Todo mundo conhece aquele amigo ou familiar que sempre perde as chaves do carro. Talvez você seja essa pessoa – isso acontece com os melhores de nós! Se você perder suas chaves regularmente (ou permanentemente), convém substituir a chave do carro ou manter um backup disponível. As especificações de como fazer isso podem variar muito dependendo do seu veículo e do tipo de chave que ele usa.
Seis tipos de chaves de carro
Antes de prosseguirmos, vamos entender a distinção entre uma chave e um chaveiro. É um equívoco comum pensar que são a mesma coisa, mas não são. A chave, também conhecida como haste da chave, é a própria peça de metal que entra na porta/fechadura externa. O chaveiro é uma caixa de plástico que pode incluir botões para travar e destravar remotamente o carro e possivelmente até controlar a ignição. Os porta-chaves podem ser unidos à haste da chave de alguma forma, uma peça separada que funciona em conjunto com a chave. Os controles remotos mais recentes que oferecem entrada sem chave eliminaram completamente a haste.
A maioria das chaves e controles remotos de carros se enquadram nas seguintes categorias:
- Chaves básicas: Esta pode ser a primeira coisa que você pensa quando alguém diz “chave do carro”. É um mecanismo normal de fechadura e chave, do tipo que já existe há muito tempo. Estes serão mais comuns em veículos mais antigos.
- Chaves do transponder: Projetadas na década de 1990 para impedir roubos, essas chaves incluem um pequeno chip transponder na cabeça de plástico da chave. Este chip emite um sinal para um receptor na ignição e se for detectado o sinal errado, o veículo não dá partida.
- Chaves cortadas a laser: As chaves cortadas a laser oferecem maior segurança graças aos seus cortes sinuosos distintos. Isso garante que cada chave seja única. São necessárias máquinas especiais e caras para duplicar essas chaves, o que pode servir como um impedimento adicional para os ladrões. Muitas chaves cortadas a laser também incluem transponders integrados (veja acima).
- Chave de ignição e controle remoto: Eles combinam uma chave para a ignição com um chaveiro eletrônico que trava e destranca as portas remotamente. Se o controle remoto for danificado ou parar de funcionar, a haste da chave geralmente é um método alternativo para entrada no veículo.
- Chaves canivetes: Como o nome sugere, eles apresentam hastes de chave que se dobram no controle remoto, saindo com o pressionar de um botão quando necessário.
- Controles remotos de entrada sem chave (chaves inteligentes): Também chamadas de chaves de proximidade, são porta-chaves que enviam um código gerado aleatoriamente para um receptor em seu carro. O computador do carro reconhece o código e permite a entrada e ignição sem chave. Esse código muda a cada uso, o que torna mais difícil decifrá-lo.
O que fazer se você perdeu as chaves do carro
O processo de substituição das chaves perdidas do carro varia de acordo com o tipo de chave e carro que você possui. Quanto mais seguro e de alta tecnologia for seu método de entrada, mais provavelmente custará a substituição. Se você estiver dirigindo um modelo antigo com uma chave básica de metal, por exemplo, provavelmente pagará menos pelas chaves de reposição do que alguém no carro de luxo europeu mais recente. Mais uma vez, ajuda dividi-lo com base no tipo de chave. Consultar concessionárias, serralheiros ou mecânicos locais pode ajudar a fornecer estimativas de custos precisas.
Chaves básicas
Esses são de longe os tipos de chaves mais fáceis de substituir. Se você quiser um conjunto de backups, a maioria das lojas de ferragens poderá ajudar. Você pode entrar com a chave original e fazer cópias em minutos. Se você perdeu completamente as chaves, provavelmente precisará ligar para um chaveiro especializado em automóveis. Naturalmente, você provavelmente terá que fornecer prova de propriedade, incluindo título e registro.
Chaves do transponder
As chaves do transponder normalmente exigem que o chip seja programado antes de dar partida no veículo. Às vezes, você pode programá-los por conta própria se tiver duas peças sobressalentes, mas o elemento do chip significa que uma chave de backup (ou seja, a haste da chave mais o chaveiro contendo o chip do transponder) pode ficar cara na extremidade superior. Se você perdeu suas chaves, serão necessárias máquinas especiais para programar peças sobressalentes. Essas máquinas estão disponíveis na maioria das concessionárias. Algumas concessionárias podem fazer a programação como cortesia, mas outras podem cobrar pela mão de obra.
Chaves cortadas a laser
As chaves cortadas a laser tendem a ser mais caras para fazer backup ou substituir, pois possuem transponders que precisam ser reprogramados junto com os cortes distintos, que exigem equipamentos especiais geralmente disponíveis apenas em determinadas concessionárias.
Chave de ignição e controle remoto
Se o seu controle remoto for um modelo simples de bloqueio e desbloqueio conectado a uma chave básica, você provavelmente poderá comprar um substituto relativamente barato online. No entanto, se suas chaves incluírem um elemento de transponder, você provavelmente precisará levar sua peça sobressalente a um especialista qualificado e os custos aumentarão de acordo.
Chaves canivetes
Se você simplesmente danificou ou perdeu a haste da chave (raro, mas possível), geralmente você pode substituí-la por relativamente pouco. Um cenário mais provável é perder tudo – haste, chaveiro e tudo.
Controles remotos de entrada sem chave (chaves inteligentes)
A camada adicional de complexidade que as chaves inteligentes oferecem significa que substituí-las também é mais difícil. Dependendo do carro, você pode não ter a opção de sair de uma concessionária (especialmente para modelos europeus).
Uma nota para os locatários
Se você estiver alugando seu carro, é importante lembrar que a maioria das concessionárias exigirá que você entregue dois conjuntos de chaves e chaveiros quando o aluguel terminar. Também existe a possibilidade de que seu aluguel restrinja o uso de peças de reposição ou a contratação de prestadores de serviços terceirizados. Alguns revendedores também podem impor uma penalidade adicional de substituição de chave além de peças e mão de obra.
Por outro lado, seu fornecedor de locação pode incluir seguro de chave perdida integrado em seus termos. Alguns também podem oferecer clemência sobre esses custos e penalidades se você renovar seu contrato com eles. Geralmente, é uma boa ideia ler os termos do seu aluguel com atenção para ver se há alguma vantagem como essas que você pode usar.
Você pode obter uma chave feita pelo número VIN?
Perdeu as chaves ou se trancou sem sobras? Você pode estar se perguntando se pode obter novas chaves usando o Número de Identificação do Veículo (VIN) do seu carro. A resposta curta é sim, muitas vezes você pode. A maioria das concessionárias e serralheiros pode fazer isso, e provavelmente você precisará fornecer um comprovante de propriedade, como o registro e o título do carro.
Este método de recuperação pode funcionar porque os números VIN podem ser decodificados para recuperar o código-chave do fabricante daquele carro. A desvantagem é que os códigos para veículos mais antigos podem nem sempre estar mais disponíveis. Você também deve ter em mente que este método fornece apenas a chave original do carro – não funcionará se sua ignição já tiver sido substituída.
Em geral, este procedimento não deve custar muito mais do que alguns dos outros métodos de substituição listados acima. Como sempre, chaves mais seguras geralmente custam mais para serem substituídas. Proprietários e locatários de automóveis podem tirar proveito deste método de recuperação, mas os locatários devem consultar primeiro o seu contrato de locação para obter instruções específicas.
Resumindo
Se você perder suas chaves, logo estará de volta ao volante. A substituição da chave do carro é necessária o tempo todo, embora o tipo de chave que você possui possa afetar o custo. A menos que seu carro seja um modelo mais antigo, você provavelmente precisará pagar pelas medidas extras de segurança que acompanham as chaves modernas. No entanto, esse investimento pode valer a pena – uma chave difícil de substituir também pode ser mais difícil de ser duplicada pelos ladrões de carros.