Se você já precisou alugar um carro, deve estar se perguntando como as locadoras decidem quanto custa alugar um carro delas. Embora os custos de certas coisas, como leite ou pão, tendam a permanecer relativamente estáveis ao longo do tempo, os custos de aluguel podem variar bastante. O custo do aluguel de um carro é altamente dinâmico e baseado em diversos fatores, que examinaremos a seguir.
Custo de alugar um carro: fatores contribuintes
Os preços de um carro alugado podem variar bastante, com base nas respostas às seguintes perguntas:
Quem está dirigindo?
Se você tiver menos de 25 anos, a maioria das locadoras provavelmente cobrará uma taxa diária extra e poderá não permitir o aluguel de certos tipos de veículos (como carros esportivos). Isto ocorre porque os condutores mais jovens são normalmente vistos como menos experientes e mais propensos a uma condução arriscada.
Adicionar outro motorista, mesmo que tenha mais de 25 anos, pode incorrer em uma taxa adicional de motorista autorizado. Normalmente, isso é um requisito na maioria dos contratos de aluguel e se aplica até mesmo aos cônjuges.
Que tipo de carro é?
O tipo de carro que você escolhe alugar também pode afetar o preço que você paga. Compreensivelmente, veículos de luxo ou especiais podem custar mais do que um sedã ou minivan padrão. Veículos como esses tendem a ser mais caros para segurar, e essa despesa adicional normalmente é repassada ao consumidor. Em alguns casos, os veículos de alta demanda também podem custar um pouco mais para alugar do que os modelos menos populares.
Quais extras (se houver) foram solicitados?
Nem é preciso dizer que quaisquer extras, como um carro com recursos ou acabamentos atualizados, aumentarão seu custo. Muitas locadoras também oferecem várias apólices de seguro por um custo adicional.
Quando você reservou o carro?
Assim como acontece com a reserva de passagens aéreas, o tempo e a previsão são essenciais se você deseja economizar no aluguel de carros. Quanto mais cedo você reservar (possivelmente com vários meses de antecedência), maior será a probabilidade de obter uma tarifa melhor. Esperar até o último minuto provavelmente resultará em gastar um pouco mais para alugar o mesmo carro.
Quando você vai dirigir?
Outra semelhança que os preços do aluguel de automóveis têm com as passagens aéreas é que ambos são impactados pela sazonalidade. Alugar um carro durante uma temporada movimentada de férias, por exemplo, provavelmente custará mais do que em outras épocas do ano.
Onde você vai conseguir o carro?
Alugar seu carro no aeroporto assim que você sai do avião certamente é conveniente – e é exatamente por isso que normalmente custa mais. Isto ocorre em parte porque as locadoras devem pagar suas próprias taxas para se instalarem no aeroporto.
Se você estiver viajando para uma cidade grande, considere alugar o seu aluguel em um local mais distante da cidade. É um pouco menos conveniente, mas a economia potencial pode exceder a tarifa de táxi até a cidade.
Onde você está deixando isso?
A entrega do seu carro alugado em um local diferente daquele em que você o retirou normalmente acarreta uma cobrança adicional. Isto é verdade quer você simplesmente atravesse a cidade ou atravesse todo o país.
Quanto tempo dura sua viagem?
A duração do seu aluguer aumentará naturalmente o custo global do aluguer, uma vez que os encargos são normalmente avaliados por dia. No entanto, uma viagem mais longa geralmente está sujeita a uma tarifa diária mais baixa, e você pode até encontrar opções de reserva para semanas inteiras de cada vez. Esta poderia ser uma maneira de conseguir um acordo melhor. Se você acha que não conseguirá devolver o carro no prazo, ligar com antecedência para estender o aluguel pode às vezes ser mais barato do que ter que pagar uma taxa de devolução tardia.
Que outras taxas podem existir?
Embora as estruturas de taxas específicas variem de uma locadora para outra, algumas taxas adicionais associadas ao aluguel de um carro podem incluir:
- Taxa de devolução antecipada: A rescisão prematura do seu contrato de aluguer pode resultar numa rescisão antecipada ou numa taxa de “alteração de aluguer”.
- Taxa de devolução tardia: A devolução do seu carro alugado após a data e hora de devolução especificadas normalmente incorre em cobranças diárias adicionais. Algumas empresas podem oferecer um pequeno período de carência, mas outras cobrarão um dia inteiro assim que você ultrapassar o prazo de devolução acordado.
- Taxa de reabastecimento: Os carros devolvidos com combustível inadequado ou sem recibos de combustível podem estar sujeitos a uma taxa de reabastecimento.
- Taxa de cancelamento: Uma taxa de cancelamento poderá ser cobrada se você cancelar totalmente o aluguel dentro de um determinado período a partir do momento em que deveria retirá-lo. Normalmente, isso ocorre 24 a 48 horas antes do horário de coleta, mas pode variar.
- Taxa de chave perdida: Perder as chaves do carro pode ser potencialmente caro se você tiver um transponder moderno ou uma chave “inteligente”, e pode apostar que sua locadora irá cobrar por isso se você perder a chave fornecida. Lembre-se de que essa taxa normalmente é por chave.
Resumindo
Como você pode ver, quando se trata de determinar o custo de um aluguel, a questão não é simplesmente “Quanto custa alugar um carro?” Quando, onde e como você reserva seu carro alugado podem fazer uma diferença significativa nas tarifas que você recebe, assim como os dados pessoais sobre você e quaisquer outros motoristas que estarão ao volante deste carro. Esses fatores e outros se combinam para criar o número altamente dinâmico que é o preço do seu aluguel de carro.