Andar de moto não é apenas ir do ponto A ao B todos os dias, mas também uma forma de passar o tempo de uma forma interessante. A motocicleta também pode ser utilizada para recreação, esporte e turismo. Para aproveitar ao máximo os benefícios de conduzir este tipo de veículos, vale a pena conhecer a sua estrutura, o funcionamento dos seus componentes e como verificar a sua eficiência. Como é construída a suspensão da motocicleta? Quais soluções são usadas? Como verificá-los, mantê-los e operá-los? Você aprenderá tudo neste guia completo.
As primeiras motocicletas não tinham suspensão extensa. Equipada com motor e quadros de bicicleta reforçados com garfos rígidos. Mesmo antes da Primeira Guerra Mundial, a maioria dos veículos novos estava equipada com suspensão dianteira. A suspensão da roda traseira era menos comum. Em designs menores, a suspensão traseira rígida ainda podia ser encontrada na década de 1960. Hoje, mesmo as pequenas motocicletas e ciclomotores devem ter suspensão com molas, não apenas para conforto ao dirigir, mas também para segurança. A suspensão de uma motocicleta permite que as rodas tenham contato constante com o solo, mesmo que este seja irregular. Graças a isso, o veículo pode ser dirigido, freado e acelerado. Como os fabricantes implementam esta função?
Suspensão dianteira da motocicleta – revisão de soluções
Ao longo de quase 150 anos de história da motocicleta, muitas ideias diferentes para a suspensão dianteira de uma motocicleta foram criadas. Os designers sabiam a importância deste elemento e atribuíram-lhe grande importância. Que soluções você pode encontrar em uma motocicleta?
Suspensão dianteira com garfo telescópico
Atualmente, a forma mais popular de construir uma suspensão dianteira de motocicleta é usar um garfo telescópico. Este dispositivo consiste em tubos montados em ambos os lados da roda. Eles estão dentro deles amortecedores gás e óleo, e muitas vezes também molas helicoidais responsáveis pela suspensão. Outra solução é um garfo com mola fora do amortecedor. Este projeto é mais fácil de construir e reparar.
Uma suspensão dianteira típica de motocicleta é montada com um tubo de cilindro no eixo da roda. A haste do pistão do amortecedor, que às vezes tem uma mola, é fixada no tubo superior. Este tipo de construção é simples, barato e leve e por isso muito utilizado.
Uma variante menos comum do garfo telescópico é a sua versão invertida. Neste caso, existem hastes de pistão próximas ao eixo da roda. Isto reduz a massa não suspensa da roda dianteira, o que tem um efeito positivo na tração e no manuseio. Este design também permite maior rigidez da suspensão. A desvantagem do garfo invertido é que ele é mais suscetível a vazamentos e os telescópios são menos duráveis. Para compensar essas enfermidades, eles são projetados com tecnologias mais avançadas, o que os torna mais caros. Garfos invertidos são encontrados principalmente em motocicletas fora de estrada e enduro e também em algumas aulas de esportes.
Suspensão dianteira da motocicleta com triângulos
Uma solução raramente usada atualmente, mas que já foi muito popular, é a suspensão dianteira com braço triangular. Nesta construção, a roda é suspensa num braço oscilante ligado ao elemento de suporte. Isso, por sua vez, cria uma estrutura de suspensão com tubos que levam ao tubo superior e ao guidão.
O tipo mais comum de suspensão utilizado foi um braço oscilante traseiro, ou seja, aquele em que o ponto de montagem do braço oscilante está localizado na frente do eixo da roda. Uma marca conhecida de veículos com esta solução são as motocicletas indianas, equipadas com um braço articulado conectado a uma mola de lâmina como elemento de absorção de choque. Este tipo de suspensão ainda é usado hoje nas scooters italianas Piaggio Vespa, onde foi instalado um único braço triangular. Neste caso, o design da suspensão foi inspirado em soluções de aviação.
Menos comuns são os projetos de suspensão com braços da sorte, onde o ponto de montagem fica atrás ou no eixo da roda. Essa suspensão pode ser encontrada nas motocicletas Ural ou Honda Super Hub.
Suspensão dianteira trapezoidal da motocicleta
O chamado trapézio é uma das soluções clássicas para suspensão dianteira de motocicletas. Começou a ser instalado no início do século XX. Hoje, essa solução é encontrada em helicópteros modificados e motocicletas customizadas devido ao seu visual clássico e interessante.
A suspensão trapezoidal dispensa o uso de elementos hidráulicos, por isso foi muito popular no início da história da indústria automotiva. Cada lado da suspensão consiste em dois triângulos de tubos finos ou hastes que juntos formam uma forma trapezoidal. Eles estão conectados a um braço oscilante curto conectado ao tubo superior. Graças a isso, a suspensão trapezoidal pode ser móvel. A mola de compressão localizada sob o braço oscilante é responsável pela absorção de choques e suspensão.
A suspensão trapezoidal tem um design muito simples, mas não muito eficaz. É pesado e ocupa muito espaço, por isso raramente é usado em motocicletas de fábrica hoje.
Suspensão dianteira da motocicleta com junta interna
Este é certamente o menos comum dos tipos de suspensão descritos. Em termos de estrutura, assemelha-se à suspensão de um automóvel com braço triangular longitudinal.
Nas soluções descritas anteriormente, o guidão da motocicleta estava sempre conectado diretamente ao volante. Na suspensão com manga de eixo interna, o volante deve ser conectado ao volante por meio de engrenagens ou cabos.
O braço traseiro é preso à parte inferior do quadro e conectado a um amortecedor curto. O volante é suspenso por uma junta de direção movida pelo sistema de direção. Este projeto de suspensão dianteira não é um elemento independente do quadro da motocicleta. Além disso, ao contrário das soluções descritas anteriormente, o braço oscilante não gira juntamente com a roda. Permanece numa posição fixa, tal como num carro.
A suspensão da motocicleta deste projeto foi instalada apenas em algumas motocicletas produzidas em massa. Estes incluem a Yamaha GTS1000 e a Bimota Tesi, ambas produzidas na década de 1990. Também podem ser encontradas em motocicletas de corrida históricas. Embora esta solução garantisse alto desempenho, o nível de complexidade deste design fez com que nunca ganhasse muita popularidade.
Suspensão traseira de motocicleta – soluções de design
A suspensão traseira foi adotada no projeto da motocicleta um pouco mais tarde que a dianteira, razão pela qual seus métodos de construção são menos populares. Os primeiros veículos de produção conhecidos com roda traseira suspensa geralmente tinham uma de duas soluções.
Suspensão deslizante
A suspensão deslizante consiste em amortecedores de êmbolo apoiados em molas. Fixado a dois elementos de estrutura fixa localizados um acima do outro. Na parte central de cada um deles eles se conectam ao cubo da roda. Graças a isso, a roda se move em um eixo vertical e, assim, detecta irregularidades. As molas são usadas para absorção de choque.
A suspensão deslizante foi bastante complicada de produzir e limitar o movimento a um eixo não deu os melhores resultados. Além disso, a amplitude de movimento do controle deslizante foi severamente limitada. No entanto, este arranjo foi usado com bastante frequência no passado. Tal suspensão foi encontrada, entre outras, em máquinas de empresas como Jawa, BMW e Zündapp.
Suspensão traseira da motocicleta com braço oscilante
No entanto, durante muitos anos, o tipo mais popular de suspensão traseira para motocicletas foram os braços da sorte, ou seja, elementos que são conectados de forma móvel ao quadro da motocicleta.
O braço oscilante permite que a roda se mova em arco. Entre ele e o quadro existem amortecedores e molas. Ao usar braços da sorte, os projetistas podem estender significativamente o curso das rodas, tornando possível projetar motocicletas adaptadas a uma variedade de aplicações.
No passado, prevaleciam as motocicletas com braço duplo, onde a roda era presa a dois de seus braços. Os modelos modernos são geralmente equipados com um braço oscilante unilateral. O braço único é quase sempre equipado com amortecedor central e mola. Eles estão presos por dentro. Numa solução dupla face, normalmente existem dois amortecedores com molas colocadas em ambos os lados da roda.
O uso de um braço da sorte unilateral em vez de um braço da sorte duplo permitiu a redução do peso não suspenso e também facilitou o acesso aos componentes de tração e aos freios das rodas traseiras. Graças a isso, muitas atividades de serviço que antes exigiam a desmontagem das rodas agora podem ser realizadas diretamente na motocicleta.
Suspensão de motocicleta na prática – como verificar?
A suspensão da motocicleta geralmente é um pouco menos complicada que a suspensão do carro, mas também deve ser verificada regularmente e reparada, se necessário. Também vale a pena verificá-los na hora de inspecionar a motocicleta usada que você pretende comprar.
Como verificar a suspensão dianteira de uma motocicleta?
Segundo o especialista da Inter Cars, As falhas mais comuns relacionadas à suspensão dianteira incluem:: :
- solto rolamentos no tubo superior;
- vazamentos de fluido hidráulico de “telescópios”;
- deformação ou dano à superfície do garfo;
- deformações de elementos de suspensão relacionadas a acidentes rodoviários.
Cada um desses problemas apresenta sintomas bastante característicos. Rolamentos soltos ficarão visíveis durante a frenagem. Ao pressionar o freio dianteiro, você geralmente ouvirá um clique, indicando que os componentes não estão alinhados corretamente. Uma folga maior também pode ser sentida na forma de vibração excessiva do volante durante a condução.
Vazamentos de fluido podem ser observados nas “lags”. Se estiverem cobertos com líquido gorduroso ou se for visível coletado na parte superior inferior da carcaça do cilindro, o diagnóstico é claro. O vazamento não causará nenhum efeito perceptível imediatamente, mas com o tempo a suspensão dianteira da motocicleta ficará muito mole e começará a mergulhar visivelmente para frente durante a frenagem. Ao andar em superfícies irregulares, será sentida folga, a motocicleta ficará menos confortável e o impacto da roda contra os obstáculos será fortemente sentido pelo condutor.
Ignorar vazamentos causa desgaste selantes continuará, o que levará à destruição das superfícies da haste do pistão e à sua deformação. Isso cria uma folga entre a haste do pistão e as vedações, o que causará fortes vibrações e até problemas de avanço. Neste caso, os “telescópios” devem ser substituídos completamente.
Danos mecânicos decorrentes de acidentes podem se manifestar de diversas formas. Ao dirigir em linha reta, o guidão não fica perpendicular ao quadro. Acontece que a roda dianteira se move em relação ao eixo da motocicleta – diagonalmente, se o eixo estiver torto, ou lateralmente, se as suspensões estiverem danificadas. Você também pode encontrar uma flexão da prateleira inferior da suspensão, o que geralmente resulta em instabilidade de direção e problemas de manobra.
Como verificar a suspensão traseira?
Se você já sabe verificar a suspensão dianteira de uma motocicleta, pode passar para a suspensão traseira. O procedimento de diagnóstico inicial é muito semelhante, independentemente do desenho do braço da roda. Pode variar no caso de suspensões deslizantes, mas nelas o problema pode ser principalmente vazamento de óleo dos amortecedores.
A suspensão traseira de uma motocicleta com braço oscilante deve ser verificada da seguinte forma:
- coloque a motocicleta na perna central;
- fixe-o de forma que a roda traseira fique no ar;
- agarre a roda no local que é uma “extensão” do braço oscilante (na sua altura);
- execute uma série de fortes empurrões laterais.
Se se você ouvir ruídos indesejados, batidas e sentir folga, isso indica uma falha. Para localizá-lo, é necessário verificar vários locais possíveis. Primeiro, verifique se os parafusos do braço oscilante ou da montagem do eixo da roda não estão soltos.
Para verificar se a folga está no braço oscilante ou na roda, peça a uma segunda pessoa que coloque a mão no braço oscilante. Se for sentida uma mudança na sua posição, isso indica folga no próprio rolamento do braço oscilante, o que é uma falha grave e perigosa. Pode causar perda de tração e capotamento nas curvas, especialmente quando está molhado ou molhado pneus selecionados incorretamente.
Suspensão de motocicleta – manutenção e peças da Inter Cars
Se notar algum sintoma de dano ou desgaste nos componentes da suspensão, vá a um mecânico ou mande consertar. Se precisar de peças para motos, você encontra na loja Inter Cars. A oferta inclui todos os elementos de suspensão necessários, amortecedores, kits de reparação e vedações, rolamentos de roda e cabeçote e molas de suspensão.
Suspensão de motocicleta – resumo
Lembre-se de que uma suspensão funcional da motocicleta é extremamente importante. Quer você tenha uma motocicleta esportiva, uma motocicleta de turismo, uma motocicleta vintage ou até mesmo uma motocicleta, manter a suspensão em boas condições é importante para sua segurança durante a condução.
Os defeitos da suspensão dianteira são mais visíveis durante a condução. Você deve se preocupar com quaisquer vibrações, perda de conforto, ruídos de batida durante a frenagem ou manuseio incorreto da motocicleta. Todos esses sintomas indicam falhas. No entanto, a suspensão traseira de uma motocicleta funciona em um veículo parado, sacudindo a roda levantada no ar na extensão do eixo do braço oscilante. Se você ouvir um clique ou sentir alguma folga, a máquina deverá ser consertada.
Agora você já sabe como cuidar da sua motocicleta e de sua suspensão. Lembre-se de que você pode encontrar mais conselhos sobre eles em nosso blog e se necessário, os reparos necessários para substituição de peças podem ser encontrados em nossa loja online Inter Carros!