A vaselina técnica é uma substância bastante espessa e transparente obtida pelo refino do petróleo bruto. É uma mistura de hidrocarbonetos parafínicos e é amplamente utilizado em tecnologia, principalmente na indústria automotiva. Vale a pena ter um tubo de vaselina na oficina ou no kit veicular. Aqui estão seus usos mais populares.
Com o artigo abaixo você aprenderá:
- O que é vaselina, de onde vem e quais são suas propriedades?
- Como a vaselina afeta a borracha;
- Qual é a utilidade da vaselina técnica?
- Quais produtos devem ser usados no lugar da vaselina.
O que é vaselina técnica?
O nome deste produto vem da marca americana Vaseline, que patenteou esta substância em 1870. Não há muitas diferenças entre a vaselina cosmética e a técnica, exceto que a primeira é purificada – daí a sua cor mais clara e muitas vezes transparente. Para aplicações em oficinas, tais agentes estéreis não são necessários. A vaselina técnica pode irritar a pele devido às impurezas nele dissolvidas.
Quais são os tipos de vaselina técnica?
Dependendo da composição, vaselina técnica também pode ser de baixo ou alto ponto de fusão (35-45 °C ou 36-60 °C respectivamente).Geralmente é aqui que termina a divisão desta substância. Quaisquer outras notas, por exemplo, especificando o uso ou a natureza livre de ácido, são apenas um truque de marketing.
A vaselina técnica destrói a borracha?
Sim, A vaselina é agressiva com a borracha natural e leva à sua decomposição. O mesmo se aplica a todas as outras substâncias petrolíferas e óleos minerais – todos eles destroem a borracha natural. Porém, é preciso saber que atualmente grande parte das vedações utilizadas na indústria automotiva são feitas de borracha artificial – embora ela tenha propriedades semelhantes às da borracha natural, na verdade é uma substância diferente. A maioria dos plásticos utilizados na indústria automóvel são, até certo ponto, resistentes a óleos e produtos petrolíferos. Portanto, por ex. A vaselina não danificará as vedações do motor e da transmissão ou do sistema de combustível porque são resistentes ao óleo.
É claro que nem todos os elementos de borracha de um carro serão resistentes ao óleo – por exemplo, os tubos do sistema de refrigeração se decompõem rapidamente devido à ação de produtos petrolíferos. No entanto, a vaselina técnica não tem um efeito tão prejudicial sobre eles como o óleo do motor. Pode, portanto, ser utilizado para facilitar a instalação de mangueiras que vão até o radiador ou motor.
Da mesma forma, a vaselina técnica não deve causar estragos no caso selos de porta – isso o ajudará a evitar o problema de congelamento no inverno. No entanto, esta solução tem uma desvantagem significativa – a vaselina técnica não seca e não penetra na superfície, por isso você pode se sujar ao entrar e sair do carro. Manchado com isso o estofamento do carro definitivamente precisará ser lavado.
Qual é o substituto da vaselina técnica?
Existem vários substitutos da vaselina técnica para diversos fins. Os mais populares incluem:
Graxa de silicone
É um lubrificante não à base de petróleo, por isso é seguro para plásticos, incluindo borracha, bem como para couro, etc.. Perfeito para lubrificar vedações em instalações sanitárias, bem como elementos de suspensão de borracha em veículos. Você também pode usá-lo para reduzir o atrito em mecanismos que operam sob cargas leves, por exemplo, teto solar, atuadores de teto solar e capô, espelhos elétricos, etc.
Spray lubrificante seco
Esta é outra preparação universal para proteção de superfícies metálicas e plásticas. Uma característica deste produto é que ele seca após a aplicação, mantendo as propriedades de redução de atrito. Você pode utilizá-lo em locais expostos, por exemplo, ao contato com roupas. Adequado para fixar correntes ciclismo dobradiças e fechaduras nas portas. Não deixa sujeira.
Preparação para manutenção de selos
Inverno invista em um dedicado preservativo de vedação pode ser aplicado tanto em spray quanto em bastão. É seguro para borracha e não manchanão deixa marcas de gordura e é eficaz protegerá a porta do congelamento.
Spray para manutenção de contatos elétricos
Em vez de vaselina para proteger conexões elétricas, por exemplo, terminais de bateria, você pode usar preparações específicas para proteger elementos eletricamente condutores. São aplicados em spray, o que permite chegar a locais de difícil acesso. Esta é uma solução ideal para proteger as fichas contra manchas – conectores de lâmpadas de automóveis, fichas de sensores localizados no chassis (por exemplo, ABS), etc.
Graxa dielétrica
Assim como a vaselina, é um isolante, mas ao contrário dela, possui um alto ponto de fusão. É, portanto, ideal para proteger conexões elétricas em instalações.
O que pode ser lubrificado com vaselina técnica?
Além de suas excelentes propriedades para reduzir o atrito em mecanismos que operam sob cargas leves, a vaselina é ideal para proteger os terminais da bateria contra umidade contatos dos cabos de aterramento da carroceria e do motor e plugues de luz. Em primeiro lugar, a vaselina técnica não conduz eletricidade, por isso use-a com moderação em tais aplicações.A vaselina técnica sem ácido não funciona apenas em aplicações automotivas – vale a pena ter um tubo dela em casa para lubrificar dobradiças ou fechaduras de portas, guias gavetas etc. um amigo de todos os entusiastas de DIY e entusiastas de carros.