O mercado automotivo atual oferece milhares de opções para escolher, o que significa que é muito provável que você encontre um carro que tenha as características desejadas. Por outro lado, tantas opções também podem se tornar potencialmente esmagadoras se você estiver se perguntando “Que carro devo comprar?”. Aqui estão algumas perguntas para ajudá-lo a começar a restringi-lo.
Que tipo de carro atende às suas necessidades?
Condutores diferentes têm necessidades diferentes e, portanto, precisam de modelos de automóveis diferentes. Um veloz veículo de dois lugares pode ser perfeito para um profissional de espírito livre que gosta de viajar na estrada nos fins de semana, mas pode não oferecer muita utilidade para uma família de cinco pessoas. Os passageiros podem valorizar a economia de combustível, enquanto outros podem priorizar recursos de segurança. Avaliar que tipo de carro atenderá às suas necessidades pode ajudar muito a restringir suas escolhas. Abaixo estão alguns dos principais estilos de carroceria de carro a serem considerados:
Sedãs
Os sedãs são um dos tipos de veículos mais tradicionais, oferecendo uma quantidade razoável de espaço na cabine e, normalmente, um compartimento de bagageira separado.
Carros esportivos e cupês
Menores e mais focados no desempenho do que os sedãs, os carros esportivos e cupês oferecem uma experiência de direção emocionante.
Conversíveis
Os conversíveis oferecem aos proprietários a opção de abrir o teto para dar aquela emoção de “vento no cabelo” (dica profissional: mantenha um pente no porta-luvas).
SUVs
SUV significa “veículo utilitário esportivo” e abrange uma ampla gama de veículos em diversos tamanhos. Em sua essência, um SUV oferece amplo espaço e desempenho como um caminhão, ao mesmo tempo em que é mais parecido com um sedã.
Vans e minivans
As vans oferecem muita funcionalidade e espaço, muitas vezes úteis para aplicações comerciais e transporte de carga. As minivans são carros de passageiros com maior ênfase em assentos e armazenamento, o que os torna uma escolha popular para as famílias.
Caminhões
Os camiões são frequentemente utilizados para fins comerciais, mas são igualmente populares entre os consumidores que pretendem muito espaço, capacidade de reboque e possibilidade de circular fora de estrada.
Qual é o seu orçamento?
Outra questão importante é com que tipo de orçamento você trabalhará. É melhor fazer um orçamento com sabedoria para garantir que os pagamentos do seu carro sejam administráveis e possam ser pagos em dia para evitar quaisquer impactos negativos no seu crédito.
Uma maneira de fazer isso é colocar seu financiamento em ordem antes mesmo de começar a comprar. Embora atender às suas necessidades de crédito depois de escolher um carro seja uma abordagem comum, você não precisa necessariamente esperar tanto tempo. Ser pré-qualificado para o seu empréstimo pode ajudá-lo a ter pelo menos uma estimativa razoável do tipo de termos de empréstimo para os quais você provavelmente se qualificará, incluindo um pagamento mensal estimado.
Depois de descobrir que tipo de empréstimo obterá e uma estimativa de seu pagamento mensal, pode ser útil incluir também outros custos de propriedade em seu orçamento. Esses incluem:
Manter esses custos em mente junto com o pagamento mensal do carro pode ajudar a garantir que o orçamento do carro não prejudique acidentalmente suas outras finanças. É especialmente importante ter isso em mente se você for um comprador de carro pela primeira vez e não estiver acostumado a fazer orçamentos para carros.
Compra vs. leasing
Também pode ser prudente discutir rapidamente a compra de um carro em vez de alugá-lo. Os pagamentos mensais do aluguel podem ser inferiores aos pagamentos mensais do carro, uma vez que o primeiro é baseado em quanto o carro irá desvalorizar durante o aluguel, e não no preço total de compra. No entanto, você também pode estar sujeito a taxas adicionais no final do seu aluguel por coisas como excesso de quilometragem ou desgaste. A compra definitiva de um carro pode envolver um pagamento mais alto, mas permite que você exerça todos os direitos de propriedade, permitindo que você dirija e modifique o carro conforme achar necessário (com algumas exceções se estiver financiando). E assim que o financiamento for liquidado, você poderá continuar dirigindo sem pagamentos adicionais, em vez de devolver um carro alugado ou decidir o que fazer a seguir.
Você está comprando novo ou usado?
Esta é uma ótima pergunta para se fazer, porque há prós e contras importantes em comprar um carro novo ou usado.
Prós de comprar um carro novo
As vantagens de comprar um carro novo incluem:
- Tecnologia mais recente
- Maior confiabilidade para que o carro esteja livre de problemas
- Vem com garantia
- Mais opções de financiamento estão disponíveis
Contras de comprar um carro novo
Os contras de comprar um carro novo incluem:
- Preço mais alto
- Mais impostos e prêmios sobre vendas
- Maior taxa de depreciação
Prós de comprar um carro usado
As vantagens de comprar um carro usado incluem:
- Custo mais baixo
- Taxa de depreciação reduzida
Contras de comprar um carro usado
Os contras de comprar um carro usado incluem:
- História do veículo potencialmente desconhecida
- O carro sofreu mais desgaste
- Aumento dos custos de manutenção
Que tipo de motor e transmissão você prefere?
O motor e o sistema de transmissão do seu carro terão um grande impacto no tipo de experiência de direção que você terá, e há vários de cada um para você escolher.
Tipos de motor
O motor é o coração do seu carro e pode fazer uma grande diferença no desempenho e na quilometragem do seu carro. Os principais tipos de motores disponíveis hoje são:
Gasolina – Os motores a gasolina são há muito tempo o motor “padrão” na maioria dos carros. A sua ampla disponibilidade significa que são normalmente menos dispendiosos do que as alternativas.
Gasóleo – Os motores a diesel também são motores de combustão interna (ICEs), como os motores a gasolina, mas funcionam com um combustível diferente (diesel) e com um design de motor ligeiramente diferente. Isso permite que os motores a diesel produzam mais torque, o que os torna adequados para trabalhos pesados, como transporte rodoviário e reboque.
Elétrico – Os veículos elétricos (EVs) são uma alternativa cada vez mais popular aos carros ICE mais tradicionais. Os EVs requerem energia da bateria de uma tomada de 110 ou 240 volts em casa ou de uma estação de carregamento pública de maior potência. Embora custem mais antecipadamente, podem oferecer economias significativas a longo prazo nos custos de combustível.
Híbrido – Os carros híbridos vêm em muitas variedades, mas essencialmente oferecem um pouco dos dois mundos – eles usam principalmente energia elétrica, mas têm um motor de combustão ao qual recorrer. Alguns híbridos podem usar eletricidade apenas para energia suplementar, enquanto outros podem ser capazes de se conectar e dirigir com energia elétrica, como um EV.
Tipos de transmissão
O sistema de transmissão do seu carro é o que tira a potência do motor e a leva até as rodas. Existem quatro tipos principais de transmissões:
Tração Traseira – A tração traseira (RWD) foi o primeiro sistema de transmissão usado em carros e transfere a potência do motor para as rodas traseiras.
Tração dianteira – A tração dianteira (FWD) transfere a potência do motor diretamente para as rodas dianteiras. Isto resulta numa transmissão mais pequena e mais leve, o que melhora a economia de combustível.
Tração nas quatro rodas – A tração nas quatro rodas (4WD) transfere potência para todas as quatro rodas ao mesmo tempo, melhorando a tração e o manuseio em terrenos acidentados.
Tração integral – A tração integral (AWD) também transfere potência para as quatro rodas, mas foi projetada para melhorar a tração no pavimento.
Quais recursos adicionais você gostaria?
Depois de estabelecer quais itens essenciais você precisa em um carro, talvez seja hora de começar a pensar em quaisquer extras que você possa desejar. Esses tipos de complementos podem ficar caros rapidamente, mas também podem ser bons se você tiver espaço de sobra em seu orçamento. Os extras comumente adicionados podem incluir (mas não estão de forma alguma limitados a):
- Wi-Fi integrado
- Conectividade Bluetooth
- Sistemas de entretenimento de passageiros
- Sol ou teto solar
- Assentos aquecidos
- Racks de teto para armazenamento adicional
- Zonas individuais de controle climático
- Atualizações extras de segurança
- Sistemas de câmeras
Resumindo
Como você pode ver, perguntar “Que carro devo comprar?” é uma pergunta aparentemente simples. A resposta “certa” é altamente pessoal, baseada em uma variedade de fatores exclusivos de cada comprador. Pode ser mais útil começar a fazer perguntas específicas sobre suas preferências e orçamento. Isso pode ajudá-lo a reduzir as opções até encontrar aquela que atende a maioria (ou talvez todas) suas caixas.