Comprar um carro usado pode ser uma experiência complicada de navegar. Você nunca sabe exatamente como isso vai funcionar ou no que vai acabar. Mas existem várias dicas para comprar um carro usado que você pode seguir para aumentar suas chances de sucesso. Aqui estão algumas das etapas testadas e comprovadas para melhorar a pesquisa e o resultado.
1. Comece pelo seu estilo de vida
O modo como você mora provavelmente informará que tipo de carro você compraria. Seu estilo de vida é um fator importante ao explorar sua próxima compra de carro usado. Por exemplo: Você é solteiro ou tem uma família grande? Você faz viagens locais curtas ou gosta de muitas viagens longas? Você mora na cidade, subúrbio ou campo?
Da mesma forma, qual é o seu estilo de dirigir? Você gosta do manuseio de um carro esportivo? Você gosta do espaço, estabilidade e luxo proporcionados por um SUV? Ou você está feliz com um sedã multifuncional? Depois de responder a essas perguntas, você pode passar para a próxima etapa.
2. Considere o seu orçamento
É a pergunta de US$ 1.000.000. Ou talvez mais como a pergunta de US$ 10.000. De qualquer forma, o orçamento é uma consideração importante ao comprar um carro usado. Isso vale tanto para o custo total do carro quanto para quanto você deseja e pode pagar de empréstimo por mês.
Uma maneira útil de determinar quais podem ser os pagamentos de seu carro usado é trabalhar de trás para frente. Some as despesas mensais que já existem e subtraia do seu salário mensal “líquido para casa”. Em seguida, subtraia o valor que você normalmente gasta todos os meses em compras, alimentação fora, entretenimento e outras despesas acessórias. O número que você encontrar pode ser o pagamento de um carro usado com o qual você se sente confortável, mas certifique-se de deixar alguma margem de manobra para seguro, gasolina e outros custos inerentes ao fato de ser proprietário de um carro.
Como os carros usados geralmente custam menos do que os novos, você poderá obter um prazo de empréstimo mais curto com pagamentos mais baixos. Mas você pode estar pagando mais no futuro para consertar um carro usado, enquanto um carro novo provavelmente teria menos desgaste para acompanhar.
Quantos anos tem o carro?
O orçamento e a idade do carro geralmente andam de mãos dadas. Quanto mais antigo o modelo, menos custará, em geral (carros antigos e clássicos são uma história diferente para outra época). Infelizmente, um carro não é como um bom vinho, não melhora com o tempo. À medida que um carro envelhece, as peças se desgastam e levam a quebras ou substituições.
De acordo com a Consumer Reports, os primeiros pontos problemáticos são geralmente a suspensão, os freios e outros equipamentos. A suspensão do seu carro é o sistema de absorção de choque que mantém o carro estável dentro e fora da estrada. Outros equipamentos incluem transmissões automáticas, direção hidráulica, sistema de alarme, luzes internas e externas, limpadores de pára-brisa, pressão dos pneus, entrada sem chave, monitor de pressão dos pneus e muito mais.
Quantos quilômetros o carro tem?
Semelhante à idade do carro, a quilometragem é um fator que afeta o custo do carro. Quanto mais milhas, menos o carro geralmente custará. Claro, existem compensações aqui. Um carro com mais milhas muitas vezes precisará de mais reparos e peças de reposição. Você vai querer encontrar um carro usado com quilometragem potencialmente baixa se planeja dirigir longas distâncias ou ficar com o carro por um longo período.
3. Decida se você está comprando de um revendedor ou de um vendedor particular
A seguir, você deseja entender as vantagens e desvantagens ao comprar de um revendedor versus um vendedor particular. Um vendedor privado é um indivíduo, em vez de uma empresa que compra e vende carros. Você sempre pode tentar negociar com revendedores e vendedores particulares, mas os revendedores podem ter despesas gerais e outros custos comerciais que podem limitar sua capacidade de negociar preços.
Lembre-se de que alguns credores oferecem financiamento para vendas privadas, mas pode ser mais difícil de encontrar do que se você comprar de um revendedor.
Uma nota sobre garantias de carros usados
Carros novos geralmente vêm com garantia do fabricante. Esta é a promessa do fabricante do seu carro de cobrir certos reparos se algo der errado antes de um determinado período de tempo ou milhas.
Ao comprar um carro usado, a garantia do fabricante pode ter expirado. Verifique com o vendedor – se ela expirou, você pode tentar entrar em contato com o fabricante para saber se uma garantia estendida está disponível e por quanto. Se não houver uma extensão disponível, for muito cara ou não parecer valer a pena, você estará sozinho quando os reparos forem necessários.
4. Histórico do veículo
Depois de se concentrar em alguns candidatos a carros, você desejará fazer a devida diligência com uma verificação de antecedentes. Existem vários serviços que podem fornecer relatórios confiáveis sobre quase todos os carros. Alguns dos grandes problemas a serem observados em um relatório de histórico de veículo: acidentes, danos causados pela água, falta de histórico de reparos e falhas nas inspeções.
5. Seja pré-qualificado para financiamento
Ao procurar financiamento, pode ser útil obter a pré-qualificação antes de fazer uma oferta. Esta etapa pode lhe dar uma ideia de onde está seu crédito, quanto você pode ser aprovado e pode ajudar a agilizar o processo.
6. Faça um test drive
Isso pode ser óbvio para a maioria, mas vale a pena repetir. Faça um test drive com o carro! Primeiro, você descobrirá se “parece certo”. Em segundo lugar, você será capaz de identificar preocupações básicas, como freios desgastados, aceleração desajeitada ou ruídos estranhos. Tente dirigir em estradas que imitem seus hábitos diários. Comprar um carro sem test drive é como comprar um par de sapatos sem experimentá-los – você não sabe se vai servir bem.
7. Escolha um e negocie!
Depois de comprar um carro usado, você pode fazer uma contraoferta contra o preço pedido. Onde começar? Existem muitos recursos online disponíveis para estimar o custo justo da maioria dos modelos de carros usados com base em vários critérios, incluindo ano, milhas e estado geral. Tenha esse número em mente e use o limite inferior da faixa para ajudar a chegar a um acordo.
8. Solicite seu empréstimo
Antes de ir ao revendedor, você pode solicitar seu empréstimo online com alguns credores. Provavelmente, você precisará dos detalhes do carro que está comprando, onde sua concessionária está localizada, o valor do financiamento e os termos para os quais você se pré-qualificou, caso ainda se apliquem. Você também precisará fornecer informações pessoais, como residência, renda e situação profissional.
Seu credor analisará seu histórico de crédito e outros fatores que podem afetar sua elegibilidade para crédito. Se você for aprovado, visite sua concessionária com os termos em mãos e feche seu novo carro pré-amado.
Certifique-se de ter orçado, pesquisado e avaliado adequadamente suas opções. Agora que você está equipado com conhecimento experiente sobre carros usados, está pronto para chegar ao mercado.
Então, o que você acha?
Com essas dicas para comprar um carro usado, você está preparado para começar a comprar de verdade. Basta dar um passo de cada vez e antes que você perceba, você terá um carro usado (novo para você) em sua garagem que será um verdadeiro guardião.