Podemos lavar o carro de várias maneiras. Um dos métodos mais eficazes é usar shampoo automotivo. Por que vale a pena usar e como limpar seu veículo com ele?
Para que é usado o shampoo de carro?
Lavar o carro regularmente fará com que a pintura mantenha a aparência por mais tempo. Limpar e proteger a carroceria também nos ajudará a evitar gastos relacionados à corrosão.
O shampoo para carro é um produto de limpeza que podemos usar regularmente. É seguro para a carroçaria. Não precisamos nos preocupar que o verniz comece a desbotar por causa disso. Além disso, é fácil de aplicar. Com a sua ajuda, podemos limpar o carro sozinhos em qualquer época do ano.
Por que vale a pena comprar shampoo para carro?
Podemos lavar o carro de muitas maneiras diferentes. Uma lavagem automática de carros nos permitirá lavar a sujeira com rapidez e sem esforço. O problema é que esse tipo de lavagem pode não ser minucioso. Além disso, se os pincéis não forem novos, podem até riscar a tinta.
Outra opção é uma lavagem de carro sem toque. Usando uma lança de pressão, podemos limpar a carroceria de forma mais completa, inclusive em locais de difícil acesso, por exemplo, sob as cavas das rodas.
A lavagem de carros sem toque também tem suas desvantagens. O uso inadequado de uma lavadora de alta pressão pode danificar a pintura. Além disso, não temos qualquer influência sobre os produtos químicos automóveis que serão utilizados numa determinada lavagem de automóveis. Escrevemos mais sobre este tópico no artigo Lavagens de carros sem toque – vantagens e desvantagens.
A solução é combinar o uso do lava-jato touchless com a lavagem manual. Podemos usar a lança para enxaguar inicialmente a sujeira e depois usar shampoo para carro. Assim obteremos o melhor efeito. O carro será lavado cuidadosamente e com uma preparação comprovada.
Lembremos também que não podemos lavar o carro com água em qualquer lugar, por exemplo, na frente de um prédio de apartamentos. Isso pode resultar em multa de até PLN 500, por isso lavagem de carro sem toque será um local adequado para cuidar do veículo, mesmo que lavemos o veículo com nosso próprio xampu.
Não substitua o shampoo do carro por produtos de limpeza doméstica. Usar, por exemplo, detergente para louça pode fazer com que a tinta desbote. O shampoo automotivo tem uma composição que permite eliminar a sujeira típica das estradas, inclusive resíduos de asfalto e insetos. Além disso, protege a pintura.
Que tipos de shampoos automotivos existem e qual escolher?
Os shampoos automotivos podem ser divididos em dois tipos principais. O primeiro é uma preparação sem cera. Ele permite limpar completamente o corpo de sujeira e depósitos. Será útil tanto no verão, quando precisamos retirar os insetos da carroceria, quanto no inverno, quando o sal da estrada gruda na carroceria.
Quando escolher shampoo para carro sem cera? É melhor quando temos mais tempo para lavar e, além desse preparo, queremos usar também outros produtos para cuidar da pintura. Por exemplo, podemos primeiro lavar o corpo com xampu para carro e depois começar a aplicar argila ou depilar o corpo com uma preparação separada.
O shampoo automotivo com cera é uma combinação de dois produtos. Será uma boa solução se quisermos economizar tempo. Este tipo de shampoo nos permitirá limpar, dar brilho e proteger a pintura em uma única sessão. Escrevemos mais no artigo sobre quando usar o preparo e em que situação Como e com que lavar o carro?.
Como lavar seu carro com shampoo automotivo?
Ao lavar seu veículo com shampoo automotivo, você deve começar eliminando a sujeira maior e solta. Para fazer isso, lave bem o corpo com água limpa. Podemos usar uma lança de pressão em um lava-jato sem toque para essa finalidade.
Lavamos o carro de cima para baixo. Garantimos que não haja areia, cascalho ou partículas na carroceria que possam riscar a pintura durante a lavagem.
O próximo passo é preparar o shampoo automotivo para uso. Seguimos as instruções. Agite o frasco para misturar bem o preparado. Em seguida, misture o shampoo em um balde com água limpa nas proporções indicadas na embalagem. Muito pouco do agente pode tornar a limpeza ineficaz. No entanto, adicionar muito shampoo pode causar manchas.
Mergulhe uma esponja macia na mistura. Com sua ajuda, começamos a lavar. Começamos no telhado e passamos para as partes inferiores do corpo. Ao lavar com shampoo automotivo, faça movimentos circulares. Precisaremos de um balde separado para enxaguar a esponja. Vamos verificar regularmente se há partículas de areia nele.
Após lavar o corpo, enxágue-o com água limpa, começando novamente pelo telhado. Certificamo-nos de tirar todo o shampoo do carro. Finalmente, seque o corpo, por exemplo, com um pano de microfibra. Graças a esta ação, não haverá riscos na pintura. Lembre-se de eliminar a água de fendas e curvas, por exemplo, soleiras, parte inferior das portas, borda do porta-malas, etc.
Shampoos para carros recomendados
Qual shampoo de carro você deve escolher? Depende muito de quanto tempo temos à disposição e se queremos utilizar outros produtos durante a lavagem cosméticos corporais.
Se pretendemos utilizar produtos de polimento ou enceramento separadamente, podemos optar shampoo de carro sem cera. Funciona bem, por exemplo, numa lavagem de automóveis sem contacto como agente de limpeza básico para a carroçaria, especialmente quando esta está muito suja.
Esta será uma maneira rápida e conveniente de restaurar o brilho da tinta shampoo de carro com cera. Graças a ele combinaremos o processo de limpeza da carroceria e a aplicação de uma camada protetora.
Vale lembrar também que não podemos lavar o carro adequadamente sem bons acessórios. Em vez de usar uma esponja comum para lavar a louça, é melhor optar por uma esponja de carro borboleta. Graças ao seu formato ergonômico, cabe bem na mão na hora de aplicar o shampoo. Devido ao fato de esses tipos de produtos serem destinados à cosmética corporal, a suavidade é selecionada para que não haja risco de riscar a pintura.