- A Volkswagen revelou hoje o conceito ID.Code no Salão do Automóvel de Pequim.
- O ID.Code é elétrico e equipado para condução autônoma de nível 4.
- Também possui elementos de iluminação dinâmica que se comunicam com outros motoristas e displays integrados nas janelas laterais.
O atual SUV elétrico da Volkswagen, o ID.4, adota uma abordagem competente, mas sensata, com preços razoáveis e um interior espaçoso, mas um design anônimo e sem truques tecnológicos chamativos. Mas a Volkswagen está prevendo um futuro elétrico diferente, revelando hoje o conceito ID.Code no Salão do Automóvel de Pequim. O elegante SUV está repleto de tecnologia e apresenta uma nova linguagem de design que irá proliferar em toda a linha da marca no mercado chinês.
O ID.Code tem um perfil elegante com uma linha de teto inclinada para trás, com o design aparentemente voltado especificamente para os clientes chineses da Volkswagen. Os arcos das rodas dianteiras são particularmente cinzelados, fluindo na linha dos ombros que se encontra com uma barra de luz traseira retangular simples. A iluminação na parte frontal tem uma aparência semelhante, com dois paralelogramos que se inclinam para dentro para encontrar um emblema da Volkswagen, com o que a VW descreve como um “recurso de olho humano e interativo cintilante” nas partes externas das luzes que supostamente adicionam um personagem amigável para o front-end.
O conceito crossover é, obviamente, movido por motores elétricos, extraindo sua energia de uma bateria de íons de lítio e de painéis solares integrados ao teto de vidro. A Volkswagen também apregoa a direção autônoma de nível 4, dizendo que equipou o ID.Code com “os sistemas de sensor, luz, câmera e tela mais avançados do nosso tempo”. Este sistema permite que o motorista ceda totalmente o controle do veículo para que possa sentar e relaxar lendo um livro, assistindo a um filme ou, mais provavelmente, navegando sem pensar no TikTok. Quando o carro assume o controle, o volante se retrai e os bancos dianteiros podem girar 180 graus. Os assentos também podem entrar em posição reclinada para dormir em movimento.
O sistema de iluminação – que a VW chama de “Nuvem de luz com olhos 3D interativos” – transforma o conceito em um “avatar digital” que fornece informações ao motorista e demais usuários da estrada. A carroceria abaixo da barra de luz é parcialmente transparente e, quando o proprietário caminha em direção ao carro, uma sequência visual e sonora de boas-vindas é reproduzida ao mesmo tempo em que exibe a previsão do tempo para as próximas duas horas. Quando em modo de condução autónoma, os sistemas de iluminação supostamente “interagem com outros utentes da estrada”, embora nenhum outro detalhe tenha sido fornecido.
Como é o caso da maioria dos novos conceitos de EV, a cabine é descrita como um “espaço móvel” semelhante a um lounge, preenchido com materiais ecológicos e sem animais. A VW também afirma que o sistema de som, a iluminação ambiente e o sistema de controle climático têm como objetivo fornecer níveis de conforto de “jato particular”. Os passageiros encontrarão displays semitransparentes integrados nas janelas laterais, que mostram informações relevantes, como um lembrete para trazer um guarda-chuva se houver previsão de chuva.
A Volkswagen também diz que o ID.Code é “um primeiro vislumbre de uma geração de SUV completamente nova”, sugerindo que um veículo semelhante a este conceito poderá em breve chegar à produção. No entanto, com o foco expresso no mercado chinês, não está claro quanto do ID.Code se traduzirá em futuros EVs com destino aos EUA.
Caleb Miller começou a blogar sobre carros aos 13 anos e realizou seu sonho de escrever para uma revista de automóveis depois de se formar na Carnegie Mellon University e ingressar no Carro e motorista equipe. Ele adora automóveis peculiares e obscuros, com o objetivo de um dia possuir algo bizarro como um Nissan S-Cargo, e é um ávido fã de esportes motorizados.