Pode parecer que a soldadura é uma actividade reservada apenas aos metais. No entanto, acontece que os plásticos também podem ser unidos desta forma, utilizando dispositivos especiais. Este tipo de reparo é frequentemente utilizado na indústria automotiva. Portanto, se por algum motivo você danificou o pára-choque, o arco da roda ou outro elemento plástico do seu carro, não há motivo para se preocupar – esses defeitos podem ser reparados sem a compra de um novo elemento de reposição.
Neste artigo você aprenderá:
- O que é soldagem de plástico;
- como preparar um elemento para soldagem;
- como soldar plástico;
- como renovar de forma abrangente um elemento de plástico soldado.
Quais peças plásticas do carro podem ser soldadas?
Soldagem, ou realmente soldagem, aplica-se à maioria dos plásticos. Antes de iniciar o reparo, você precisa descobrir de que tipo de plástico é feito o elemento danificado. Isso geralmente é visível em um local escondido, como a parte inferior do para-choque. Na indústria automotiva, o material mais utilizado é o ABS.
Como cada plástico possui propriedades diferentes, a solda e a temperatura de soldagem devem ser selecionadas de forma adequada ao material.
Quais dispositivos existem para soldar plástico?
Grampeador quente
Este é um grampeador para plástico. É usado para incorporar grampos de metal no material para fortalecê-lo no ponto de conexão. Este dispositivo não é necessário, mas é muito útil.
Máquina de solda de plástico
Você pode comprá-lo por várias centenas de zlotys e é uma boa ideia comprar um conjunto de soldas para vários plásticos.
Ferro de soldar
Em situações críticas, se você estiver muito desesperado, poderá usar um ferro de soldar para soldar plástico. Porém, não espere uma articulação estética, este é um bom método em momentos de desespero.
Pistola de calor
Se conseguir direcionar o fluxo de ar da pistola de ar quente para o elemento unido e a solda, o funcionamento será semelhante ao proveniente da máquina de soldar. A diferença está na regulação da temperatura – a pistola de ar quente é muito limitada e imprecisa neste aspecto, o que pode ser um obstáculo na soldagem de elementos que deveriam ter uma boa aparência.
Como soldar plástico?
Ao soldar plástico, proceda da seguinte forma:
- Limpe a área de conexão – deve estar desengordurado e isento de sujidade.
- Lixe a área de soldagemvocê pode até fazer um pequeno recesso para tornar a junta mais durável e profunda.
- Ligue o grampeador a quente e ajuste a temperatura do dispositivo para que os grampos derretam no plástico, mas não o queimem.
- Prenda um grampo de metal com plástico no grampeador a quente e coloque-o na junção das superfícies unidas. Espere um momento, pressionando levemente até que o grampo afunde no plástico. Isto fortalecerá a superfície de união.
- Corte os fios deixados pelos grampos que se projetam acima da superfície do elemento a ser reparado.
As etapas 3 a 5 podem ser ignoradas e ir direto para a soldagem, mas o uso de grampos de aço certamente fortalecerá o elemento. Então você pode prosseguir para a soldagem propriamente dita:
- Selecione o metal de adição de acordo com o tipo de plástico a ser soldado.
- Ligue o soldador de plástico.
- Desengordure a superfície colada.
- Direcione o bico de aquecimento da máquina de soldar para a junta e aplique o metal de adição em um ângulo de 45°. Espere até que ambos comecem a derreter.
- Mova o ligante lentamente sobre a superfície de união, certificando-se de que os elementos derretam ligeiramente.
- Corte o excesso de solda.
- Esmerilhe a solda, verificando se está soldada permanentemente.
Soldar plástico é difícil?
Soldagem plástico Não é difícil, requer alguma prática. Tenha cuidado para não se queimar. É melhor fazer isso em uma sala bem ventilada, pois a fumaça do plástico pode ser venenosa.Quais cosméticos são úteis após a soldagem de elementos plásticos?
Se você soldou algo atraente, como o para-choque de um carro, trabalhe na estética da solda. Você pode corrigir eventuais imperfeições com lixa e massa.
- Compre especial massa de plástico. É flexível após a secagem, por isso não racha.
- Lixe a superfície de solda o mais suavemente possível.
- Limpe e desengordure o elemento.
- Misture a massa com o endurecedor de acordo com as proporções recomendadas pelo fabricante até obter uma massa homogênea e de cor única.
- Aplicar massa na junta e espalhar suavemente com espátula, com uma ligeira margem.
- Depois de secar lixe a massa com lixa, começando com grão 100 e terminando com grão 1000-2000dependendo do efeito que você planeja alcançar. Após cada etapa de lixamento, mude o papel para 200, depois 400, 600, 800 e finalmente 1000. Quanto maior a classificação do papel, mais lisa será a superfície.
- Pinte o elementoa, ou faça você mesmo, se puder.
Viva! Você acabou de economizar centenas de zlotys em reparos pára-choque. Se não estava envernizado, agora você pode tratá-lo com uma tinta preta especial. Outra opção é aplicar spray para pára-choques o que dará ao elemento uma cor preta profunda.