequentemente usados no carro lâmpadas de carro H4. Caracterizam-se pela presença de dois filamentos, uma eficiência de 1000 lúmens e um tempo de funcionamento de até 700 horas. Uma característica deste tipo de lâmpadas é a presença de uma placa metálica em seu interior, que cobre parcialmente a luz emitida. As lâmpadas H7 têm uma distribuição de luz muito boa, eficiência relativamente alta – 1.500 lúmens e duram aproximadamente 330-550 horas dependendo do fabricante e modelo.
Qual lâmpada de carro é a melhor?
É claro que isso depende do tipo de iluminação. Individual tipos de lâmpadas de carro eles se destinam a diferentes iluminações no carro. Podemos instalar lâmpadas halógenas H1, H2, H4, H7, H9, H11, H15, HB3 e HB4 ou lâmpadas de xenônio D2S, D2R, D1R nos faróis principais. As lâmpadas P21W, PY21W, W5W, R5W destinam-se a lâmpadas direcionais e P21W, P21/5W a lâmpadas traseiras. As lâmpadas laterais requerem lâmpadas W5W, R5W e todas as lâmpadas adicionais requerem R5W, P21/5W, W5W, C5W. Recomendamos lâmpadas H3, H4, H11, H15 para faróis de neblina. Você precisa verificar quais lâmpadas estão em seu carro.
O que determina a vida útil das lâmpadas?
As lâmpadas dos carros queimam, mas algumas queimam muito cedo. Em princípio, eles deveriam durar mais. Isto é influenciado por muitos fatores, alguns dos quais podemos eliminar. Como você instala a lâmpada? Se você tocá-lo durante a substituição, transferirá contaminantes para sua superfície. Você deve saber que suas mãos nunca estão perfeitamente limpas. Mesmo uma leve sujeira limita a dissipação de calor através do vidro da lâmpada. Tensão muito alta na instalação do veículo também resulta em redução da vida útil da lâmpada.
Se a tensão exceder o limite de 15 V para lâmpadas halógenas sensíveis, sua vida útil será reduzida em até 70%. Com as lâmpadas LED modernas, uma temperatura muito alta pode ser um problema. Os elementos delicados da caixa da lâmpada LED não são suficientemente resistentes a altas temperaturas. Escolha lâmpadas LED que tenham um design que promova a dissipação de calor. Choques e vibrações também são importantes para a durabilidade da lâmpada. Eles afetam diretamente o filamento.
Quais lâmpadas são uma boa escolha? Em que prestar atenção?
Lâmpadas de carro devem ter temperatura de cor adequada, marcada com a letra “K”. Quanto maior o seu valor, mais próxima a cor da luz está do amarelo, esta cor será obtida em aproximadamente 3000 K. Para iluminação de automóveis, é melhor escolher lâmpadas com temperatura de aproximadamente 4200 K. A luz emitida é branca e natural, por isso é mais adequado para dirigir independentemente das condições climáticas, estação e dia. Existem também lâmpadas mais azuis, com temperatura de cor de aproximadamente 6.000 K. Porém, não são legais. No entanto, você deve saber que essa luz cansa seus olhos muito mais rápido, por isso não funcionará bem ao dirigir distâncias mais longas.
Ao escolher lâmpadas de carro, preste atenção à sua durabilidade, ou seja, tempo de operação. As lâmpadas com brilho azul são menos duráveis e requerem substituição após menos tempo. Graças ao progresso tecnológico, hoje é possível produzir lâmpadas que emitem muito mais luz.
Lâmpadas de carro vale a pena comprar em conjuntos, assim outra lâmpada queimada não exigirá que você compre novamente. Você pode substituir a lâmpada mais rapidamente, quase imediatamente.
Instalação de lâmpada
Se uma lâmpada queimar, pode significar que a outra queimará em breve, por isso é recomendável substituí-las aos pares. No caso de lâmpadas halógenas novas, a instalação é muito simples. Retiramos a lâmpada usada e instalamos uma que esteja funcionando. No entanto, alguns modelos de automóveis exigirão um trabalho mais complicado. Às vezes, para trocar a lâmpada do farol, será necessário desmontar todo o farol, ou mesmo o para-choque e as tampas do motor. Como já mencionei, procure não tocar na lâmpada com os dedos, isso evitará contaminação e prolongará sua vida útil.
Vale ressaltar que o potencial da nova lâmpada só será aproveitado se o farol for mantido em bom estado. Portanto, certifique-se de que esteja limpo e proteja-o contra arranhões. É preciso saber que a eficiência dos faróis, a sua transparência e limpeza, aliadas a uma lâmpada de elevada qualidade, têm um impacto significativo na segurança rodoviária. A sujeira pode refratar a luz. De acordo com uma pesquisa da Fundação AAA para Segurança no Trânsito, uma camada de sujeira reduz a eficácia da iluminação rodoviária em até 90%.
Resumo
- As lâmpadas dos carros têm voltagem de 12 V.
- As lâmpadas automotivas H1 possuem um filamento e sua durabilidade é de aproximadamente 340 horas. As lâmpadas H3 têm menor fluxo luminoso. As lâmpadas automotivas H4 têm dois filamentos e funcionam até 700 horas. A lâmpada H7 distingue-se pela muito boa distribuição de luz.
- Instalamos lâmpadas halógenas H1, H2, H4, H7, H9, H11, H15, HB3 e HB4 ou xenon D2S, D2R, D1R nos faróis principais. Usamos lâmpadas P21W, PY21W, W5W, R5W para piscas e lâmpadas P21W, P21/5W para luzes traseiras. As luzes laterais utilizam lâmpadas W5W, R5W e as lâmpadas adicionais utilizam lâmpadas R5W, P21/5W, W5W, C5W.
- A melhor escolha seriam lâmpadas com temperatura de cor de aproximadamente 4200 K e fluxo luminoso aumentado.