O óleo do motor é um dos fluidos mais importantes do seu carro. É responsável pela lubrificação e redução do atrito entre os elementos individuais do motor, bem como pelo resfriamento e vedação da unidade. Trocar o óleo regularmente aumentará a vida útil do motor. Como trocar o óleo você mesmo e a quais parâmetros do fluido você deve prestar atenção?
Com que frequência o óleo do motor deve ser trocado?
Informações sobre quanto substituir óleo de motor devemos encontrá-lo no livro de serviço do carro. Porém, vale levar em consideração não só as recomendações do fabricante, mas também a forma como utilizamos o veículo.
Como é o uso típico de um carro? O padrão, em muitos casos, são percursos curtos na cidade e paradas em engarrafamentos, intercalados de tempos em tempos com percursos mais longos e condução mais dinâmica. Se o veículo for utilizado desta forma, o óleo do motor deverá ser trocado aproximadamente a cada 8.000 – 10.000 km.
Se o carro estiver sujeito a cargas maiores, por exemplo, quando o conduzimos em pista ou fora de estrada, o intervalo entre as substituições pode ser reduzido para aproximadamente 5.000 km. Porém, se o carro costuma percorrer distâncias mais longas ou o sistema de lubrificação tiver grande capacidade (no caso de motores maiores), a quilometragem pode ser um pouco superior à padrão, por exemplo, aproximadamente 15.000 km. É melhor simplesmente trocar o óleo todos os anos durante uma inspeção, que também inclui a substituição dos filtros de óleo, ar e cabine.
Qual óleo de motor devo escolher?
Como escolher o óleo do motor? A maneira mais fácil é seguir as recomendações do fabricante, desde que não haja perdas significativas de fluido entre as trocas.
Os óleos são divididos em sintéticos (os mais raros), semissintéticos e minerais (os mais espessos). Os melhores parâmetros de proteção, mesmo em temperaturas operacionais mais baixas, são fornecidos pelos sintéticos.
No caso de carros mais antigos, você pode considerar o uso de óleo semissintético. É menos invasivo que os sintéticos, que possuem fortes propriedades de limpeza. Num motor com elevada quilometragem, pode eliminar depósitos, contribuir para fugas ou obstruir canais de óleo.
Se tivermos um carro com quilometragem maior e decidirmos trocar o tipo de óleo, devemos seguir uma regra importante. Mudamos do óleo mais fino para o mais espesso.
Mudança de óleo – sozinho ou numa oficina?
Substituir o óleo do motor não é uma tarefa particularmente complicada. A maneira mais fácil será simplesmente levar o carro a um centro de serviço que cuidará dele para nós. Esta é uma boa solução se não tivermos condições adequadas ou experiência com mecânica.
Quando trocar o óleo você mesmo? Por exemplo, quando atualmente não podemos utilizar os serviços de uma oficina em que confiamos. Esta também pode ser uma boa opção se quisermos poupar um pouco ou não quisermos levar o carro ao centro de serviço durante a maior parte do dia. É melhor trocar o óleo você mesmo quando tiver condições adequadas, por exemplo, acesso a uma garagem com canal.

Troca de óleo na oficina
Quanto custa uma troca de óleo do motor?
A troca do óleo do motor é uma das atividades de manutenção mais baratas. Existem vários aspectos a ter em conta que afectam o valor final.
Primeiro, precisamos comprar o próprio petróleo. Verificamos o manual do proprietário do carro para ver de quanto precisaremos. Normalmente são cerca de 5 litros. Para uma lata com esta quantidade de óleo, pagaremos cerca de PLN 70 a cerca de PLN 150 – dependendo do fabricante e da classe do óleo. Além disso, há o preço do filtro de óleo. Na maioria das vezes, o custo deste elemento é de 20-40 PLN.
Caso não tenhamos rampa ou canal à nossa disposição, podemos recorrer a uma oficina de autoatendimento. O preço por hora de uso é de aproximadamente PLN 30-50.
Quanto custa uma troca de óleo? As despesas deverão ascender a 150-200 PLN. Serão um pouco mais altos se formos a um workshop. A taxa para este serviço pode variar muito. Devemos pagar aproximadamente PLN 50-100 pela mão-de-obra. Se decidirmos utilizar o serviço, normalmente não precisamos comprar óleo ou filtrar nós mesmos. A oficina deverá ter óleo de um barril grande e importará o filtro adequado de um atacadista. Obviamente, o preço do óleo e do filtro será adicionado ao preço de todo o serviço.
Troca de óleo – o que precisa ser preparado?
Como antes de qualquer operação de serviço, vale a pena recolher os acessórios necessários para a troca de óleo. Em primeiro lugar, devemos cuidar da segurança. É uma boa ideia investir luvas de trabalhoque protegerá nossas mãos.
Além disso, você pode achar útil funil com filtro graças ao qual as impurezas não entrarão no óleo novo.


Trocar o óleo você mesmo – como fazer?
Se quisermos mudar o óleo nós próprios, será mais cómodo fazê-lo numa garagem com canal, ou numa entrada de automóveis ou num elevador que nos dê acesso à parte inferior do carro. Lembramos de proteger o carro contra o deslocamento. O veículo deve ser colocado numa superfície o mais plana possível. É bom que o motor esteja quente, mas não quente. O óleo com temperatura mais alta será mais fino e drenará da unidade de acionamento mais rapidamente em comparação com o óleo frio.
Passo 1
Quando o carro estiver na posição correta, travado e o motor desligado, podemos começar a trocar o óleo. Coloque um recipiente para o líquido sob o cárter, de preferência um pouco maior que a quantidade esperada de óleo, para que não vaze durante o vazamento.
Etapa 2
Desparafusamos o bujão de drenagem da panela, mas não o removemos imediatamente. Pressionamos até ter certeza de que não gruda no fio e só então o retiramos com um movimento decisivo. Assim evitaremos molhar os dedos e que o parafuso caia no recipiente do óleo.
Etapa 3
Esperamos até que o óleo escoe. Vamos levar em conta que no início pode fluir mais rápido e em um ângulo diferente do final. Também desparafusamos o filtro de óleo. O líquido também pode vazar por baixo dele.
Etapa 4
Lubrifique a junta do novo filtro com óleo novo. Aperte com muita força, de preferência com a mão, tomando cuidado para não danificar a vedação.
Etapa 5
Aparafuse o bujão de drenagem. Podemos pensar em usar um novo ou substituir o lacre da tampa.
Etapa 6
Começamos a derramar óleo novo. Despejamos um pouco menos do que o fabricante recomenda, por exemplo, 4 litros em vez de 4,5. Esperamos alguns minutos e deixamos o óleo se espalhar pelo motor.
Etapa 7
Verificamos o nível do óleo e completamos se necessário. Podemos ligar o motor por alguns minutos para funcionar em baixas velocidades. Desligamos o motor e após cerca de 5 minutos verificamos novamente o nível do líquido. Também verificamos se a luz do óleo do motor apaga rapidamente. Caso contrário, pode acontecer que o filtro esteja com defeito.
Também nos certificamos constantemente de que não haja vazamentos por baixo da tampa. Lembre-se de que o óleo de motor usado não pode ser despejado na rede de esgoto. Não só é prejudicial ao meio ambiente, mas também é ilegal. Enviamos óleo velho para uma usina de reciclagem.

Trocando o óleo você mesmo
Mitos sobre a troca de óleo do motor
Um dos mitos frequentemente recorrentes sobre o óleo do motor é que ele não precisa ser trocado ou pode ser feito muito raramente se usarmos o carro ocasionalmente. Isso não é verdade.
O óleo não é consumido apenas durante o trabalho. Com o tempo, simplesmente envelhece e perde suas propriedades originais. Portanto, não importa como você usa seu carro, é recomendável substituí-lo todos os anos.
Também podemos adicionar óleo ao motor diferente daquele que já está nele. Não precisa ser exatamente o mesmo fluido do mesmo fabricante. Porém, há uma condição importante: deve ser óleo com os mesmos parâmetros. Por exemplo: adicione apenas 5W-40 sintético ao 5W-40 sintético.