Costuma-se dizer que os carros híbridos plug-in ou PHEVs – que têm motor a gasolina e motor elétrico – oferecem o melhor dos dois mundos. Você pode viajar de 20 a 40 milhas apenas com energia elétrica, que atende às necessidades diárias de muitos motoristas e reduz significativamente as emissões e o uso de combustível. Mas você também pode contar com o motor a gasolina para viagens além do alcance elétrico do carro, eliminando a necessidade de planejar a acessibilidade da estação de carregamento ou de ter um segundo carro em espera.
Mas será que os carros híbridos plug-in valem a pena? Você pode estar se perguntando se duplicar as fontes de energia do seu carro também significa dobrar o preço de propriedade.
Quanto custa um carro híbrido plug-in?
A regra geral é que os PHEV normalmente custam mais antecipadamente do que os carros tradicionais ou híbridos padrão, mas economizam dinheiro ao longo do tempo através da redução dos custos de combustível e manutenção. No entanto, existem muitas exceções. É importante considerar como os custos de curto e longo prazo podem ser aplicados às suas necessidades e circunstâncias individuais.
Os fatores específicos que afetam o custo real de um PHEV incluem:
- Preço de compra. Os carros híbridos plug-in possuem uma grande bateria e software e hardware altamente sofisticados. Isso historicamente levou a um preço mais alto em relação aos seus equivalentes convencionais e híbridos padrão (ao contrário dos PHEVs, os híbridos padrão não podem ser conectados ou operar apenas com energia elétrica). De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, você deve esperar pagar entre US$ 4.000 e US$ 8.000 a mais por um PHEV do que pagaria por um híbrido padrão. No entanto, a diferença nos preços de etiqueta pode estar a diminuir. Algumas montadoras de EV e PHEV estão cortando preços em resposta tanto à redução da demanda quanto à Lei de Redução da Inflação, que exige que EVs e PHEVs custem menos de US$ 55.000 para sedãs e menos de US$ 80.000 para picapes e SUVs para se qualificarem para descontos de impostos federais.
- Descontos fiscais PHEV. Você pode recuperar uma parte do preço de compra de certos PHEVs – até US$ 7.500 – por meio de descontos federais se atender a requisitos específicos. Alguns estados também oferecem incentivos. Veja uma lista atual de leis estaduais relevantes e esteja ciente do que seu estado oferece ao determinar a acessibilidade de um PHEV.
- Preços do gás e da eletricidade. A eletricidade é normalmente mais barata que o gás por uma ampla margem – especialmente quando há um pico na bomba. Portanto, se você planeja “tornar-se elétrico” regularmente, é mais provável que um carro híbrido plug-in se pague ao longo do tempo. Dito isso, pode haver custos iniciais para a instalação de uma estação de carregamento doméstica e da tomada de 240 volts necessária (a mesma que as secadoras de roupas usam, mas muitas vezes não existe perto de sua garagem ou estacionamento). Equipamento e instalação podem adicionar cerca de US$ 2.000 aos seus custos iniciais.
- Seus hábitos de direção. Os carros híbridos plug-in geralmente fazem mais sentido fiscalmente para pessoas cujo deslocamento diário está dentro da autonomia da bateria do carro, mas que desejam flexibilidade para fazer viagens mais longas de vez em quando. De acordo com a Consumer Reports, os motoristas de um modelo PHEV popular economizaram US$ 3.000 em seis anos de propriedade em relação ao equivalente econômico, mas tradicional, do mesmo carro. Mas se você acabar confiando mais no motor movido a gasolina, esse tipo de economia será improvável.
- Duração da propriedade. Você é do tipo que troca seu carro por um novo modelo a cada poucos anos? Nesse caso, um PHEV pode não ser adequado para você. Os PHEVs podem ser econômicos, mas leva tempo para que as economias obtidas com o uso da energia elétrica do carro sejam somadas. Se você vender ou trocar o carro antecipadamente, provavelmente perderá dinheiro.
- Manutenção de PHEV. Apesar de serem mais complexos que os carros tradicionais, os carros híbridos plug-in são mais baratos de manter. Um estudo que pesquisou centenas de milhares de condutores ao longo do ciclo de vida dos seus automóveis (definido como atingir 320.000 quilómetros) mostrou que os PHEV custam, em média, 4.600 dólares para manter, contra 9.200 dólares dos carros tradicionais. Essa diferença surpreendentemente grande provavelmente ocorre porque os motoristas de PHEV fazem bom uso do motor elétrico, que tem menos peças móveis e necessidades de manutenção. Além disso, tornar-se elétrico durante grande parte do ciclo de vida do carro reduz o desgaste do motor tradicional, e a frenagem regenerativa do motor elétrico significa que você não precisa substituir as pastilhas de freio com tanta frequência.
Resumindo
Decidir se os carros híbridos plug-in valem a pena depende de suas circunstâncias individuais. Embora os PHEVs tendam a compensar o seu preço de compra normalmente mais elevado, poupando dinheiro aos motoristas em combustível e manutenção ao longo do tempo, isso não é universalmente verdade. Certifique-se de considerar outros fatores importantes, como seus hábitos de direção, capacidade de carregar a bateria em casa ou nas proximidades (e quanto pode custar para atualizar seu sistema elétrico e/ou instalar um carregador de nível 2, se não puder) e a duração pretendida de propriedade.
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