Se você deseja vender seu carro por meio de uma venda privada, provavelmente precisará anunciá-lo em algum lugar. Para alguns, porém, a ideia de ter que sentar e escrever um anúncio pode enchê-los de pavor. Se acontecer de você se enquadrar nesse grupo, não se preocupe. Aprender a escrever um bom anúncio de carro usado é como aprender a dirigir – é um pouco intimidante no início, mas depois de aprender o básico, você percebe que não é tão assustador quanto pode parecer. Aqui estão algumas coisas que podem ser úteis ao tentar descobrir como escrever um bom anúncio de carro usado:
- Mantendo-o relevante
- Sendo honesto
- Fornecendo registros
- Ser claro sobre preço e pagamento
- Tirando fotos de alta qualidade
Mantendo-o relevante
Isso ajuda a manter sua listagem relevante, fornecendo detalhes importantes como marca, modelo, ano, quilometragem, estilo da carroceria e quaisquer atualizações de acabamento que ele possa ter, bem como o preço pedido. Esses detalhes devem ser listados logo no início, em vez de serem enterrados em uma montanha de cópias. Você pode até considerar incluir alguns desses detalhes em seu título. Isso ajuda os compradores a encontrar o que procuram imediatamente.
Sendo honesto
Uma das coisas de que os compradores às vezes reclamam quando olham exemplos de anúncios de carros usados é o fato de que os proprietários tendem a embelezar a verdade, tentando fazer um carro usado parecer praticamente novo. Mesmo que tenha sido realmente mantido de forma excelente, ainda é um carro usado – é esperado um pouco de desgaste. O comprador provavelmente mandará verificar o carro por seu próprio mecânico, momento em que grandes defeitos serão revelados de qualquer maneira.
Ser honesto e franco sobre o carro pode ajudar sua listagem a parecer mais confiável. Se você tiver um relatório de histórico do veículo que possa compartilhar, será útil mencioná-lo no anúncio. Isso dá aos compradores mais confiança de que você não está escondendo algum defeito grave. Além disso, permite que eles saibam que você tentou ser objetivo quanto ao valor do veículo. Este último ponto é especialmente importante, pois potencialmente lhes deixa menos espaço para negociar o preço para baixo.
Fornecendo registros
Juntamente com um relatório de histórico do veículo, também pode ser benéfico fornecer registros de manutenção e serviços a possíveis compradores. Se você tiver todos ou a maior parte dos registros de serviço do seu carro, mencione isso em seu anúncio. Isso ajuda a garantir aos compradores que seu carro foi mantido adequadamente e provavelmente está em condições decentes.
Ser claro sobre preço e pagamento
Quando se trata de dinheiro, os detalhes são importantes. Ao discutir o preço pedido em seu anúncio de carro usado, é melhor indicar quanto espaço há para negociação, se houver. Você deve ter visto outros exemplos de carros usados com um “OBO” próximo ao preço. Significa “ou melhor oferta”, que oferece uma proposta potencialmente tentadora para compradores que desejam negociar, mas também pode significar ter que ser bastante flexível quanto ao que você está disposto a aceitar. Se você não tem esse tipo de margem de manobra no que está pedindo, é melhor indicar isso claramente.
Também pode ser benéfico indicar como você gostaria de receber o pagamento. A maioria das vendas privadas são normalmente em dinheiro, mas alguns compradores podem tentar oferecer um cheque, uma transferência bancária ou alguma outra forma de pagamento. Pode haver momentos em que isso seja vantajoso para você. Se você estiver disposto a aceitar qualquer uma dessas formas alternativas de pagamento, isso poderá ajudar a atrair compradores adicionais para seu anúncio. É claro que as transações que não sejam em dinheiro podem apresentar seu próprio conjunto de riscos. De qualquer forma, é melhor deixar claro o que você levará para evitar confusão no final da transação.
Tirando fotos de alta qualidade
Pode parecer um pouco estranho ter uma seção sobre fotografia incluída em um guia sobre como escrever um bom anúncio de carro, mas uma imagem pode valer mais que mil palavras. Incluir fotos de alta qualidade do seu carro literalmente dá aos compradores a chance de vê-lo por si mesmos e imaginar que potencialmente o possuem.
Para apresentar o carro da melhor maneira possível, é útil limpar bem o interior e o exterior do carro antes de fotografar. Você também pode considerar levar o veículo para algum lugar com um cenário atraente. Isto não precisa ser nada de especial; um estacionamento vazio com uma vista decente atrás funcionaria perfeitamente. As fotos têm como objetivo ajudar a mostrar com precisão o estado do veículo e devem ser tiradas de perto, para que possam auxiliar nesse objetivo. Faça o seu melhor para obter várias fotos do exterior e do interior do carro de vários ângulos.
Se você acha que suas habilidades fotográficas não estão à altura, tente pedir a ajuda de um amigo ou membro da família. Alternativamente, você pode seguir o caminho profissional e contratar um fotógrafo de automóveis especializado nesse tipo de coisa. Tenha em mente, entretanto, que esse custo adicional pode prejudicar quaisquer lucros potenciais da venda do carro.
Outras considerações
Depois de escrever seu anúncio e tirar muitas fotos de alta qualidade, é hora de publicá-lo online. Existem vários lugares onde você pode fazer isso, desde sites dedicados à venda de automóveis até grupos de mídia social que podem ajudá-lo a encontrar mais compradores locais.
Mantendo todas as listagens consistentes
Ao publicar listagens em vários lugares, ajuda a manter a consistência em todas as versões. Talvez seja melhor escrevê-lo primeiro em um documento separado, para que você possa simplesmente copiar e colar o mesmo texto em todos os sites nos quais está pensando em anunciar.
Protegendo-se on-line
A Internet é um ótimo lugar para anunciar, mas você também precisa se manter seguro e evitar golpistas. Não há problema em colocar seu primeiro nome no anúncio, mas talvez seja melhor evitar fornecer seu nome completo. Você também pode considerar a criação de uma conta de e-mail separada para esta venda. Isso pode proteger ainda mais sua privacidade, com o benefício adicional de não ter sua caixa de entrada normal inundada com perguntas.
Resumindo
Saber escrever um bom anúncio de carro usado é uma habilidade útil que pode ajudá-lo a economizar tempo ao tentar vender seu carro. A chave para o sucesso é manter o texto relevante para o seu carro e ser honesto sobre suas características e quaisquer falhas. Tirar fotos de qualidade também pode ajudar a aumentar a eficácia da sua listagem, assim como fornecer registros de manutenção ou um relatório de histórico do veículo.