Você provavelmente sabe o que é um turbocompressor e qual a sua função na construção de motores a gasolina. Trata-se de otimizar o desempenho fornecendo ar comprimido à câmara de combustão. Porém, devido ao funcionamento específico de tal unidade de potência, os projetistas tiveram que tomar cuidado com o que fazer para proteger o turboalimentador contra o efeito que ele causa… É por isso que foi criado o blow off, produzindo um chiado característico ao tomar seu pé fora do pedal do acelerador. No entanto, o som específico é apenas um efeito colateral de preocupação com a segurança e a condição do turbo-alimentador. Como funciona e para que serve? Nós explicamos!
Era uma vez turbo-compressor costumava ser uma marca registrada dos carros esportivos, mas agora se tornou uma característica permanente dos carros “civis”. Sua tarefa é melhorar a eficiência do motor de combustão interna sem a necessidade de aumentar sua potência. Naturalmente, isto também tem um impacto positivo na otimização do consumo de combustível.
A operação do turbo-alimentador em si, simplesmente, envolve o uso de gases de escape para aumentar a quantidade de ar no sistema de admissão. Isso aumenta a pressão no sistema, o que exige o uso de componentes que protejam tanto o motor quanto o turbo-compressor contra danos.. Esta é a função da válvula de descarga, à qual este texto é dedicado. Aprenda as informações mais importantes sobre este componente!
O que é explodir?
Aprender como funciona um turbo-alimentador é crucial para entender o que é o sopro. Então vamos começar imaginando como é… É composto por dois elementos principais: uma turbina e um compressor, montados em um eixo comum. A turbina, utilizando a energia dos gases de escape, aciona o compressor, que por sua vez comprime o ar do sistema de admissão e o força sob pressão para dentro da câmara de combustão. Este processo permite queimar mais combustível, o que se traduz num aumento de potência. Portanto, essa alta pressão quando o acelerador está fechado torna-se uma ameaça ao próprio turbo-alimentador, que está em constante funcionamento, pois a produção dos gases de escapamento não parou.
É aqui que a válvula de purga entra em ação. Sua função é regular a pressão no sistema de admissão resultante do aumento da quantidade de ar gerada pelo turbo-alimentador.. A wastegate desempenha um papel particularmente importante durante a condução dinâmica, quando todo o sistema está muito sobrecarregado. A função deste componente é retirar o excesso de ar para o exterior para que ele não retorne, causando falha no turbo-alimentador. Simplificando, uma válvula de descarga evita danos a componentes individuais de todo o sistema de admissão.
Válvula de alívio – tipos
É claro que o blow off não é a única solução deste tipo. Carros equipados com turbo-alimentador utilizam vários tipos de dispositivos para regular a pressão no sistema de admissão do turbo-alimentador. Dependendo do tipo de construção e da operação específica de sistemas individuais, as válvulas de segurança também podem incluir:
- Válvula Wastegate (WG) – de série, é montado diretamente na turbina (também existem válvulas externas instaladas no sistema de escapamento, utilizadas em automobilismo e tuning), e sua função é regular a pressão. Quando ocorre sobrecarga, válvula de descarga abre para deixar o excesso de gases de escape sair através do coletor de escape, desviando assim da roda da turbina. Devido ao seu mecanismo de operação, a WG é chamada de válvula bypass.
- Válvula de Descarga (DV) – funciona com um princípio semelhante ao blow-off. Após fechar o amortecedor, o excesso de ar comprimido é descarregado. Tudo isso para evitar a frenagem do rotor da turbina. Difere da solução de sopro porque cria um circuito fechado, pois o ar comprimido não é descarregado para fora do sistema, mas volta para a frente da turbina.
Como funciona uma válvula de descarga de descarga?
A válvula BOV (valor de purga) regula a pressão do ar no sistema de admissão. Porém, seu mecanismo de funcionamento é muito mais complicado porque outros componentes também estão envolvidos em todo o processo. Agora algumas palavras sobre isso…
Durante a aceleração e a condução normal, o turbo-compressor funciona constantemente, comprimindo o ar e forçando-o a entrar na câmara de combustão. Porém, antes de chegar aos cilindros, ele passa pelo acelerador, que fecha quando você tira o pé do acelerador. Ao mesmo tempo, o turbo-alimentador não para de funcionar, o que significa que o ar comprimido salta e retorna do acelerador fechado. Então, após ultrapassar o valor de vácuo adequado, abre-se a válvula de purga, cuja função é retirá-lo do sistema..
Sem esse componente, o ar comprimido que retornava “atingiria” o rotor, que está em constante funcionamento devido ao fluxo dos gases de escape que o aciona, sobre o qual escrevemos anteriormente. O sopro evita esse fenômeno, protegendo contra danos aos mancais, vedações e rotor da turbina.
Existem diversas opções para determinar quando a válvula BOV deve abrir. Fazemos isso usando um regulador de vácuo (Manual Boost Controller) ou graças a molas de pistão substituíveis de diferentes durezas.
Uma característica da válvula de alívio de purga é que, quando o excesso de ar é descarregado, ela produz um som sibilante específico.. É típico de carros esportivos e tuning, então os fãs modificações no carro muitas vezes eles se esforçam para conseguir esse efeito em seus carros.
Válvula de descarga danificada – sintomas e consequências
Os sintomas de desgaste podem ser facilmente percebidos, mas nem sempre indicam danos a esse elemento específico. Os sintomas mais comuns incluem velocidade de marcha lenta flutuante, perda de potência e resposta retardada ao gás.
O aparecimento de tais sintomas pode ser causado não apenas por danos na própria válvula, mas também em outros componentes do motor que apresentam sintomas semelhantes. Podemos estar lidando com um vazamento no sistema de admissão, danos no acelerador, no coletor de admissão ou até mesmo em toda a turbina.
Para determinar a origem da falha, é necessária ajuda especializada. Com base em diagnósticos detalhados, ele avaliará a condição de componentes individuais e verificará a condição da válvula de descarga.
Dirigir com o escapamento danificado pode resultar em consequências graves. Na melhor das hipóteses o sistema de admissão irá vazar que ainda é relativamente fácil de corrigir. Na pior das hipóteses, você corre o risco de uma falha grave de todo o turbo-alimentador e de outros elementos dos sistemas de admissão e escapamento. Portanto, atrasar os reparos pode custar muito caro. – afirma o especialista da Inter Cars.
Blow off – diesel e a conveniência de instalação
A válvula de purga é utilizada em automóveis com motor a gasolina, obviamente equipados com turbo-alimentação. A presença de um acelerador também é crucial aqui, principal motivo da necessidade do uso de uma válvula de descarga. No entanto, muitas vezes há dúvidas sobre a validade do blow off em carros com motor diesel…
Os motores diesel modernos são projetos nos quais um melhor desempenho é alcançado através da dosagem adequada de combustível. Carros com esses motores não possuem acelerador porque é desnecessário e portanto não é possível utilizar este componente. Diesel é, portanto, um projeto no qual a instalação de uma válvula para esvaziar o sistema de admissão não tem justificativa de engenharia.
Simulador de válvula de alívio – vale a pena?
Mencionamos anteriormente que um dos efeitos colaterais da operação da válvula de purga é o som característico e desejado por muitas pessoas do assobio do ar liberado. Se você deseja obter esse som, pode ser uma boa ideia acabar com a imitação. O manequim causará um som sibilante característico quando você soltar o pedal do acelerador. Esses dispositivos são muito mais baratos que um wastegate tradicional e podem ser usados na maioria dos carros.
O simulador de purga pode ser instalado tanto em motores diesel como naturalmente aspirados. Não importa se é um motor a combustão ou a diesel. Isto se deve ao fato de que a imitação visa apenas proporcionar um efeito acústico. Isso não afetará a operação de outros sistemas do veículo e não melhorará o desempenho do carro.
O simulador também é um elemento básico utilizado para dar ao carro um caráter mais esportivo. Devido ao baixo custo de compra, que gira em torno de PLN 200, a imitação de sopro é uma forma de modernizar seu carro de maneira barata. O que também chama a atenção é a fácil montagem, que até mesmo os entusiastas de ajuste iniciantes podem realizar. Uma solução alternativa são apitos especiais montados no sistema de escapamento. Eles também deveriam proporcionar um efeito acústico interessante, mas sua durabilidade e a qualidade dos sons produzidos são questionáveis.
Primeiros passos no mundo do tuning?
Tuning não é apenas uma paixão, mas também uma arte e uma ciência que lhe permite expressar plenamente o seu estilo e necessidades. Ao escolher acessórios de tuning, você tem a oportunidade de melhorar o desempenho e a estética do seu veículo. Desde jantes desportivas, passando por sistemas de escape avançados, até soluções eletrónicas modernas – as possibilidades são infinitas. Comece sua aventura de tuning hoje e aproveite cada quilômetro de novo!
Válvula de purga, ou como cuidar efetivamente do turbo-alimentador
A válvula de purga é a essência da paixão automotiva por desempenho e estilo. Este pequeno componente protege o turbo-compressor dos seus próprios efeitos, regulando a pressão e evitando o refluxo do ar comprimido.
A sua presença é fundamental, principalmente durante uma condução dinâmica, garantindo a estabilidade e segurança do motor. Além disso, o som característico que emite quando o excesso de ar é removido confere um caráter esportivo ao carro, tornando-se um sotaque musical para os entusiastas de automóveis.
A válvula de purga não é apenas um complemento prático, mas também uma expressão de estilo pessoal e paixão, garantindo alegria a cada quilômetro percorrido.