Seu carro é uma máquina maravilhosa, gerando quantidades impressionantes de energia para levá-lo adiante. Todo esse trabalho duro gera muito calor – afinal, trata-se de um motor de combustão. Embora o seu motor tenha sido projetado para suportar o calor, o superaquecimento ainda é possível e pode causar alguns danos. É por isso que o painel do seu carro inclui um medidor de temperatura do motor e/ou uma luz de advertência para ajudá-lo a monitorar a temperatura do motor e notificá-lo quando a temperatura estiver fora da faixa segura. Mas o que mais você deve saber sobre o medidor de temperatura do seu carro? Vamos mergulhar.
O que o medidor de temperatura do motor do seu carro faz?
Se o seu motor superaquecer por muito tempo ou com muita frequência, ele poderá quebrar – e consertar ou substituir um motor não é barato. Não só isso, mas um motor superaquecido também pode deformar ou quebrar outras partes vitais do seu carro. Embora um motor superaquecido possa ser perigoso, também pode ser evitável. Os especialistas tendem a concordar que a temperatura ideal do motor está em torno de 190 a 225 graus Fahrenheit. A maioria dos carros, entretanto, não fornece leituras numéricas de temperatura. Em vez disso, eles mostram uma escala quente-frio com uma agulha no meio.
Como ler o medidor de temperatura do motor do seu carro
Se a agulha do medidor do seu carro não ficar no ponto morto, isso é comum. Cada veículo é diferente e as faixas de temperatura ideais podem variar. A leitura é afetada por fatores como o clima, o uso do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) ou a sobrecarga do motor ao rebocar cargas pesadas. Você provavelmente notará que sua agulha permanece dentro de uma faixa intermediária que leva em conta essas flutuações menores do dia a dia.
Razões pelas quais seu medidor flutua:
Se o seu medidor de temperatura estiver acima da faixa normal do dia a dia, pode haver alguns motivos. A primeira e mais óbvia é que seu motor está com um problema sério e realmente está começando a superaquecer. Como lidar com isso será discutido com mais detalhes posteriormente.
Outra explicação para leituras de temperatura mais altas pode ser a perda de líquido refrigerante, possivelmente devido a um vazamento. Adicionar refrigerante ao radiador, ou pedir ao seu mecânico para fazer isso, pode resolver o problema. Outras razões para o aumento da temperatura incluem uma junta de água quebrada, uma válvula de refrigeração com defeito, um ventilador ou correia do ventilador quebrado e outros problemas. Finalmente, há uma chance de seu medidor estar simplesmente quebrado. Os medidores de temperatura envelhecem e, embora geralmente sejam bastante confiáveis, também são falíveis. O seu pode apenas precisar ser substituído.
Quanto tempo leva para o motor de um carro esfriar?
Se o seu motor estiver realmente superaquecendo, há algumas coisas que você pode tentar para evitar danos graves ao seu carro. Primeiro, desligue o ar condicionado e abra as janelas. Se isso não ajudar, ligue o aquecedor, pois os aquecedores dos carros normalmente funcionam redirecionando o calor do motor para a cabine.
Se tudo mais falhar, pare assim que for seguro e desligue o motor. É uma prática recomendada pedir assistência profissional e esperar até que o medidor de temperatura esteja na faixa normal. A rapidez com que isso acontece depende de vários fatores, incluindo a temperatura ambiente. Se você desabou no calor do meio-dia do verão no Arizona, pode levar algum tempo.
Por quanto tempo você deve deixar seu carro esquentar?
Muitos motoristas provavelmente já ouviram falar que o motor precisa de alguns minutos para aquecer, principalmente no inverno. Embora os carros tendam a precisar de um pouco de tempo para aquecer, a maioria dos motores modernos pode precisar de menos de um minuto para atingir a temperatura. Aquecer o motor por vários minutos era necessário em carros mais antigos porque o ar frio do inverno poderia arruinar a relação combustível-ar do motor.
Resumindo
Como proprietário responsável de um carro, é útil prestar atenção regular ao medidor de temperatura do carro. Ele não fornece apenas informações vitais sobre o seu motor – ele pode ajudar a mantê-lo funcionando bem por muito tempo. Você também pode verificar nossa lista de verificação de manutenção de automóveis para saber mais sobre cuidados com o carro.