Você gosta de ouvir música enquanto dirige? Para que isso seja possível, seu veículo deve ter um rádio funcionando. Quando o aparelho de fábrica estiver quebrado ou não atender às suas expectativas, será útil substituir o auto-rádio. Como fazer isso? Como substituir o rádio de um carro? Nós te damos uma dica!
- A substituição do rádio em carros diferentes pode ser diferente.
- Antes de substituir o rádio, é importante verificar se temos um rádio de 1 ou 2 din.
- Vale a pena munir-se de ferramentas adequadas e possíveis chaves inglesas.
- Descobrir como limpar e cuidar do cockpit do seu carro.
Você quer realizar o reparo sozinho? Substituição de rádio de carro pode ser diferente dependendo do ano de produção e do modelo do carro. Confira onde encontrar informações sobre esse assunto e o que lembrar na hora de fazer reparos.
Substituição do auto-rádio e do modelo do veículo
Embora o auto-rádio em todos os carros seja relativamente semelhante, a forma como é instalado pode variar dependendo do modelo do veículo. Não existe uma maneira única e permanente de remover a unidade antiga e instalar uma nova. Em alguns carros, o rádio pode ser substituído sem quaisquer etapas adicionais, enquanto em outros é necessário desmontar grande parte da cabine.. Informações sobre como retirar o aparelho antigo podem ser encontradas no manual que acompanha o veículo ou na internet – pesquisando um modelo específico e ano de produção do carro.
Quais ferramentas serão úteis ao substituir um rádio de carro?
Antes de começar a substituir o rádio, prepare as ferramentas apropriadas. Você precisará de:
- verificador elétrico,
- conjunto de chave de fenda,
- tubulação termorretrátil,
- multímetro,
- fiação.
Freqüentemente, especialmente em modelos mais antigos, chaves apropriadas serão úteis para facilitar a desmontagem do rádio. Quais chaves você precisa? Infelizmente, dependendo do fabricante e modelo, as teclas podem ser diferentes.
Desmontando o rádio do carro antigo
Como desmontar o rádio do carro? Na maioria dos carros, primeiro você precisa remover a caixa do painel e preparar a estrutura de montagem. Normalmente você precisa desparafusar todos os parafusos que prendem a tira. Faça isso com cuidado – o elemento plástico fino pode quebrar facilmente.
A próxima etapa é afrouxar o sistema estéreo e, opcionalmente, remover as peças de fixação. Na maioria dos casos, você também precisa desparafusar as porcas ou parafusos. Finalmente, quando o rádio puder ser retirado do orifício, é necessário desconectá-lo cuidadosamente da fonte de alimentação.
Portanto, se você está se perguntando como remover o rádio do carro, não se preocupe, não é um processo complicado, mas vale a pena ter cuidado.
Leia também: Ozonização automotiva – vale a pena?
Escolhendo um novo rádio – como escolher um rádio para o seu carro?
É claro que desmontar o rádio antigo não é tudo. Você também precisa de um novo rádio de carro para substituir o antigo. Antes de comprar tal dispositivo, certifique-se de que ele se adapta ao modelo do seu veículo. Como escolher um rádio para carro? O mais importante aqui é o tamanho do orifício de montagem:
- 1 din tem dimensões 180 x 50 mm – este é o tamanho mais comum.
- 2 din tem dimensões 180 x 100 mm – são rádios maiores, geralmente com uma grande tela sensível ao toque.
Muitas vezes acontece que um carro com rádio de 1 din possui uma prateleira adicional ou um trocador de CD. Isso provavelmente significará que a instalação de um rádio 2-din não será um problema, pois o fabricante previu essa possibilidade. Caso não exista esta prateleira ou trocador de CD, só será possível instalar um rádio 1-din. Porém, vale lembrar que tais rádios também podem ter tela sensível ao toque (muitas vezes retrátil) e todas as funções de um rádio maior.
Instalando um novo rádio de carro
A instalação de um novo auto-rádio deve ser realizada de acordo com as instruções do fabricante. Geralmente é necessário conectar o cabo da antena e o adaptador ao chicote elétrico e, em seguida, reconectar a caixa.
Nota: Verifique se o rádio funciona antes de fixar as peças plásticas da cabine. Desta forma, você evitará trabalhos desnecessários caso os cabos não estejam conectados corretamente.
Substituindo o rádio em carros novos
Em carros mais antigos, a substituição do rádio geralmente ocorre na ordem descrita. O problema ocorre em veículos mais novos. Essas máquinas estão equipadas com extensos sistemas informáticos que também suportam tecnologias de segurança e proteção GPS. Ao conectar um novo rádio nesses carros, você precisa ter muito cuidado. Preste atenção nas cores usadas para marcar os fios individuais ou nos cubos montados neles. Também pode haver mais cabos – em carros novos o carro desempenha muitas funções diferentes.
Substituição de auto-rádio por especialistas
Para muitas pessoas, substituir o auto-rádio por conta própria pode ser problemático. Se você não tiver vontade de fazer isso sozinho, procure ajuda de especialistas. Basta ir a uma oficina ou showroom especializado em áudio automotivo.
Quanto custa substituir um rádio de carro? Normalmente são várias centenas de zlotys, mas em casos extremos o custo do serviço pode chegar a 1.500 PLN. Quando se trata de substituir um auto-rádio, o preço geralmente inclui uma nova unidade. Na maioria das oficinas, porém, o cliente pode trazer seu aparelho, que será montado no veículo.
Substituir um rádio não é difícil, mas pode ser demorado – especialmente se você nunca fez isso antes. Antes de começar, verifique como deve ser feito no seu veículo e se seria melhor procurar ajuda de especialistas.