- Quanto o controle climático, especificamente o calor, afeta o alcance?
- Levamos nosso Tesla Model 3 de longo prazo para a pista oval de oito quilômetros do Chrysler Proving Grounds para testar o consumo de energia com vários níveis de uso de HVAC.
- Com os aquecedores de assento ligados e o aquecimento no máximo, o Tesla perdeu mais de 60 milhas de alcance em comparação com o número que registramos sem uso de HVAC.
Em Michigan, o inverno ainda não afrouxou seu controle, agarrando-se ao céu frio e nublado como um velho rabugento. Naturalmente, nosso primeiro instinto quando entramos em um carro frio é aumentar o aquecimento. No entanto, em veículos elétricos, como o nosso Modelo 3 Long Range de longo prazo, ligar o aquecimento não pode ser uma reflexão tardia, porque tem um impacto dramático na eficiência e na autonomia.
O aquecimento ou o ar condicionado são importantes em um veículo elétrico, por dois motivos: primeiro, a quantidade total de energia a bordo é dramaticamente menor do que a disponível em um carro a gasolina típico. Cada quantidade de energia usada tem um impacto mais perceptível no alcance. Por exemplo, um tanque de gasolina de 15 galões contém o equivalente a 505,5 quilowatts-hora (kWh) de energia. Isso é mais de seis vezes o que o nosso Modelo 3 carrega totalmente carregado. A segunda razão é que, ao contrário de um carro movido a gasolina, onde o calor residual do motor é usado para aquecer a cabine com pouco impacto na eficiência, o calor ou ar condicionado de um VE também é extraído diretamente da bateria. Qualquer energia usada para conforto não pode ser usada para propulsão.
Quanto o aquecimento realmente afeta o alcance do Tesla? Para descobrir, fomos até o oval de oito quilômetros no Chrysler Proving Grounds, que nos permite coletar dados sem interferência de fatores como mudanças de elevação e tráfego – os obstáculos do mundo real aos testes.
Para ver como o uso do calor afetaria o alcance, decidimos realizar três testes a 70 mph: com o HVAC desligado, ajustado para 72 graus Fahrenheit no modo automático (o mesmo que nosso protocolo de teste de economia de combustível em rodovias) e com o HVAC ligado. no máximo enquanto todos os cinco assentos aquecidos estavam ajustados em HI. Fizemos duas voltas ao redor do oval em cada condição para permitir que o medidor de consumo a bordo se estabelecesse em uma média constante de watt-hora por milha (Wh/milha). Nossos testes foram realizados a uma temperatura de 38 graus Fahrenheit, em pneus de inverno Michelin X-Ice Xi3 com configuração de fábrica de 42 psi. Os pneus de inverno tendem a ter maior resistência ao rolamento, portanto, os números de eficiência dos pneus Michelin Primacy MXM4 para todas as estações provavelmente melhorariam em geral. O Modelo 3 foi dirigido por cerca de meia hora e estava totalmente aquecido e a cabine estava quente antes de iniciarmos o teste. Partir com o motor e a bateria frios aumentaria ainda mais o consumo.
Nosso consumo básico com o HVAC completamente desligado foi de 344 Wh/milha, o que implica um alcance possível de 234 milhas. Nossa segunda rodada foi com o clima ajustado para 72 graus e no modo automático, onde o Modelo 3 consumiu energia a uma taxa de 402 Wh/milha, apenas um tique abaixo de 17% mais energia do que funcionar sem HVAC. Nessa taxa de consumo, o alcance previsto cai para 200 milhas. Para nosso teste final, com o aquecimento no máximo e os aquecedores dos assentos ligados – se você gosta de viajar de carona no inverno, esse número é para você – medimos impressionantes 466 Wh/mi, que excedeu em muito até mesmo o número mais alto que alcançamos. fiz nosso teste de cobertura de roda aerodinâmica, e isso foi com pneus para todas as estações viajando a 90 mph. Com o calor explodindo nesse ritmo, você poderia esperar que seu alcance caísse para escassos 173 milhas, consumindo cerca de 35% mais energia do que nossa corrida de base.
O Modelo 3 usa um aquecedor elétrico resistivo (essencialmente como as bobinas brilhantes de uma torradeira), que é muito mais barato, mas não tão eficiente quanto uma bomba de calor. Uma bomba de calor é como ligar o sistema de ar condicionado ao contrário. No entanto, as bombas de calor estão a começar a estar disponíveis em cada vez mais veículos elétricos, incluindo o Nissan Leaf, o Kia Niro EV, o Audi e-tron e o Jaguar I-Pace. O recém-lançado Tesla Model Y também mudou para uma bomba de calor, e teremos interesse em ver quão eficiente ela se mostra em temperaturas frias.
Esteja você percorrendo a tundra ártica que você chama de lar ou mora na Flórida e considera 50 graus Fahrenheit frio, lembre-se de que tudo o que você faz custa energia da bateria.