Calcular o custo de carregamento de um veículo elétrico, em casa e na estrada, pode ser complicado. Para quatro em cada cinco compradores de automóveis novos que podem carregar em casa, muitas vezes durante a noite, o custo por quilómetro quilómetro é praticamente sempre mais barato do que o custo da gasolina para um veículo semelhante. É mais difícil para os moradores de apartamentos, que podem pagar diversas taxas a empresas que operam estações de recarga em áreas de estacionamento compartilhadas. Para o carregamento rápido DC, que um condutor provavelmente irá querer utilizar em viagens rodoviárias que sejam mais longas do que a autonomia de um VE, os preços variam, mas muitas vezes estão aproximadamente em linha com os preços da gasolina.
Devido a esses fatores, o preço de uma carga completa pode variar consideravelmente. Para um Tesla Model Y, atualmente o EV mais vendido, pode custar apenas US$ 9 ou até US$ 40, dependendo se você está carregando em casa ou em um carregador rápido de nível 3, muito mais caro.
Para analisar os melhores e os piores casos, escolhemos 3 VEs que abrangem uma gama: de pequeno a grande, de relativamente eficiente a enorme e com elevado consumo de energia. E analisamos as taxas de cobrança doméstica mais altas e mais baixas, que podem variar entre os estados por um fator de quase quatro. Por fim, calculamos o custo do carregamento rápido DC para uma viagem.
Calcular o custo real – é complicado
Aqui está uma questão para refletir: você sabe quanto paga em casa por um quilowatt-hora de eletricidade? Poucas pessoas conseguem responder a essa pergunta sem fazer alguma pesquisa. (O custo médio nos EUA é agora de cerca de 16 cêntimos por quilowatt-hora; 1 kWh pode transportar a maioria dos veículos eléctricos de três a cinco quilómetros.) Os condutores de veículos eléctricos podem muitas vezes beneficiar de tarifas reduzidas da sua empresa de electricidade que incentivam o carregamento quando a procura é mais baixa, por exemplo, de 23h às 6h
Quanto ao carregamento rápido DC para viagens rodoviárias, o preço é complicado. Varia entre as redes, pode ser menor à noite e pode ou não exigir uma taxa de sessão para cada conexão de carregamento. A maioria das redes também tem planos de adesão com uma taxa mensal, mas taxas mais baixas por kWh.
Vamos começar com o custo por 100 milhas
Para facilitar os cálculos e permitir-nos comparar diretamente com veículos a gasolina semelhantes, analisámos o custo de conduzir 160 quilómetros em cada VE. Para carregamento doméstico, usamos a faixa classificada pela EPA, determinada usando uma combinação de uso local e rodoviário. Para carregamento rápido DC, presumimos que eram todas milhas rodoviárias e usamos nossos próprios testes de autonomia em rodovias.
No geral, o carregamento doméstico foi sempre muito mais barato por 160 quilómetros do que pagar pela gasolina num veículo comparável – apenas um quarto do preço. Por outro lado, o carregamento rápido DC usado para viagens rodoviárias era geralmente mais caro do que a gasolina. Mas veículos muito ineficientes conduzidos em locais onde a gasolina é muito cara ainda podem sair um pouco à frente na cobrança nas rodovias.
A maioria dos VE hoje em dia cobre a maior parte dos seus quilómetros utilizando o carregamento em casa ou no trabalho, pelo que a média ponderada dá aos VE uma vantagem decisiva – embora isto possa não se aplicar aos moradores de apartamentos sem a capacidade de instalar o seu próprio equipamento de carregamento.
(Observação: adicionamos 5% à energia de recarga em todos os nossos cálculos para compensar as perdas durante o carregamento.)
Melhor caso: Chevrolet Bolt EV 2023
Os custos
Na Louisiana, para um Bolt EV, 160 quilômetros de carregamento doméstico custam US$ 2,81, e 160 quilômetros de carregamento rápido de EVgo custam US$ 11,82; 160 quilômetros em um SUV pequeno de 33 mpg custariam cerca de US$ 10.
Claro, não está disponível para 2024, mas o Chevy Bolt EV encontrou mais de 100.000 compradores durante sua operação – e é um veículo mais moderno do que o antigo Nissan Leaf com o qual compete. É também o único com preço inicial abaixo de US$ 30.000.
Este é o nosso caso mais otimista, analisando quanto custa um VE relativamente eficiente para recarregar num estado com tarifas de eletricidade muito baixas. Escolhemos Lousiana, frações de centavo abaixo de Utah, ambas a US$ 0,11/kWh.
Em casa
No caso do Bolt, 100 milhas representam 38,6% do alcance avaliado pela EPA de 259 milhas. Essa porcentagem de sua bateria de 63 kWh é de 25,5 kWh. Na Louisiana, o custo desses 25,5 kWh é de US$ 2,81 em eletricidade para percorrer 160 quilômetros, quando carregados em casa. Compare isso com um veículo a gasolina de 33 mpg que exigiria três galões de gasolina ao preço da Louisiana de US$ 3,36 por galão. Isso equivale a cerca de US$ 10, o que significa que 160 quilômetros em um veículo a gasolina comparável bastante eficiente é quase quatro vezes mais caro que 160 quilômetros naquele Bolt EV.
Na estrada
Durante nosso teste de autonomia em rodovias de 75 mph no mundo real, o Bolt percorreu 220 milhas, então esse é o número que usaremos. (Durante um teste de autonomia pouco ortodoxo no Vale da Morte, na Califórnia, conseguimos exceder a autonomia estimada de 259 milhas da EPA no mundo real.)
Fazendo os mesmos cálculos, precisamos de 30,1 kWh para percorrer 160 quilômetros. A GM faz parceria com a rede de cobrança EVgo, que cobra uma taxa de sessão de US$ 1 mais US$ 0,36/kWh em seu plano Pay as You Go. Essa quantidade de eletricidade custará ao motorista US$ 11,82 – ou quase 20% mais que a gasolina.
Conclusão
O carregamento doméstico é muito mais barato; viagens rodoviárias custam mais por quilômetro.
2023 Tesla Modelo Y de longo alcance
Os custos
Para um Tesla Model Y com custos médios nos EUA, 160 quilômetros de carregamento doméstico custam US$ 3,82, 160 quilômetros de carregamento rápido Supercharging custam de US$ 10 a US$ 19; 160 quilômetros em um SUV compacto de 28 mpg custariam cerca de US$ 13,70.
Escolhemos o Modelo Y porque é atualmente o veículo elétrico mais vendido na América do Norte. Cerca de metade dos EVs nas estradas dos EUA são Teslas, e o SUV compacto da empresa atinge o ponto ideal no segmento de utilitários leves para o qual as famílias mudaram em grande número.
Este é o nosso caso médio, analisando quanto custa o VE mais popular nos EUA para recarregar à taxa média de eletricidade dos EUA de US$ 0,16/kWh. O Modelo Y de longo alcance é classificado pela EPA em 330 milhas de alcance em uso misto local e rodoviário, embora os defensores do EV e nossos testes de alcance sugiram que as estimativas de alcance da Tesla são otimistas.
Em casa
Seguindo nossa metodologia, isso representa 30,3% da bateria de 75 kWh, ou 23,9 kWh necessários. A uma tarifa de eletricidade doméstica de $ 0,16, isso equivale a $ 3,82. Compare isso com, digamos, um crossover compacto de 28 mpg, viajando 160 quilômetros com o preço médio da gasolina nos EUA de US$ 3,80. Requer 3,6 galões, custando US$ 13,70. Novamente, o EV vence por um fator de quase 4 para 1 quando carregado em casa.
Na estrada
As viagens rodoviárias são uma história diferente. O modelo Tesla Model Y Long Range que testamos em nossa rota de teste na rodovia percorreu apenas 220 milhas. Portanto, precisamos de 35,8 kWh para percorrer 160 quilômetros. A rede Tesla Supercharger tem custos variáveis para cobrança, de US$ 0,25 a US$ 0,50 por quilowatt-hora, dependendo de quanta energia a estação pode fornecer, hora do dia (as noites são mais baratas) e onde você está localizado (a Califórnia costuma ser mais cara).
No melhor cenário de Supercharger, o Modelo Y custa US$ 9,95 em um Supercharger para viajar 160 quilômetros; na pior das hipóteses, é o dobro disso. Esses são respectivamente mais baixos e mais altos do que a gasolina que você usaria, então. . . depende.
Conclusão
O carregamento doméstico é muito mais barato; para viagens rodoviárias, depende.
Captador GMC Hummer EV 2024
Os custos
Para um GMC Hummer EV no Havaí, 160 quilômetros de carregamento doméstico custam US$ 27,48 e 160 quilômetros de carregamento rápido em rodovia custam US$ 37,11 ou mais; 160 milhas em um veículo a gasolina Hummer a 10 mpg custaria US$ 47,90.
O Hummer elétrico já cumpriu sua missão: tornar os EVs durões. Suas capacidades off-road, direção nas quatro rodas e aceleração estonteante (até 60 mph em 3,3 segundos) tornam-no o auge do . . . algo. Sua gigantesca bateria é necessária não apenas para fornecer essa aceleração, mas também para superar o arrasto aerodinâmico de um veículo do tamanho de um pequeno prédio municipal.
Este é o nosso caso mais pessimista: um VE enorme e ineficiente recarregado num estado com as tarifas de eletricidade mais altas do país. Isso seria o Havaí, a US$ 0,42/kWh – já que apenas um terço dessa eletricidade vem do sol e do vento abundantes no estado. Os outros dois terços provêm da queima de combustíveis fósseis enviados para as ilhas. (A gasolina também é cara no Havaí, com uma média de quase US$ 5 por galão ultimamente – embora não tão alta quanto os US$ 5,35 da Califórnia.) O Hummer EV tem uma bateria verdadeiramente enorme, com uma capacidade útil total de 205,0 kWh.
Em casa
Cobrir 160 quilômetros consumiria 30,4% da capacidade da bateria, ou 65,4 kWh. No Havaí, isso custaria US$ 27,48. Mas que tipo de consumo de combustível um caminhão de 4,5 toneladas em forma de Hummer conseguiria? Vamos ser generosos e dizer 10 mpg. (Seu antecessor a gasolina, o Hummer H1, alcançava de 7 a 9 mpg com relativamente esbeltas 3,75 toneladas.) Ao preço da gasolina no Havaí, isso seria de US$ 47,90 – quase o dobro do custo do carregamento doméstico.
Na estrada
O Hummer EV impressionou com um resultado de 290 milhas em nosso circuito rodoviário de 75 mph, muito melhor do que o esperado. Para cobrir 160 quilômetros de rodovia, seriam necessários cerca de 34% da bateria de 205,0 kWh, ou 74,2 kWh.
O Havaí tem algumas estações de carregamento rápido em DC (embora o limite de velocidade nas rodovias em todo o estado também seja de 60 mph). As tarifas variam de US$ 0,49 a US$ 0,66 por kWh, dependendo da hora do dia e da localização. Para facilitar as contas, vamos chamá-lo de 50 centavos por kWh – então 100 milhas rodoviárias custariam US$ 37,11. E, sim, isso significa que é possível gastar mais de US$ 100 abastecendo um Hummer EV.
Com gasolina, mesmo usando a mesma eficiência de combustível de 10 mpg, 160 quilômetros rodoviários custariam novamente US$ 47,90. Neste caso, mesmo o caro carregamento rápido DC era ligeiramente mais barato num veículo extremamente ineficiente conduzido num estado onde a gasolina é extremamente cara.
Conclusão
O Hummer EV é uma anomalia entre os EVs, embora as picapes EV e SUVs de tamanho normal da GM usem os mesmos fundamentos – portanto, pode ser o extremo entre EVs enormes e pesados com baterias gigantes. Por outro lado, o Havaí também é uma anomalia, com gasolina caríssima. Não esperávamos que o carregamento rápido DC fosse mais barato do que o equivalente a gasolina do Hummer, mas era.