3. Minimize as viagens. Se você puder atrasar tarefas ou outras atividades, você preservará o gás que comprou e reduzirá o consumo geral da região, ajudando de alguma forma a reduzir a escassez de gás.
4. Obedeça aos limites de velocidade. Ao dirigir, siga os limites de velocidade e dirija suavemente. Seus hábitos de direção podem desempenhar um papel significativo na economia de combustível.
Medimos o consumo de combustível enquanto dirigíamos a 55, 65 e 75 mph constantes em um Nissan Altima e Toyota RAV4. Descobrimos que reduzir a velocidade de 65 mph para 55 mph melhorou a economia de combustível em 6 mpg no Altima e 8 mpg no RAV4. A penalidade por navegar a 75 mph em vez de 65 mph era de quase 7 mpg no Altima e 6 mpg no RAV4. Velocidades mais altas prejudicam o consumo de combustível. Outra maneira de ver isso: acelerar de 55 para 75 mph é como passar de um carro compacto para um grande SUV. Além das preocupações com o combustível, o excesso de velocidade é, obviamente, um risco à segurança.
5. Dirija uniformemente. Evite acelerações e travagens bruscas sempre que possível. Em nossos testes, freqüentes surtos de aceleração e frenagem reduziram Toyota Camryquilometragem em 2 a 3 mpg. Quando estiver atualizado, mantenha um ritmo constante. Quanto mais você acelera, mais combustível você usa. Frenagens desnecessárias desperdiçam o combustível que você usou para ganhar velocidade. Dirija suavemente e antecipe o movimento do trânsito. Aceleração, curvas e frenagens suaves também prolongam a vida útil do motor, da transmissão, dos freios e dos pneus.
6. Preste atenção à aerodinâmica. Remova os racks de teto quando não estiverem sendo usados. Em velocidades de rodovia, mais de 50% da potência do motor é usada para superar o arrasto aerodinâmico. Não acrescente nada carregando coisas desnecessárias no telhado. Fizemos testes de economia de combustível em velocidade de rodovia em um Nissan Altima e Toyota RAV4 com rack de teto, rack de engate traseiro e caixa de teto. Carregar duas mountain bikes no teto teve o maior impacto. O Altima perdeu 13 mpg, passando de 46 mpg para 33 mpg. O RAV4 perdeu 7 mpg, caindo de 39 mpg para 32 mpg.
Há até perdas ao dirigir com o bagageiro vazio. O Altima caiu 5 mpg e o Toyota perdeu 2 mpg. O Nissan perdeu 12 mpg com as bicicletas no suporte montado no engate, enquanto o RAV4 caiu apenas 5 mpg. As motos se projetavam além das laterais do sedã, o que criava um arrasto extra. Eles estavam quase todos escondidos atrás da carroceria mais larga e quadrada do RAV4.
A caixa do teto resultou em uma redução de 9 mpg para o Altima e uma queda de 5 mpg para o RAV4.
No geral, o arrasto aerodinâmico não prejudicou tanto o RAV4 mais quadradão quanto o Altima, mais elegante.
7. Compre gás de boa qualidade. Normalmente recomendamos o uso de gás Top Tier – ou seja, gás que segue um padrão mais elevado por meio da participação voluntária de inúmeras marcas de postos de gasolina, incluindo Chevron, Costco, Exxon, Mobil e Shell. Esteja ciente de que muitas marcas conhecidas não possuem gás Top Tier. O objetivo é abastecer seu carro com gasolina de boa qualidade sempre que possível, mas é justo ser flexível durante uma escassez ou em viagens. Se você usar gás que não seja de nível superior ocasionalmente, isso poderá causar depósitos no motor. Mas os detergentes do gás Top Tier podem eventualmente limpar quaisquer depósitos que possam se acumular no motor.
8. Ignore o prêmio. Economize dinheiro e ignore o gás premium, a menos que seja “obrigatório”. Isto está indicado na porta do depósito de combustível. Muitos carros listam “recomendado”, o que significa que é opcional. Se houver apenas combustível intermediário ou premium disponível, ele funcionará bem em um carro classificado para gasolina comum.
9. Verifique a pressão dos pneus. Monitorar a pressão dos pneus é importante. Os pneus perdem cerca de 1 psi por mês. Ter pneus com pressão mais baixa do que o recomendado no adesivo do batente da porta pode afetar o desempenho, a longevidade dos pneus e a economia de combustível.
10. Ignore o AC. Usar ar condicionado consome gás. Em clima ameno, se você conseguir passar sem ele – especialmente com as janelas abertas – você verá economias incrementais. Mas quando fica quente, ter o ar condicionado ligado para resfriar a cabine e diminuir a umidade é um investimento inteligente no seu conforto e na capacidade de ficar alerta enquanto dirige.