Para algumas pessoas, alugar um carro é uma forma de permanecer com um carro novo e com menos comprometimento do que a propriedade. Dito isto, o leasing de automóveis ainda é um compromisso – que vale a pena levar a sério. Fazer as perguntas certas antecipadamente pode evitar alguns arrependimentos no futuro e talvez até economizar algum dinheiro no processo. Aqui estão algumas perguntas a serem feitas ao alugar um carro que o ajudarão a garantir que você está fazendo um bom negócio:
- Qual é o custo inicial?
- Existem promoções ou incentivos de leasing disponíveis?
- Qual é o valor residual do carro alugado?
- Qual é o limite de quilometragem?
- Que outras taxas existem?
- Quanto tempo dura o aluguel?
- O que acontece no final do arrendamento?
1. Qual é o custo inicial de retirada?
Possivelmente, a pergunta mais importante de todas quando você aluga um carro é “Quanto custará tudo isso no final do dia?”
Seu custo inicial e direto – às vezes chamado de custo de retirada – ou valor devido na assinatura é geralmente uma combinação de seu pagamento inicial (tecnicamente conhecido como “redução de custo capitalizado”), primeiro pagamento de aluguel, mais várias taxas e impostos. Assim como acontece com um empréstimo de carro tradicional, um pagamento mensal mais baixo de um aluguel geralmente é o resultado de um grande pagamento inicial.
Em contraste com os empréstimos para automóveis, no entanto, um pagamento inicial maior em um arrendamento nem sempre pode economizar dinheiro da mesma forma que faria em uma compra. Embora um pagamento inicial maior certamente reduza seus pagamentos mensais, ele não tem a vantagem adicional de melhorar potencialmente seus encargos financeiros (ou “fator monetário”, em termos de leasing), pois isso normalmente não é divulgado ao cliente. Além disso, se o carro for roubado ou sofrer um acidente e for considerado perda total, não há garantia de que você recuperará o pagamento inicial.
2. Existem promoções ou incentivos de leasing disponíveis?
Quando você aluga um carro, os revendedores podem oferecer promoções, descontos e incentivos que podem apresentar algumas economias atraentes. As ofertas geralmente são anunciadas com destaque, mas você também pode perguntar sobre elas diretamente. Ao considerar tal oferta, leia todos os termos e condições.
3. Qual o valor residual do carro alugado?
Com um arrendamento, o arrendador estima o valor esperado do veículo no final do arrendamento, que é geralmente referido como valor residual do carro. O valor residual será usado para calcular os pagamentos mensais do aluguel e geralmente também é o valor que custaria para comprar o veículo se você tivesse essa opção no final do aluguel.
4. Qual é o limite de quilometragem?
Muitos contratos de leasing vêm com um limite no número de milhas que você pode dirigir por ano. De acordo com a Administração Rodoviária Federal do Departamento de Transportes dos EUA, os americanos dirigem em média pouco menos de 21.500 milhas anualmente. Ao alugar um carro, é importante conhecer seus hábitos de direção para selecionar o limite de quilometragem que se adapta às suas necessidades de direção. Caso contrário, você pode acabar devendo dinheiro extra ao entregar o carro no final do aluguel.
Por outro lado, se tende a conduzir menos do que a média nacional, um aluguer de baixa quilometragem pode ser uma opção e apresentar-lhe a oportunidade de poupar algum dinheiro.
5. Que outras taxas existem?
Os detalhes do contrato geralmente incluem várias taxas incorporadas ao seu aluguel. Algumas delas, como as taxas de aquisição que ajudam a cobrir os custos administrativos dos revendedores, tendem a ser inegociáveis. No entanto, quando se trata de reduzir taxas, as palavras “nada arriscado, nada ganho” são verdadeiras. Existem outras taxas (como o depósito de segurança) das quais você poderá ser dispensada ou reduzida se perguntar sobre elas. Às vezes, ajuda apenas perguntar!
6. Quanto tempo dura o aluguel?
A duração do aluguel do seu carro pode desempenhar um grande papel na determinação de seus pagamentos mensais. Numa venda a prazo tradicional, um prazo mais longo pode reduzir o valor da sua mensalidade porque o preço de compra é distribuído por um período de tempo maior. Em contraste, com um leasing, você está pagando pela depreciação antecipada do veículo que ocorre durante a duração do leasing (mais o encargo de aluguel do locador). Quanto mais longo for o arrendamento, maior será a depreciação prevista, então você pode acabar gastando mais dinheiro no geral.
A arte de encontrar um bom negócio de leasing de automóveis é atingir o ponto ideal entre o valor do pagamento mensal e o custo total vitalício do leasing. Encontrar esse equilíbrio é exclusivo para cada indivíduo, com base em suas finanças e preferências pessoais. Compreender como a duração do prazo do seu arrendamento afeta esses custos pode ajudá-lo a chegar lá.
7. O que acontece no final do contrato de arrendamento?
É importante entender antecipadamente suas opções de leasing para que você possa selecionar um contrato que forneça o cenário de fim de leasing desejado. Embora existam algumas opções no mercado, a mais comum é um contrato de arrendamento fechado. Esse tipo de arrendamento, às vezes chamado de arrendamento de passarela, tem um prazo definido (e normalmente uma quilometragem definida). Quando terminar, o locatário não se responsabiliza pela diferença entre o valor residual do veículo e o seu valor real. Você pode ter que pagar encargos adicionais por desgaste excessivo ou danos causados diretamente por você, mas não é financeiramente responsável pela depreciação adicional além do valor residual. Isto contrasta com o arrendamento por tempo indeterminado menos comum, em que o arrendatário ficaria sujeito a este custo adicional.
Você também pode ter a opção de comprar o veículo durante ou no final do aluguel ou devolver o veículo. Em alguns casos, você pode até se qualificar para uma extensão do aluguel no final do prazo. Quanto à devolução do carro em si, você nem sempre está limitado ao local exato de onde obteve o carro inicialmente. Desde que você obtenha o aluguel de um revendedor autorizado, provavelmente poderá devolver o carro a qualquer outro revendedor autorizado pelo fabricante do seu carro. Dito isso, algumas concessionárias podem hesitar em assumir um estoque inesperado, portanto, ainda pode ser útil perguntar antecipadamente sobre a devolução com a concessionária de origem. Isso ajuda a garantir que o processo de devolução corra bem quando chegar a hora.
Resumindo
O leasing de automóveis pode ser uma forma de adquirir um carro novo regularmente, sem o compromisso de propriedade. À medida que você pesquisa, fazer perguntas inteligentes como essas e entender por que elas são importantes pode ajudá-lo a obter uma imagem mais clara de suas opções de leasing.