Teoricamente, substituir uma lâmpada num carro não deveria causar problemas. Na prática, nem sempre esta é uma atividade simples e rápida. Então, como escolher e substituir as lâmpadas do carro?
Como você deve substituir uma lâmpada em um carro?
Especialmente em modelos de automóveis mais antigos, a substituição de lâmpadas geralmente não é complicada. Ao se perguntar como substituir uma lâmpada do seu carro, basta seguir as instruções do livro de serviço.
Você pode substituí-lo sozinho lâmpadas halógenas (incluindo H1, H2, H3, H4). É importante substituí-los com luvas de algodão. A bolha não deve ser tocada com os dedos. Eles deixam uma marca de gordura, que faz com que o vidro fique opaco e a própria lâmpada queime.
Também é importante substituir as lâmpadas aos pares. Substituir a fonte de luz em apenas um farol fará com que o outro brilhe com menos eficiência. O elemento luminoso do segundo farol pode queimar a qualquer momento.
É diferente quando se trata de um carro mais novo, fabricado nos últimos 10-15 anos, que utiliza na maioria das vezes lâmpadas H7. Depois precisamos desmontar vários elementos adicionais (por exemplo, filtro de ar e bateria). A troca dos chamados xenônio. As lâmpadas de xenônio instaladas em carros mais novos não usam filamento. Em vez disso, os refletores da fonte luminosa de descarga devem possuir conversores de potência e ajuste automático da posição da luz.
É ainda mais difícil conseguir um substituto lâmpadas em carros novos equipados com luzes LIDERADO. Por exemplo, trocar você mesmo uma lâmpada de um Audi no showroom é absolutamente impossível. O problema está na estrutura compacta do compartimento do motor, assim como na própria estrutura do farol.
Essas estruturas são frequentemente abertas e fechadas usando chaves especializadas não padronizadas. Portanto, ao comprar um carro novo, você deve estar ciente de que a troca da lâmpada do Astra, Passat, Peugeot, Audi e outros modelos modernos deve ser feita em uma oficina. Isto se aplica à substituição da lâmpada de estacionamento e dos médios e máximos.
Substituir uma lâmpada – sozinho ou por um mecânico?
Você pode substituir, entre outros, lâmpadas halógenas. Substituir uma lâmpada H7 e outras fontes de luz halógena não é difícil. Basta seguir o folheto de serviço. Essa substituição pode ser feita no quintal, na garagem ou até na estrada. Portanto, você deve se equipar com um prático para o caso conjunto de lâmpadas.
Você também pode trocar pessoalmente lâmpadas auxiliares W/P/R usado em piscas, interior da cabine e luzes de presença. Substituir a lâmpada da placa não é um problema. Também será possível substituir a lâmpada traseira.
Obviamente, se você não tiver conhecimento e experiência suficientes, os modelos halógenos também precisarão ser substituídos em uma oficina. Ao substituí-los, não exagere na força. O não cumprimento das precauções pode resultar na deformação dos elementos do farol (incluindo o pino metálico que segura a lâmpada no farol baixo), que precisarão ser substituídos.
Definitivamente, você deve contar com a ajuda de especialistas ao substituir a lâmpada no novo Passat, Audi e outros carros novos com iluminação LED. Se o carro estiver na garantia, é melhor substituir a lâmpada em um revendedor autorizado ou em um centro de serviço independente.
Porém, ele deve utilizar lâmpadas que atendam às exigências do fabricante. Para não perder a garantia, também é necessária documentação do trabalho realizado. O custo de substituição de uma lâmpada geralmente varia de várias a várias dezenas de zlotys. Sua substituição é, portanto, mais barata que o custo regeneração de faróis.
Quando você deve substituir uma lâmpada em seu carro?
As lâmpadas aquecem até temperaturas acima de 3.000 graus Celsius e podem queimar quando você menos espera. Sua durabilidade depende de muitos fatores, incluindo: tipo de lâmpadas: :
- lâmpadas halógenas – até 1.000 horas (por exemplo, H7 – aprox. 500 horas, H4 – aprox. 900 horas),
- lâmpadas de xenônio – de 2.500 a 3.000 horas,
- Lâmpadas LED – mais de 40.000 horas.
De acordo com as recomendações dos mecânicos, as lâmpadas halógenas devem ser substituídas uma vez por ano. O intervalo de substituição das lâmpadas de xenônio é de 2 anos e das lâmpadas LED de maior durabilidade – 10 anos. É claro que, na maioria das vezes, os motoristas decidem substituir as lâmpadas somente depois que elas queimam, embora uma perda repentina de iluminação represente um perigo na estrada. Além disso, também poderá resultar na retenção do certificado de registro.
Como escolher a lâmpada certa para o seu carro?
O critério mais importante para a seleção das lâmpadas é a sua finalidade (por exemplo, para faróis, luzes direcionais, luzes traseiras, luzes laterais, luzes de marcação, luzes auxiliares, faróis de nevoeiro).
Independentemente do tipo de lâmpadas, na hora de escolhê-las deve-se sempre levar em consideração a qualidade dos produtos. Os melhores modelos são de fabricantes de marcas (incluindo Philips, Osram, Bosch). Eles são caracterizados por uma vida útil mais longa do que os substitutos chineses mais baratos.
A durabilidade de uma lâmpada é determinada por dois parâmetros:
- B3 – tempo após o qual 3% queima. lâmpadas de um determinado modelo;
- Tc – tempo após o qual 63,2% queima. lâmpadas de um determinado modelo.
Fundamentalmente, quanto maior for a vida útil das lâmpadas, menor será a sua eficácia e vice-versa. Portanto, ao selecionar lâmpadas, você pode prestar atenção ao local de uso (por exemplo, ao dirigir frequentemente fora da cidade, use lâmpadas com maior eficiência e menor durabilidade; use produtos com menor eficiência e maior durabilidade ao operar o carro principalmente em condições urbanas) .
Outro fator é a tensão na instalação elétrica. A durabilidade das lâmpadas é calculada a uma tensão de 13,2 V. Enquanto isso, no sistema elétrico do carro, a tensão é de 13,8-14,4 V. Um aumento na tensão encurta a vida útil da lâmpada.
Substituição de uma lâmpada e regulamentos rodoviários
Ao substituir as lâmpadas por conta própria, você também deve prestar atenção aos regulamentos. Em primeiro lugar, é proibido modificar lâmpadas originais e utilizar fontes não homologadas luzes no carro. Os regulamentos também se aplicam a luzes individuais:
- semáforos rodoviários – proibição de utilização de faróis sem homologação;
- faróis baixos – proibição de utilização de fonte luminosa de descarga (xenônio) em lugar de lâmpada halógena;
- luzes diurnas – proibição de instalação no farol;
- faróis de nevoeiro – é proibida a conversão para luzes diurnas;
- luzes de presença traseiras – proibição da utilização de lâmpadas LED.
Resumindo, se for um carro antigo com lâmpadas halógenas, substituí-las não precisa ser difícil. Quanto mais novo o veículo, mais complicada e às vezes até impossível se torna a operação. Portanto, se for um Audi, Passat ou Peugeot novo, a substituição da lâmpada deve ser feita num centro de serviço autorizado ou numa oficina independente.