Você já deixou as luzes da cabine do seu carro acesas acidentalmente durante a noite, apenas para descobrir que a bateria estava descarregada pela manhã? Isso acontece com os melhores de nós e, geralmente, tudo o que você precisa é de uma partida rápida para colocar seu carro de volta na estrada. Se você ainda estiver enfrentando problemas, no entanto, isso pode estar apontando para um problema com seu alternador — um componente que gera eletricidade para recarregar sua bateria enquanto você dirige. Entender e identificar a diferença entre a bateria e o alternador pode ajudar a economizar algum tempo (e talvez dinheiro) no mecânico. Veja como você pode identificar sinais de uma bateria de carro ruim em comparação ao alternador.
A diferença entre uma bateria de carro e um alternador
A bateria e o alternador do seu carro precisam funcionar em conjunto para manter seu carro na estrada. Primeiro, a bateria do seu carro usa sua energia armazenada para enviar o pico inicial de energia para ligar seu motor. Então, seu alternador entra em ação para servir como um gerador, obtendo energia mecânica do virabrequim do seu carro para carregar continuamente a bateria do seu carro e manter os sistemas elétricos do seu veículo funcionando totalmente.
Como saber se sua bateria ou alternador está ruim
A bateria do seu carro e o alternador ajudam a alimentar o sistema elétrico do seu carro e compartilham alguns sintomas comuns de falha. Isso pode dificultar o diagnóstico do problema, mas não impossibilitá-lo — especialmente se você entender como cada componente funciona individualmente.
Se seu carro está com dificuldade para ligar, normalmente é porque sua bateria não tem energia suficiente (ou nenhuma) para dar a partida no motor. Se você sabe como as baterias de carro funcionam, você já deve saber que elas tendem a se deteriorar depois de alguns anos, e pode ser o caso de que esteja na hora de uma substituição. No entanto, se seu carro liga bem, mas depois tem dificuldade para continuar ligado, os sinais podem estar apontando para possíveis malfuncionamentos do alternador. Aqui estão alguns outros sinais que podem ajudar você a distinguir entre uma bateria ruim e um alternador ruim:
Sinais de uma bateria de carro ruim
Problemas relacionados à bateria tendem a aparecer repentinamente, com sintomas comuns, incluindo:
- Incapacidade de dar partida no carro, o que pode ser acompanhado por sons de “clique” ao girar a chave.
- Mau funcionamento de acessórios elétricos, como dificuldade para ajustar o assento elétrico, que pode ser causado por uma bateria com baixo desempenho.
- A luz de “verificação do motor” está acesa no painel.
- Um cheiro forte de ovos podres, que pode indicar corrosão da bateria.
Sinais de um alternador ruim
Alternadores com defeito tendem a mostrar sintomas mais lentamente em comparação a uma bateria ruim. Sinais de um alternador ruim podem incluir:
- Luzes fracas que aumentam de intensidade quando você acelera, o que pode indicar que o alternador não está funcionando corretamente sem potência extra do motor.
- Ranger, chiar ou outros ruídos altos vindos do seu motor.
- O cheiro de borracha queimada, que pode ser resultado de uma correia do alternador desgastada.
Solução de problemas de bateria ruim vs. alternador ruim
Se você estiver enfrentando problemas com seu carro (elétricos ou não), geralmente é melhor levá-lo a um mecânico que possa diagnosticar e consertar o problema profissionalmente. Dito isso, você pode conseguir fazer alguma solução básica de problemas elétricos do seu carro em casa, dando partida no carro e observando como ele reage.
Veja como:
- Primeiro, é melhor calçar um par de luvas isolantes que ajudam a minimizar possíveis ferimentos causados por faíscas voadoras. Em seguida, você vai querer conectar cuidadosamente um conjunto de cabos de ligação da bateria do seu carro a um carregador de bateria externo ou a uma bateria saudável em outro carro. Se você estiver usando outro veículo, é mais seguro deixá-lo desligado enquanto conecta os cabos. O mesmo se aplica a carregadores externos ou baterias (se eles tiverem um interruptor liga/desliga).
- Depois que os cabos estiverem conectados com segurança em ambos os lados, é hora de ligar a energia. Se estiver usando um carregador externo, certifique-se de que ele esteja ligado. Se estiver usando outro carro, ligue-o. Aguarde alguns instantes para que a bateria do seu carro carregue e, em seguida, ligue-o.
- Por fim, desligue sua fonte de carregamento (seja um carregador externo ou outro carro) e remova os cabos de ligação de ambas as extremidades enquanto usa suas luvas isolantes. Deixe seu carro funcionando em marcha lenta por trinta minutos a uma hora.
- Se o seu motor continuar funcionando, pode ser que a bateria do seu carro esteja simplesmente descarregada e precise de energia.
- Se o motor ligar e morrer logo depois, o alternador pode não estar mantendo a bateria suficientemente carregada e pode ser o culpado.
Você pode dirigir com sintomas de bateria ou alternador ruins?
Normalmente não é aconselhável dirigir quando você perceber sinais de um componente elétrico defeituoso, pois você pode ficar em uma posição vulnerável se seu carro falhar na estrada.
Dito isso, se sua bateria não tiver mais do que alguns anos e foi drenada acidentalmente por algo como as luzes internas terem sido deixadas acesas durante a noite, provavelmente ela só precisa de um salto e recarga. Se o problema estiver no seu alternador, no entanto, é possível que você consiga dirigir alguns quilômetros antes que a bateria seja drenada. Em ambos os casos, pode ser melhor levar seu carro a um mecânico de confiança para consertar o problema profissionalmente o mais rápido possível.
Como consertar uma bateria ou alternador ruim
Se o problema for uma bateria ruim, você pode comprar uma nova em uma loja de autopeças que pode substituir a bateria para você como parte da compra. Se o problema for seu alternador, ou você não conseguir encontrar uma loja de autopeças para substituir sua bateria para você, sua melhor aposta pode ser levá-la ao seu mecânico local para uma substituição.
Resumindo
Diagnosticar problemas elétricos com seu carro pode ser complicado, mas uma vez que você conhece os sinais de uma bateria ruim vs. alternador, pode ser um pouco mais fácil de farejar. Se tudo o que você precisa é de uma substituição de bateria, você pode estar na fila para uma correção relativamente simples. No entanto, problemas com o carro podem atrapalhar a agenda de qualquer pessoa — para manter seu carro em forma confiável, é melhor ficar em cima de sua agenda de manutenção e levar seu carro a um profissional quando for hora de reparos.