Os híbridos combinam um motor a gasolina, um motor elétrico e uma bateria. O motor elétrico aciona o carro em baixas velocidades (normalmente até 30 mph, dependendo da quantidade de carga da bateria) ou sob baixas demandas de energia, enquanto o motor a gasolina entra em ação em velocidades mais altas, onde é mais eficiente e aproveita a maior parte de sua potência. , ou quando você precisa acelerar rapidamente ou subir ladeiras. Os híbridos podem circular apenas com energia elétrica em curtas distâncias, mas muitas vezes o motor e o(s) motor(es) funcionam em conjunto. Não há necessidade de ligar o carro, pois o motor a gasolina recarrega a bateria do carro.
Os híbridos também são equipados com freios regenerativos que capturam o impulso para gerar eletricidade à medida que o carro desacelera ou desacelera. Essa eletricidade também é usada para recarregar a bateria. Em comparação, os freios de um carro normal apenas criam atrito que se transforma em calor inutilizável.
Ao complementar o motor com um motor elétrico, o motor a gasolina não precisa ser tão grande para atingir uma potência combinada geral comparável a um carro movido apenas a gasolina, o que aumenta ainda mais a eficiência.
“Os híbridos são muito eficientes em termos de combustível porque utilizam energia que de outra forma seria desperdiçada”, diz Jake Fisher, diretor sênior do Auto Test Center da CR. Na verdade, as emissões dos híbridos são até um terço inferiores às dos não-híbridos comparáveis, de acordo com os cálculos da CR.
Embora os híbridos sejam globalmente mais eficientes do que os seus homólogos apenas a gasolina, pode esperar-se uma maior economia de combustível na condução urbana (onde o motor eléctrico tem mais impacto) do que em longos troços de auto-estrada a velocidades mais elevadas. Isto é o oposto do que estamos acostumados com os veículos convencionais.