A maioria dos motoristas e proprietários de automóveis não percebem totalmente a importância do rolamento do amortecedor em seus veículos. O bom estado deste elemento afeta o conforto e a segurança de condução. Sons característicos ao girar as rodas ou resistência do volante podem indicar um rolamento com defeito.
O que é essa parte do carro? Como verificar se está operacional? Quais são seus defeitos? Você encontrará respostas para essas e outras perguntas no texto abaixo. Convidamos você a ler!
Até recentemente, era fácil diagnosticar um rolamento de amortecedor danificado. Os sintomas em caso de falha deste elemento eram visíveis e sentidos sem necessidade de exame especializado em oficina mecânica. Isto inclui, por exemplo, um som característico de batida ao girar as rodas. Atualmente, porém, a situação não é tão simples devido aos sistemas de assistência à condução cada vez mais eficientes, que dificultam o reconhecimento de danos nos rolamentos.
O que é um rolamento de amortecedor?
Em primeiro lugar, vale a pena explicar o que realmente é um rolamento de amortecedor. Este elemento também é frequentemente chamado de rolamento superior ou montagem do amortecedor. Não se surpreenda ao ver esses termos usados de forma intercambiável. Porém, saiba que eles sempre se referem ao mesmo elemento.
O rolamento é uma das peças de suspensão mais importantes utilizadas em carros com amortecedores MacPherson. Devido ao seu impacto significativo na condução, é muito importante que o rolamento esteja sempre em perfeitas condições. Com o restante do texto você aprenderá exatamente como funciona o rolamento do amortecedor do seu carro.
Como funciona um rolamento de amortecedor?
A função deste componente é girar a coluna e amortecer todos os tipos de vibrações que ocorrem durante a condução. Por esta razão, o rolamento é composto por um elemento rolante e um elemento de borracha responsável pelo amortecimento das vibrações.
Se algum dos componentes do rolamento não estiver funcionando corretamente, você poderá enfrentar dificuldades durante a condução. Abaixo você encontrará um breve guia sobre sintomas e falhas. Graças às informações que aí encontrará, será mais fácil avaliar se se trata de uma falha.
Rolamento do amortecedor danificado – sintomas
Amortecedor consiste em muitas partes, entre as quais devem ser mencionadas capas, pára-choques ou placenta. Falhas em cada um desses elementos podem afetar seu funcionamento de forma diferente. Os sintomas de uma falha no rolamento do amortecedor são geralmente difíceis de ignorar. Em primeiro lugar, eles são caracterizados por todos os tipos de batidas e outros sons perturbadores vindos da área das rodas. Trata-se precisamente do local onde o amortecedor está montado.
Se o rolamento do amortecedor do seu carro não estiver funcionando corretamente, você certamente também terá problemas de viragem perceptíveis. Quanto mais o rolamento estiver desgastado, mais fenômenos indesejáveis aumentarão. Na maioria das vezes Os danos nos rolamentos afetam os carros mais antigos, mas na prática também afetam cada vez mais os modelos novos.
Como verificar um rolamento de amortecedor e por que não é a tarefa mais fácil
Um rolamento desgastado em veículos mais antigos é muito fácil de diagnosticar devido aos sintomas visíveis de falha. É impossível perder os sinais que aparecem durante a condução. Dificuldade para virar o volante, barulhos de estalos e batidas são certamente sintomas que chamam a atenção até de motoristas sem muita experiência. Infelizmente, os carros novos complicam significativamente o diagnóstico. Por que isso acontece?
Os sistemas modernos de direção hidráulica estão se tornando cada vez mais eficientes, o que certamente beneficia a todos nós, como motoristas de automóveis ou caminhões.
No entanto, você deve saber que o progresso tecnológico também tem seu lado negro. Envolve dificuldades no diagnóstico de algumas falhas. Imagine que num número cada vez maior de casos o condutor nem sequer sabe que o rolamento do amortecedor do seu carro não está a funcionar corretamente. O que é pior, este estado de coisas pode persistir até que o elemento descrito falhe completamente.
Tudo graças à direção hidráulica, que elimina todos os tipos de dificuldades de direção. O que acontece quando a placenta falha completamente? Ele trava e a mola no soquete começa a girar, resultando em um ruído agudo perceptível quando girado. Os apresentadores também reclamam de certas “fotos” difíceis de perder.
Como você pode perceber, o desenvolvimento da indústria automotiva, apesar dos benefícios inegáveis para os usuários de automóveis, também dificulta o diagnóstico de algumas falhas. Portanto, pode acontecer que você descubra problemas com a placenta quando já for tarde demais. Por esta razão, as inspeções periódicas e a resposta a todos os sinais perturbadores, mesmo que não sejam muito incômodos, são extremamente importantes.
Você pode dirigir com o rolamento do amortecedor danificado?
Amortecedor danificado no carro pode causar uma colisão. É possível dirigir com o rolamento do amortecedor danificado, mas você também deve estar ciente de que isso acarreta um alto risco de acidente e perda de controle do veículo ao fazer curvas.
Além disso, o defeito na viga traseira do carro também é sentido pelo motorista e pelos passageiros. Dirigir torna-se desconfortável, sons característicos podem ser ouvidos na cabine, que rapidamente se tornam incômodos e tornam a viagem de carro insuportável.
A degradação dos elementos da suspensão também dificulta a manutenção da tração e, em casos drásticos, pode até levar à quebra braço oscilante. Em tal situação, você estará lidando com uma avaria grave que exigirá a intervenção rápida e (infelizmente) cara de um mecânico.
Como substituir um rolamento de amortecedor?
Como sempre, você tem duas opções: você mesmo pode substituir o rolamento ou contar com a ajuda de profissionais. O segundo método é bastante recomendado devido à necessidade de acesso ao kit de ferramentas e acesso ao canal. A maioria dos motoristas não possui essas condições e, sem esses dois componentes, não há como substituir o componente com segurança e eficácia. No entanto, se você é um dos poucos sortudos e deseja substituir os rolamentos sozinho, abaixo você encontrará um guia passo a passo sobre como fazê-lo. Lembre-se de que a precisão e a seleção correta de ferramentas contam.
Como substituir um rolamento de amortecedor – passo a passo
- Eleve o carro usando um elevador de dois postes.
- Remova as rodas do eixo.
- Remova o amortecedor de acordo com as informações fornecidas pelo fabricante do automóvel. Também é importante fixar corretamente o elemento ao suporte apropriado.
- Comprima a mola do amortecedor com um compressor especial até que ela se solte do assento do rolamento.
- Desaparafuse as porcas da haste que conecta o amortecedor de vibração. Segure a haste e remova o rolamento antigo.
- Coloque o novo rolamento em sua posição de montagem. Verifique se a parte inferior está bem assentada na mola do amortecedor.
- Instale todos os parafusos e fixadores e aperte as porcas. Faça isso com o torque especificado pelo fabricante do veículo.
- Solte o compressor de mola (com muito cuidado). Verifique também se a mola está devidamente assentada no rolamento e na placa de suporte.
- Reinstale o amortecedor.
- Instale as rodas e ajuste o alinhamento.
Como você pode ver, todo o processo de substituição dos rolamentos do amortecedor é realmente exigente em termos de equipamento e habilidade. Se você não tiver a experiência necessária, poderá encontrar dificuldades no caminho que o deixarão preso com o carro desmontado e sem condições de montá-lo novamente. Portanto, deixe esse tipo de trabalho para profissionais e faça algo muito mais prazeroso do que consertar falhas no amortecedor.
Quanto custa substituir um rolamento de amortecedor?
Como é habitual, no início deste tipo de considerações, importa referir que as taxas aqui indicadas são aproximadas devido às diferenças nas tabelas de preços das oficinas mecânicas individuais. No entanto, quando se trata de rolamentos de amortecedores, você deve esperar uma despesa de PLN 50 a PLN 250. É claro que muita coisa pode mudar devido aos custos variáveis de elementos individuais e à quantidade de trabalho que o mecânico deve realizar para substituí-los.
O melhor seria que, antes de devolver o carro, ligasse para uma oficina específica e perguntasse o preço deste tipo de serviço. Desta forma você evitará todo tipo de mal-entendidos e posteriormente surpresas desagradáveis.
Encontre rolamentos de amortecedores na Inter Cars
Se o seu carro apresenta problemas de manobra ou você ouve sons perturbadores enquanto dirige, é um sinal de que você pode ter problemas com rolamentos de amortecedor. Felizmente, existe um lugar onde você pode encontrar tudo o que precisa para restaurar seu veículo em perfeitas condições. Visite a loja Inter Cars, onde preparamos uma série de rolamentos e outras peças de reposição para automóveis.
Independentemente de escolher uma peça original ou de reposição, você receberá um produto totalmente preparado para funcionar mesmo nas condições mais difíceis. Portanto, esqueça as meias medidas e escolha uma loja de peças de reposição automotiva de confiança.
Se você tiver alguma dúvida ou dúvida, os especialistas da Inter Cars irão ajudá-lo a escolher a solução certa. Basta entrar em contato com o pessoal da loja para obter rapidamente o suporte necessário.
Você já sabe o que é um rolamento de amortecedor
Como você pode ver, o rolamento do amortecedor é muito importante no contexto de manter a tração adequada e o conforto de direção. Quando este elemento está danificado, você pode esperar dificuldade na direção do veículo e sons perturbadores vindos da área ao redor das rodas.
Dirigir com rolamentos defeituosos é um caminho direto para a degradação total desta peça ou até mesmo para um acidente grave. Portanto, as inspeções periódicas são muito importantes, pois irão ajudá-lo a detectar rapidamente as falhas em desenvolvimento e eliminá-las precocemente. Estima-se que os rolamentos devem ser verificados a cada 20 mil quilômetros percorridos e substituídos a cada 100 mil quilômetros.
O custo de reposição não é muito alto e costuma chegar a 500 PLN, portanto não há necessidade de arriscar conforto e segurança.. Se você estiver tendo problemas com rolamentos, ligue hoje mesmo para seu mecânico e agende uma consulta.
Lembre-se de que substituí-lo você mesmo é possível, mas requer muitas ferramentas especializadas e experiência no trabalho com automóveis. Portanto, é melhor levar o veículo a um especialista. Você terá a certeza de que a troca ocorrerá de acordo com os padrões aceitos.