Substituir o vidro de um carro não é apenas uma questão de estética, mas acima de tudo de segurança. Os danos no pára-brisas podem ter consequências graves na integridade estrutural do veículo e no funcionamento dos sistemas de segurança, como os airbags. É por isso que é tão importante que o processo de substituição do vidro seja realizado de acordo com os mais elevados padrões.
Felizmente, substituir uma janela de carro é um processo que pode ser facilmente realizado por serviços mecânicos, de carroceria e de pintura com o conhecimento e as ferramentas adequadas. Cada vez com mais frequência, os motoristas podem reparar ou substituir o pára-brisa em uma oficina onde realizam pequenos reparos ou inspeções periódicas em seu carro. Graças à oferta Inter Cars, o serviço avança cada vez mais rapidamente para os serviços de reparação de qualquer tipo de avaria automóvel. Como é o processo de substituição do vidro e onde você pode utilizar esse serviço? Vamos verificar!
Neste artigo você aprenderá, entre outros:
Por que você precisa substituir ou consertar o para-brisa do seu carro?
O para-brisa desempenha um papel fundamental para garantir a segurança do motorista e dos passageiros. Embora à primeira vista possa parecer que se trata apenas de um elemento de proteção contra o vento e a precipitação, na verdade as suas funções são muito mais complexas.
O vidro danificado não tem mais resistência e, portanto, o airbag do motorista ou do passageiro pode não disparar corretamente. Em caso de colisão, o airbag repousa sobre o vidro e só funcionará corretamente se o vidro tiver resistência e não estiver danificado. Caso contrário, mesmo que exista apenas uma proverbial “aranha” no pára-brisas, esta não proporciona um suporte seguro para os airbags, o que consequentemente expõe todos os passageiros ao perigo.
Além disso Dirigir com o pára-brisa danificado pode resultar na retenção do seu certificado de registro durante uma verificação policial de rotina. Os postos de inspeção veicular também ficam atentos a isso e não prorrogarão sua inspeção técnica se o para-brisa apresentar rachadura ou não atender aos padrões de qualidade.
Além do mais, mesmo pequenas rachaduras ou lascas no vidro podem afetar significativamente a visibilidade do motorista. Os raios solares podem ser refratados em um para-brisa rachado, causando cegueira, e danos ao campo de visão podem dificultar a avaliação correta da situação na estrada.
Quando você deve substituir o para-brisa do seu carro?
Você já sabe que o vidro do carro, embora pareça ser apenas um elemento da carroceria, desempenha um papel fundamental para garantir a segurança do veículo. A troca do para-brisa torna-se necessária em diversos casos que vale a pena conhecer para não expor você e seus passageiros a riscos desnecessários.
Rachaduras e danos – o motivo mais comum para a substituição do vidro são rachaduras ou lascas que podem resultar do impacto em uma pedra ou outro objeto duro. Mesmo danos menores, como os chamados as vasinhos podem aumentar com o tempo, enfraquecendo a estrutura do vidro e afetando sua resistência. Se as fissuras estiverem no campo de visão do motorista, também podem causar sérios problemas de visibilidade.
Problemas de montagem – se o vidro foi substituído no passado e foi instalado incorretamente, podem ocorrer problemas como vazamentos ou ruídos. A instalação inadequada pode causar mais danos e perda das propriedades isolantes do vidro, o que, a longo prazo, pode afetar o conforto e a segurança da condução.
Danos estruturais – em caso de danos mais graves, como amassados, arranhões profundos em toda a superfície do vidro ou danos em sua estrutura, torna-se necessária a substituição. Tais danos podem afetar negativamente a estabilidade da estrutura do veículo, bem como o funcionamento dos sistemas de segurança, incluindo os airbags.
Substituir o pára-brisas – uma tarefa cada vez mais fácil?
Embora muitas vezes subestimado, o para-brisa do carro é um elemento-chave da carroceria, comparável em importância às zonas de deformação controladas. A sua qualidade tem impacto direto na segurança de condução, por isso é tão importante instalar apenas produtos de primeira qualidade. É por isso que a loja Motointegrator oferece vidros apenas de fornecedores comprovados, como a Inter Cars.
Os vidros dos automóveis evoluíram muito nos últimos anos, mas a sua instalação está cada vez mais fácil. Os fabricantes de automóveis não usam mais um grande número de vedações ou faixas ao redor dos pára-brisas, e muitas vezes você não verá mais nenhum elemento decorativo de borracha em veículos novos. Mesmo que os engenheiros tenham constatado tal necessidade, as vedações de drenagem de água ou faixas decorativas já estão integradas ao novo vidro, não sendo necessário desmontar e instalar esses elementos separadamente.
Devido a essas mudanças, atualmente o serviço de troca de vidros muitas vezes envolve apenas desmontar o para-brisa e limpadores, cortar os vidros antigos, retirar os restos de cola antiga da borda da carroceria, preparar o substrato e colar os vidros novos. Todo o serviço não deve demorar mais de uma horae vidro, bem como ferramentas para substituição e produtos químicos de montagem estão facilmente disponíveis na oferta Inter Cars.
Substituindo o para-brisa de um carro passo a passo
Substituir o para-brisa de um carro é uma tarefa que requer precisão, ferramentas apropriadas e experiência. Embora teoricamente você possa fazer isso sozinho, lembre-se de que é um elemento chave que afeta a segurança do veículo. Aqui estão as etapas a seguir ao substituir o pára-brisa.
- Primeiro, é necessário desmontar elementos adicionais. Remova as guarnições, vedações, limpadores e outras peças de acordo com as instruções do fabricante do carro para permitir o acesso ao vidro.
- Usando arame especializado ou ferramentas de autodesmontagem, corte com precisão o vidro antigo do corpo.
- Remova com cuidado o vidro danificado e coloque-o em local seguro.
- Corte o cordão de cola restante com 0,5-2 mm de altura, deixando uma superfície plana para aplicação de nova cola.
- Limpe bem as partes da carroceria onde será aplicada a cola e lave o novo para-brisa, prestando atenção especial à parte colada.
- Se houver corrosão na carroceria, remova-a e limpe bem a superfície. A borda da carroceria onde você cola o novo vidro deve estar limpa, seca e livre de poeira, óleo ou outros contaminantes.
- Selecione o tipo apropriado de cola e aplique-o no vidro ajustando a pistola ou espremedor em um ângulo de 80-90 graus. Faça um caminho contínuo de cola, evitando quebras.
- Imediatamente após a aplicação da cola, encaixe o novo vidro no corpo utilizando as ventosas. Se necessário, corrija a posição do vidro, fixando-o com fitas especiais até a cola secar.
Substituição do para-brisa? Deixe isso para os especialistas!
Embora possa parecer que substituir um pára-brisa seja uma tarefa simples, requer certas habilidades. Além do mais, a instalação incorreta de um novo para-brisa não é apenas uma questão estética, mas acima de tudo, de segurança do motorista e dos passageiros.
Um pára-brisa de carro instalado incorretamente pode ter certas consequências. Em tal situação, você está exposto, entre outros:
- vazamentos e assobios enquanto dirige – especialmente perceptível em velocidades mais altas;
- vazamentos – causar ferrugem na carroceria, destruição da vedação e alagamento do veículo;
- problemas com o sistema de aquecimento – evaporação incorreta e dificuldades na regulação da temperatura na cabine;
- enrijecimento impróprio de todo o corpo o que pode quebrar o vidro;
- problemas com a implantação adequada do airbag em caso de colisão.
Além disso, a substituição em si é apenas uma das etapas do reparo de uma janela danificada de um veículo. O próximo passo pode ser a sua calibração caso o carro esteja equipado com sistemas de assistência à condução. Este processo pode ser facilmente realizado por serviços equipados com equipamentos de calibração de radares LIDAR e câmeras ADAS (por exemplo, Q-service).
Como você pode ver, mesmo o menor erro na instalação do pára-brisa pode ter consequências graves para você e seus passageiros. Apesar das instruções relativamente curtas – Não recomendamos substituí-lo por conta própria. Vale sempre a pena confiar esta tarefa a uma oficina profissional para garantir que o vidro foi instalado de forma correta e segura. Encontre uma oficina na sua área e providencie a substituição do seu vidro por especialistas!
Resumo – segurança em primeiro lugar
Substituir um pára-brisa é uma tarefa que requer precisão e experiência. Vidros instalados incorretamente podem causar vazamentos, problemas nos sistemas de segurança e até aumento do risco em caso de colisão. Portanto, vale a pena confiar este trabalho a profissionais que possuam as ferramentas e conhecimentos adequados. Escolha uma oficina da rede Motointegrator e tenha certeza de que seu carro estará seguro e o para-brisa será instalado de acordo com os mais altos padrões.