Uma avaria repentina do carro pode acontecer no momento mais inconveniente. Quando o seu carro quebra no meio da estrada e a avaria não pode ser reparada rapidamente, pode ser necessário rebocar o carro.
Esta atividade é regulada por regulamentos que todo motorista é obrigado a seguir. O reboque em si também deve ser feito de forma a não representar uma ameaça aos demais usuários da estrada. Dizemos o que você deve lembrar ao rebocar seu carro com segurança e o que você precisa para fazer isso. Convidamos você a ler!
Rebocar um carro é permitido pelo Código da Estrada. No entanto, a condição primordial é exercer extrema cautela. Ao mesmo tempo, você deve estar ciente de que nem todos os veículos podem ser rebocados. Se, por exemplo, o sistema de direção do seu carro estiver danificado, a única solução para transportar o carro até a oficina é utilizar um guincho.
O que é reboque de carro?
Rebocar um veículo envolve puxar um carro deficiente por outro veículo totalmente operacional. Para que isso seja possível, é necessário conectar os carros por meio de um cabo especial. Se o sistema de travagem do carro rebocado estiver funcional, não pode ser inferior a 3 metros. Se ambos estiverem funcionais, então de 4 a 6 metros.
Ao contrário da crença popular, rebocar não é fácil. Requer experiência, concentração e habilidade. As normas legais em vigor a este respeito também devem ser observadas. Claro, preparamos todos os detalhes para você abaixo…
Quais são as melhores estradas para dirigir ao rebocar um veículo?
O reboque de um carro deve ser feito em uma estrada onde a intensidade do tráfego seja a mais baixa possível. Se tiver que escolher entre estradas nacionais e municipais, escolha esta última. Haverá muito menos trânsito neles, o que se traduzirá em maior segurança.
É aconselhável escolher um percurso com poucos cruzamentos, incluindo rotundas. É uma forma de evitar problemas. Rebocar em uma estrada reta é muito mais fácil. Ao rebocar, é muito importante manter um percurso suave, o que é difícil nos cruzamentos. Se você não tiver escolha a não ser dirigir em uma estrada com várias faixas, lembre-se de sempre usar a faixa da extrema direita ao rebocar.
A regulamentação atualmente em vigor permite rebocar um carro em via expressa. Você pode então se mover a uma velocidade máxima de 60 km/h. AVISO: Sob nenhuma circunstância você deve rebocar seu veículo na rodovia. Isso só é permitido para veículos devidamente sinalizados. É importante ressaltar que mesmo esse carro só pode ser rebocado até a primeira saída.
Quem não se sente confiante e quer evitar problemas pode decidir procurar ajuda de profissionais. Hoje em dia não faltam empresas profissionais de reboque de automóveis. Esta solução é segura e extremamente conveniente. Ajuda a evitar estresse e reparos adicionais no carro causados por reboque incorreto.
Quanto custa rebocar um carro?
Se você não sabe rebocar um carro e não quer lidar com isso, vale a pena pedir ajuda a empresas profissionais que prestam esse tipo de serviço. Muitos motoristas se perguntam quanto custa rebocar um carro. Acontece que não é possível dar uma única quantia.
O preço deste serviço depende, entre outras coisas, da distância que a empresa deve percorrer para rebocar o carro até à oficina ou outra morada indicada. O local onde o carro está localizado também é importante.
A maioria das empresas que oferecem reboque profissional de automóveis também leva em consideração o tamanho do veículo e sua condição técnica na hora de definir o preço.
Qualquer veículo pode ser rebocado?
Deve-se notar que a capacidade de rebocar um carro também depende do design de um determinado modelo. Alguns carros simplesmente não podem ser rebocados. Se você possui um carro sem engate de reboque, deve levar em consideração que em caso de avaria a única opção é utilizar um guincho. A proibição de reboque aplica-se, entre outros, a determinados automóveis híbridos. É importante ressaltar que eles não podem apenas ser rebocados. Eles também não podem rebocar outros carros.
Se o seu carro estiver equipado com tração nas duas rodas ou transmissão automática, você deve se lembrar de algumas restrições que visam aumentar segurança rodoviária. Alguns modelos têm limite de velocidade, outros são totalmente proibidos de rebocar.
Nunca reboque carros com sistemas de freio ou direção defeituosos, ou quando as luzes do veículo não estiverem funcionando. Por que? Seria muito perigoso. Rebocar tal carro representaria uma ameaça significativa não apenas para outros veículos na estrada. O risco de colisão ou acidente também representaria uma ameaça para os motoristas envolvidos no reboque.
É inaceitável rebocar carros com reboque. Isto se deve, entre outras coisas, à regulamentação que determina que apenas um veículo pode ser rebocado. A exceção são os veículos articulados. O carro rebocado não pode ser equipado com suspensão pneumática ou hidropneumática se a falha for do motor. Se o motor não funcionar, a suspensão também não funciona.
Rebocando um carro – como realizá-los
Agora que você sabe o que é rebocar um carro e em que estradas isso pode ser feito, vale a pena dar uma olhada nas regras de reboque seguro.
Quão rápido você consegue viajar ao rebocar um carro?
Os regulamentos aplicáveis indicam claramente a velocidade permitida do veículo trator. Ao rebocar em áreas urbanas, a velocidade não pode ultrapassar 30 km/h. Se o reboque for realizado fora de áreas urbanas, a velocidade poderá ser superior, mas não superior a 60 km/h.
Um carro rebocado precisa estar com as luzes acesas?
Muitos motoristas perguntam se o carro rebocado deve estar com as luzes de emergência acesas. Ao longo dos anos, aceitou-se que sim. Enquanto isso, acontece que um carro que está sendo rebocado deve estar com as luzes de estacionamento acesas. É importante ressaltar que eles devem estar ligados mesmo quando a visibilidade na estrada for muito boa. Se o reboque não excluir a necessidade de conduzir o veículo, deverá haver uma pessoa com as devidas autorizações no interior do automóvel.
Como os veículos devem ser conectados entre si?
Se pretende rebocar o seu carro de forma adequada e, acima de tudo, com segurança, deve lembrar-se de: a conexão entre os veículos era realmente sólida. É inaceitável retirar o carro rebocado. Qualquer negligência a este respeito pode ser desastrosa.
Como deve ser marcado um veículo rebocado?
Muitos motoristas esquecem disso o veículo rebocado deve estar sempre devidamente sinalizado. A ideia é permitir que outros usuários da estrada saibam que um carro está se movendo na frente deles e os puxando. É por isso Um triângulo de advertência reflexivo deve ser colocado na parte traseira do veículo, no seu lado esquerdo. É isso triângulos de advertência são frequentemente esquecidos pelos motoristas durante o reboque. Entretanto, constituem um sinal claro aos outros condutores de que o veículo está desativado e rebocado por outro automóvel, o que é importante no caso de, por exemplo, uma manobra de ultrapassagem.
Por que você não deve usar luzes de advertência de perigo ao rebocar?
Como já mencionamos, muitos motoristas estão convencidos de que o carro rebocado deve estar com as luzes de emergência acesas. No entanto, este é um grande erro. As luzes de perigo indicam claramente um veículo parado. Enquanto isso, o carro rebocado está em movimento.
Acender as luzes de emergência pode, portanto, enganar outros utentes da estrada. Esta situação aumenta o risco de colisão ou mesmo acidente. Lembre-se, quando você quiser rebocar seu carro, você o liga faróis médios. Você também deve se lembrar de usar piscas para indicar possíveis manobras. O carro rebocado pode circular com as luzes de posição acesas.
O que você deve lembrar ao rebocar seu carro com segurança?
Como rebocar um carro com segurança? Nem todas as regras relativas ao reboque seguro são regulamentadas por lei. Vale lembrar também as dicas de especialistas e de quem tem vasta experiência de condução.
Em primeiro lugar, o condutor do veículo rebocado e o veículo rebocador devem estabelecer um método de comunicação claro. Em caso de qualquer problema, eles devem se comunicar rapidamente.
A cooperação também é importante. O rebocador acelera e o rebocado é responsável pela frenagem. Se você estiver entrando em um carro que será rebocado, lembre-se que em hipótese alguma deve acelerar. Quando surge a necessidade de desacelerar, a tarefa do operador de reboque é acionar suavemente o freio. Este é um sinal para a pessoa que está sendo rebocada frear com firmeza.
O reboque de um veículo deve ser sempre feito por uma rota bem conhecida. Antes de entrarem nos carros, os motoristas devem discutir cuidadosamente a rota que pretendem seguir. Determinar sua rota os ajudará a saber quando virar e por quais cruzamentos terão que passar. Isto aumentará significativamente a segurança do reboque.
Tenha especial cuidado ao rebocar ao atravessar faixas de pedestres. É importante lembrar que os pedestres podem não perceber que os carros estão conectados. Os motoristas devem, portanto, ter cuidado para não deixar nenhum pedestre passar entre os carros.
Independentemente de o carro estar sendo rebocado em uma estrada de duas ou mais pistas, você deve sempre dirigir na faixa da extrema direita. Ao rebocar, você deve sempre pensar na sua segurança e na segurança dos outros usuários da estrada. Portanto, você nunca deve entrar em uma faixa que não seja a da extrema direita – diz o especialista da Inter Cars.
Qual corda de reboque devo escolher? Confira a oferta da Inter Cars
Modelos disponíveis linhas e correias de reboque eles diferem em estrutura e parâmetros técnicos. Eles estão incluídos equipamento básico do carro que vale sempre a pena ter no porta-malas. Você encontrará links de alta qualidade na loja Inter Cars. Existem vários modelos disponíveis para venda que você pode ajustar ao modelo do seu carro e ao seu peso. Você pode escolher uma linha trançada ou dinâmica. Se tiver alguma dúvida na escolha do modelo certo, os nossos colaboradores irão ajudá-lo, aconselhando o melhor modelo.
Rebocar um carro exige levar em consideração vários elementos. Com base em nossas dicas, você pode fazer isso com muita segurança e de acordo com os regulamentos aplicáveis. Ao saber como rebocar um carro, você estará preparado para avarias inesperadas do carro na estrada. Se você está interessado em acessórios que podem ser úteis no reboque, conheça a oferta da Inter Cars.
Perguntas frequentes
Qualquer carro pode ser rebocado?
Infelizmente não. As restrições aplicam-se, entre outras, a automóveis com falha no sistema de direção. Abrangem também alguns modelos de veículos híbridos e com tração nas duas rodas.
Como marcar um carro rebocado?
Ao rebocar um automóvel, marque-o de forma adequada, informando assim os outros utentes da estrada que existe um veículo rebocado na estrada. meu carro. É necessário colocar um triângulo de advertência na parte traseira do carro – no lado esquerdo. O veículo rebocado deve usar luzes de estacionamento e o veículo rebocador deve usar faróis baixos. É inaceitável a utilização de luzes de emergência, que se destinam a sinalizar um veículo parado.
A que velocidade um carro pode ser rebocado?
O reboque de um carro deve ser feito a uma velocidade estritamente definida. Para carros que circulam em áreas urbanas, a velocidade permitida é de 30 km/h. Fora das áreas urbanas, a velocidade máxima é superior e chega a 60 km/h.