Seu carro é uma máquina complexa, uma massa de peças de metal intrincadamente projetadas, todas se movendo como uma só para levá-lo aonde você precisa estar. Todas essas peças de metal esfregando umas nas outras podem criar muito desgaste, e é por isso que lubrificantes como óleo de motor são necessários para manter tudo se movendo suavemente. Você sabe que ele precisa de óleo de motor, mas de quanto óleo um carro precisa?
A resposta curta é “depende do seu carro”, mas isso não necessariamente esclarece as coisas. Vamos aprender um pouco mais sobre óleo de motor, o que ele faz e como você pode verificar seus níveis.
Por que o óleo é importante para um carro?
O óleo tem duas funções principais no seu carro: ele fornece lubrificação para reduzir o atrito entre as peças móveis e também ajuda a absorver calor, evitando que o motor superaqueça. Ambas as funções são cruciais para a saúde sustentada do seu carro. É por isso que garantir que você tenha o nível certo de óleo deve fazer parte de qualquer boa lista de verificação de manutenção do carro.
E se o nível do óleo estiver muito baixo?
Peças do motor, como válvulas e cames, precisam ser totalmente lubrificadas dentro de uma janela muito curta de ignição. Se o volume de óleo for muito baixo, pode levar muito tempo para chegar a essas peças cruciais. Isso pode aumentar o desgaste.
E se o nível do óleo estiver muito alto?
Se o nível do óleo estiver muito alto, há uma possibilidade de que ele fique aerado ao ser bombeado através das peças do motor, e o movimento de vai e vem de todas as peças apenas transforma o óleo em uma espuma. Isso pode reduzir sua eficiência como lubrificante, potencialmente causando desgaste no seu motor.
Descobrindo quanto óleo seu carro precisa
Como você pode ver, ter muito ou pouco óleo tem o potencial de causar sérios problemas para seu carro. No entanto, o volume exato de óleo que é “exatamente certo” para um carro tende a variar com base no carro. Motores diferentes requerem diferentes níveis de óleo, embora uma regra geral seja que motores maiores com mais cilindros consomem mais óleo.
Consultar o manual do proprietário é geralmente a maneira mais rápida de obter informações precisas sobre seu carro. Se isso não estiver disponível, você pode procurar as informações em um dos vários bancos de dados online. Embora você possa obter essas informações simplesmente inserindo informações básicas sobre a marca e o modelo do seu carro, usar o Número de Identificação do Veículo (VIN) do seu carro provavelmente lhe dará resultados mais precisos.
Seu carro pode vir equipado com uma vareta de óleo para ajudar você a estimar quanto óleo tem lá. Essa vareta normalmente tem duas linhas, uma indicando a quantidade mínima de óleo e a outra indicando a quantidade máxima que seu carro precisa para continuar operando com segurança.
Com que frequência você deve trocar o óleo?
Adicionar óleo ao seu carro não é algo que se faz de uma vez só. O óleo do motor se decompõe ao longo do tempo, mudando a viscosidade e se tornando menos eficiente na lubrificação e no resfriamento do motor. É por isso que trocar o óleo em intervalos regulares pode ser importante. A duração exata desses intervalos, no entanto, varia com base em algumas coisas diferentes.
A sabedoria convencional afirmava que o óleo deveria ser trocado a cada 3.000 milhas, mas isso era baseado em óleos mais antigos que não duravam tanto. Óleos modernos, particularmente óleos sintéticos, tendem a durar significativamente mais do que isso.
O manual do proprietário pode ser sua melhor fonte de informação para determinar a regularidade com que você precisa de uma troca de óleo. Ele pode até listar diferentes cenários que podem exigir um ajuste no cronograma de manutenção do seu carro, como direção frequente de paradas e arrancadas ou dirigir em climas extremamente quentes e empoeirados.
Resumindo
Então, quanto óleo um carro precisa? Como você vê agora, a resposta realmente depende do carro em si. Talvez a melhor resposta seja “a quantidade recomendada pelo fabricante”. Ficar muito abaixo ou acima dessa quantidade recomendada pode resultar em algumas consequências desagradáveis para seu motor. Aderir à recomendação do fabricante pode ajudar a manter seu motor funcionando em ótima forma.