Ao girar a chave na ignição, você notará muitas luzes coloridas no painel. Em condições normais, ou seja, quando o carro está totalmente operacional e tudo funciona como deveria, todos apagam depois de um tempo. No entanto, como a sua função é sinalizar avarias, nunca se deve ignorar as luzes avisadoras que ainda estão acesas.
Um dos mais importantes é a luz de verificação do motor. Veja quais informações ele fornece e se ativá-lo impede que o carro continue andando.
As luzes do painel têm cores e formatos diferentes. Eles indicam um sistema ou parte específica do carro. A própria cor da luz indica importância. A luz de verificação do motor acende em laranja, o que indica claramente que pode indicar um mau funcionamento grave. Portanto, nenhum condutor responsável deve ignorá-lo. Antes de iniciar uma viagem longa, é recomendável verificar o estado do seu veículo com um mecânico experiente. Uma luz de verificação do motor piscando é um sinal de que há algo errado com seu carro que precisa ser examinado.
Com nosso artigo você aprenderá, entre outras coisas:
O que é uma luz de verificação do motor?
As luzes de verificação do motor são encontradas em carros equipados com uma tomada de diagnóstico OBD-II. Na prática, isto significa que são utilizados em automóveis europeus construídos depois de 2000, mas também podem ser encontrados em veículos mais antigos. Eles podem assumir diferentes formas.
Em caso de falha, as palavras “verificar motor” ou uma imagem do motor podem aparecer no painel. Essas marcações estão entre os sistemas de autodiagnostico encontrados nos automóveis, que são controlados pelo controlador eletrônico do motor.
Com base na operação do controle, lembre-se de que ele é bastante limitado. Indica apenas falhas relatadas por sensores eletrônicos. Isto significa que não detecta falhas que dizem respeito à mecânica, por exemplo, falhas ou danos em peças que não estão relacionadas com sensores eléctricos. Ao entrar em um carro, todo motorista deve conhecer o símbolo de verificação do motor. O que essa luz significa? Você encontrará a resposta posteriormente neste artigo.
Quais são as cores das luzes do painel?
Como já mencionado, as luzes do painel têm cores diferentes. Os vermelhos têm como objetivo alertar sobre perigos e falhas mais graves.
Quando acenderem, você deve parar o carro o mais rápido possível e verificar cuidadosamente o que está acontecendo com ele.
Luzes laranja indicam falha e perigo. A luz laranja de verificação do motor deve ser um impulso para visitar o centro de serviço. Diagnósticos realizados profissionalmente são necessários para identificar a causa do mau funcionamento do carro. As luzes verdes referem-se às funções do carro.
Verifique o motor – luz e seu princípio de funcionamento
A luz de verificação do motor acende somente quando são observados desvios da norma por um longo período. Os controladores são projetados para ignorar pequenas flutuações que não são motivo de preocupação – afirma o especialista da Inter Cars
Isso significa que o indicador só acenderá quando algo alarmante estiver realmente acontecendo. Por isso vale a pena procurar um especialista que fará a verificação do carro.
O que significa a luz de verificação do motor?
Muitos motoristas se perguntam o que fazer quando a luz de verificação do motor aparecer. O que significa e que falhas indica? Na grande maioria dos casos, a sua ativação diz respeito a irregularidades nos sistemas de injeção e escape. Esses elementos dos carros mais recentes estão repletos de diversos sensores cuja função é cuidar não só dos passageiros, mas também do ambiente natural.
Muitas vezes, a luz de verificação do motor acende quando o conversor catalítico está muito desgastado. Também aparecerá em caso de falha do filtro DPF.
As falhas mais comuns que fazem aparecer luz de verificação do motor piscando também inclui dosagem incorreta de combustível, desgaste/falha das velas, erro na sonda lambda no caso de motores a gasolina. Esta luz avisadora também pode indicar que o sistema de recirculação dos gases de escape está bloqueado.
Verifique o motor – a luz e sua cor
Motoristas experientes certamente sabem que a luz do motor pode brilhar em amarelo (ou laranja) ou vermelho. A cor que aparece no painel realmente importa. Se a cor for amarela, o motorista recebe a informação de que há alguma discrepância no sistema de acionamento. No entanto, esta é uma condição que não deve interferir significativamente na condução futura. Isso significa que você pode continuar dirigindo com segurança. No entanto, você deve marcar uma consulta no workshop o mais rápido possível. Portanto, a luz amarela do motor não requer reação imediata.
A situação é definitivamente diferente quando o indicador está vermelho. Este é um sinal claro de que houve uma falha realmente grave no carro. Se decidir continuar dirigindo, você deve estar ciente de que o faz por sua própria conta e risco.
Isto pode causar danos graves, cuja remoção não será fácil nem barata. Portanto, se você vir uma luz vermelha no painel, pare imediatamente e ligue para a assistência rodoviária. As luzes de advertência no painel do carro desempenham uma função de advertência muito importante. Todo motorista deve conhecê-los bem e saber o que significa a luz de advertência de óleo carro com chave.
Qual é a conexão entre a luz intermitente de verificação do motor e o uso de GLP?
Não faltam condutores que decidem equipar o seu automóvel com instalação de GPL. O gás é muito mais barato que a gasolina, o que se traduz em menores custos operacionais dos veículos. No entanto, acontece que a luz piscante do motor é um problema comum em carros a gasolina. Quando a instalação está desajustada e a dosagem do gás está incorreta, todo o sistema de energia passa a funcionar incorretamente.
Portanto, se você tem um carro a gasolina e a luz de verificação do motor não lhe dá tranquilidade, procure um especialista. Você pode precisar substituí-lo Filtro de GLP, redutor ou terarranhador.
Estas não são falhas graves – não se preocupe. O custo para removê-los não deve ser alto. Você pode encontrar peças de reposição da mais alta qualidade na loja Inter Cars. A oferta inclui peças de reposição para veículos movidos a diversos combustíveis.
E se a luz de verificação do motor acender e depois apagar?
Muitos motoristas relatam que a luz de seus carros acende repetidamente e apaga depois de algum tempo. Nesse caso, normalmente não estamos lidando com uma falha grave.
A grande maioria dos casos envolve baixa tensão. Como resultado, a leitura dos sensores não está correta. Também pode acontecer que as ignições tenham ficado molhadas durante a lavagem do carro. Uma causa muito comum desse estado de coisas é que os contatos ao redor dos sensores estão apodrecidos.
Porém, vale a pena distinguir entre uma luz que acende e depois apaga devido à má voltagem de uma luz piscante do motor. Este é um sinal claro para todos os condutores de que a condução não deve continuar. Pare imediatamente e desligue o motor.
Depois de um tempo, ele precisa ser reiniciado. Se a luz continuar a piscar, continuar a dirigir poderá resultar em sérios danos à unidade de acionamento. Além disso, pode até resultar na destruição total do motor ou numa colisão perigosa.
Verifique o motor – você consegue dirigir quando esta luz aparece?
Uma das luzes de advertência mais importantes em todos os carros é a luz de verificação do motor. Você consegue dirigir quando esta luz aparece no painel? Como já dissemos, este indicador é laranja. Isso significa que geralmente não indica falhas graves, mas sim falhas relativamente menores. Eles não devem causar problemas sérios.
Nesse caso você pode continuar dirigindo se a interrupção não for possível. Claro, você também precisa entrar em contato com um mecânico o mais rápido possível, que conectará o carro a um testador de diagnóstico. Esta é a maneira mais fácil de identificar rapidamente o problema.
NOTA: se as luzes aviadoras estiverem vermelhas, a condução deve ser interrompida imediatamente. Continuar pode resultar em danos graves ao automóvel e também representar uma ameaça direta ao condutor, passageiro e outros utentes da estrada. Todo motorista deve conhecer as possíveis luzes de advertência que indicam problemas e falhas em vários sistemas do carro.
Como limpar a luz de verificação do motor?
A luz do motor aparece frequentemente nos carros. Você já sabe o que significa e como se comportar em tal situação. Portanto, vale a pena considerar o que fazer quando ele acender devido a um erro. A luz laranja do motor pode ser facilmente apagada. Tudo o que você precisa fazer é excluir manualmente o código de erro da memória do controlador.
Você pode fazer isso sozinho? Somente se você tiver um software especial. A melhor solução é procurar um especialista. Atualmente não faltam oficinas especializadas em diagnóstico de veículos. Remover o erro não é caro nem demorado.
Isso pode ser feito quando a luz acende devido a uma falha no carro? Claro, se não houver erro, o carro continuará andando. No entanto, você deve estar ciente de que isso não resolve o problema. A falta de reparo pode levar ao agravamento da falha, o que por sua vez pode significar problemas muito mais sérios. Lembre-se de que quanto mais cedo você remover uma falha, menores serão os custos de reparo.
Em vez de remover você mesmo o erro de verificação do motor, é melhor ir imediatamente a uma estação de diagnóstico. Graças a isso, o problema será reconhecido com muito mais rapidez, o que permitirá sua eliminação. Simplesmente excluir o erro não resolve sua causa, da qual muitos motoristas parecem não se lembrar.
Verifique a luz do motor – resumo
Você já sabe o que significam as diferentes cores da luz de verificação do motor. Independentemente da cor, você deve tratá-la como um sinal de irregularidades no carro. Nem sempre é necessário ir diretamente à oficina, mas este sinal não deve ser subestimado. Lembre-se de que apenas eliminar o erro não significa eliminar o problema. O melhor é dirigir-se a um posto de diagnóstico ou oficina profissional, onde especialistas reconhecerão o problema e sugerirão como resolvê-lo.