Descobrir com precisão quanto tempo leva para carregar um carro elétrico é o mesmo que perguntar: “Quanto tempo leva para atravessar o país?” Depende se você está de avião ou a pé. O tempo de recarga depende de uma série de variáveis, muitas delas com nuances – até mesmo o comprimento do cabo de carregamento pode influenciá-lo – que tornam impossível fornecer uma resposta precisa. Mas podemos fornecer algumas diretrizes confiáveis.
Deixando de lado algumas variáveis minuciosas, existem três fatores principais que afetam o tempo de carregamento do VE: a fonte de energia, a capacidade do carregador do veículo e o tamanho da bateria. As condições ambientais geralmente desempenham um papel menor, embora os extremos de clima frio e quente possam aumentar consideravelmente o tempo de carregamento.
Fatores que afetam o tempo de carregamento
Nível do carregador
Vamos começar com a fonte de energia. Nem todas as tomadas elétricas são criadas iguais. O receptáculo comum de 120 volts e 15 A em uma cozinha está ligado a uma tomada de 240 volts que alimenta uma secadora elétrica, assim como uma pistola de água está ligada a uma mangueira de jardim. Todos os veículos elétricos podem, teoricamente, carregar suas baterias grandes na tomada padrão da cozinha, mas imagine tentar encher um barril de 55 galões com uma pistola de água. A recarga de uma bateria de EV com uma fonte de 120 volts – categorizada como Nível 1 de acordo com SAE J1772, um padrão que os engenheiros usam para projetar EVs – é medida em dias, não em horas.
Se você possui ou planeja possuir um EV, será aconselhável considerar ter uma solução de carregamento de nível 2 de 240 volts instalada em sua casa. Uma conexão típica de Nível 2 é de 240 volts e 40 a 80 amperes. Embora menos amperes ainda seja considerado Nível 2, um circuito de 80 amperes maximizará a maioria dos carregadores integrados do EV (mais sobre isso em um minuto). Porque, se você não maximizar a eficácia dos carregadores integrados do veículo, uma fonte de energia abaixo do ideal é essencialmente uma placa restritora que prolonga o tempo de carga.
Para obter o carregamento mais rápido possível, você deseja conectar-se a uma conexão de nível 3, coloquialmente conhecida como carregador rápido DC. Estes são o equivalente EV a encher aquele barril com uma mangueira de incêndio. Uma corrente de energia CC comprovadamente letal é bombeada para a bateria do carro e quilômetros de alcance são adicionados em pouco tempo. Os Superchargers V3 da Tesla produzem até 250 kW, e os desfibriladores automotivos da Electrify America emitem até 350 kW de potência de parar o coração. Mas, como todo carregamento, o fluxo é reduzido quando o estado de carga (SoC) da bateria do veículo está quase cheio. E a capacidade dos veículos de aceitar carregamento DC varia muito. O Porsche Taycan, por exemplo, pode carregar até 320 kW, enquanto um Nissan Ariya consegue apenas 130 kW.
Usando um carregador rápido
De modo geral, quando o SoC de uma bateria EV está abaixo de 10% ou acima de 80%, a taxa de carregamento de um carregador rápido DC diminui consideravelmente; isso otimiza a vida útil da bateria e limita o risco de sobrecarga. É por isso que, por exemplo, os fabricantes costumam afirmar que o carregamento rápido fará com que a bateria do seu EV “carregue 80% em 30 minutos”. Alguns veículos possuem um procedimento de pré-condicionamento da bateria que garante que a bateria esteja na temperatura ideal para carregamento rápido durante o trajeto para um carregador rápido CC. Contanto que você utilize o sistema de navegação do carro para chegar lá, claro.
Carregamento máximo e autonomia de condução
Os últimos 20% da carga podem dobrar o tempo que você fica conectado ao carregador rápido. O demorado carregamento completo da bateria por meio de um carregador DC torna essas unidades mais utilizadas nos dias em que você está viajando uma longa distância e precisa de eletricidade adicional para chegar ao seu destino. Carregar em casa durante a noite – às vezes chamado de carregamento complementar – é a melhor solução para obter a energia necessária para dirigir diariamente no local.
Tamanho da bateria
À medida que a busca pela supremacia da autonomia continua, a capacidade da bateria de alguns EVs atingiu níveis absurdos. Outros visam aumentar a eficiência. Isso desempenha um papel importante no tempo de carregamento. Aumente o tamanho do nosso barril para uma unidade de 85 galões. Mesmo com uma mangueira de incêndio, ainda demorará mais para encher do que o barril menor de 55 galões. Embora um GMC Hummer EV seja construído em uma arquitetura capaz de entrada de 350 kW, encher sua bateria de 205,0 kWh em comparação com o pacote de 112,0 kWh encontrado em um Lucid Air Grand Touring requer exponencialmente mais tempo, mesmo que a taxa de carregamento seja semelhante. O Lucid pode viajar mais de 40% com uma carga e ter 93,0 kWh a menos em sua bateria do que o Hummer. Eficiência, de fato.
Não há dúvida de que algum dia os fabricantes irão estabelecer uma única métrica para expressar os tempos de carregamento. Mas, por enquanto, saiba que encher a bateria de um EV ainda leva muito mais tempo do que encher o tanque de combustível de um carro movido a gasolina, não importa como ou onde você o faça.
Capacidade do carregador
Existe um equívoco comum de que aquilo que você conecta a um carro elétrico é o “carregador”. Na verdade, há um carregador de bateria no carro que converte a eletricidade CA da parede em eletricidade CC para carregar a bateria. Os carregadores integrados transferem energia para a bateria com segurança e têm suas próprias classificações de potência, normalmente em quilowatts. Se um carro tiver um carregador de 10,0 kW e uma bateria de 100,0 kWh, levaria, em teoria, 10 horas para carregar uma bateria totalmente descarregada.
Para avaliar o tempo de carregamento ideal de um EV específico, você divide o número de kWh da capacidade da bateria pela classificação de potência do carregador integrado e depois adiciona 10 por cento, porque há perdas associadas ao carregamento. Isso pressupõe que a fonte de energia possa maximizar o carregador do veículo.
Os carregadores de bordo típicos têm pelo menos 6,0 quilowatts, mas alguns fabricantes oferecem quase o dobro disso, e a nata da cultura tem mais que o triplo desse valor. O atual Tesla Model 3 Performance, por exemplo, tem um carregador de 11,5 kW, que pode aproveitar ao máximo um circuito de 240 volts e 60 A para recarregar sua bateria de 80,8 kWh, enquanto o Modelo 3 com tração traseira vem com um carregador de 7,6 kW. Fazer as contas do tempo de recarga indica que levará quase o mesmo tempo para encher as baterias dos dois carros, embora a do modelo Performance seja cerca de 30% maior. A beleza de uma fonte de eletricidade e um carregador integrado bem emparelhados é que você pode conectar seu EV em casa com uma bateria quase descarregada e ter um corcel totalmente carregado esperando por você pela manhã. Você também pode encontrar tempos aproximados de recarga nos sites de alguns fabricantes de EV.
Dito isto, há uma vasta gama de possibilidades ao responder à questão de quanto tempo leva para carregar um VE. Em nossos testes, observamos tempos de carregamento rápido DC tão baixos quanto 25 minutos, de 10 a 90 por cento em um protótipo Porsche Taycan, e tão altos quanto duas horas em um SUV GMC Hummer EV, enquanto a média fica um pouco abaixo de um hora.
Para conexões de Nível 2, a variação de tempo é muito mais dramática. O Lucid Air Pure é o mais rápido de zero a 100 por cento em um pouquinho mais de cinco horas, e o mais longo é o Nissan Ariya com mais de 13 horas, enquanto a média cai na faixa de sete a oito horas. E mesmo que 13 horas pareçam excessivos (porque são), o Ariya ainda é capaz de carregar de totalmente esgotado a totalmente carregado após um horário típico das 9h às 17h com uma fonte de eletricidade apropriadamente poderosa.
KC Colwell é Carro e motorista's editor executivo, que cobre carros novos e tecnologia com um olhar aguçado para bobagens automotivas e com o que ele considera um grande senso automotivo, o que é uma ostentação humilde. Em seu primeiro dia em CD em 2004, ele ganhou as chaves de um Porsche 911 de alguém que nem sabia se ele tinha carteira de motorista. Ele também é um dos pilotos que fez voltas rápidas em CDteste anual de pista Lightning Lap.
O caso de amor de Jacob Kurowicki com os carros não termina com armas de corrida e iates terrestres elegantes, mas se estende aos estúpidos e excêntricos. Ansiar por um Pontiac Sunfire GT quando criança foi o primeiro indicador, mas um desejo contínuo por um Lamborghini LM-002 é o pontapé inicial. Ele felizmente encontrou uma casa no Carro e motorista equipe de testes que lhe permite desenvolver ainda mais seu amor pelo mundo automotivo e pelas estranhezas que o acompanham.