O Salão do Automóvel de Pequim de 2024 lembra os dias de glória dos salões do automóvel internacionais, apresentando inúmeras revelações, desde carros de produção acessíveis até conceitos fantásticos e supercarros de alto desempenho. Entre as centenas de marcas chinesas locais que disputam espaço num mercado sempre lotado e as marcas estrangeiras que tentam lucrar com a alta demanda, há mais lançamentos de carros novos do que qualquer pessoa sã consegue acompanhar. Mas, felizmente para você, dedicamos a maior parte de nossas horas pensando em carros e reunimos alguns dos carros mais importantes que você pode ter perdido na extravagância desta semana em Pequim.
Conceito MG EXE181
Este míssil aerodinâmico e futurista vem da MG, o famoso construtor britânico de carros esportivos, agora propriedade da chinesa SAIC Motor. Este conceito de hipercarro incrivelmente rebaixado é uma homenagem ao EX181, um experimento simplificado que estabeleceu um recorde de velocidade em terra ao atingir 400 km/h em Bonneville Salt Flats em 1959, com o piloto de F1 Phil Hill ao volante. A reinterpretação moderna tem um coeficiente de arrasto de apenas 0,181 e vai de zero a 62 mph em 1,9 segundos.
Conceito inteligente nº 5
A Smart – que vendeu seus carros urbanos nos EUA até 2019 e atualmente é propriedade metade da Mercedes e metade da Geely – revelou o conceito nº 5, prevendo um próximo crossover de produção. O #5 será o maior Smart até agora e contará com uma bateria com mais de 100,0 kWh e uma arquitetura elétrica de 800 volts. O conceito assume uma aparência off-road robusta – com uma barra de luz, pneus grossos, elevadores de membros e placas de proteção robustas – que, sem dúvida, serão atenuados para a produção.
Conceito Genesis G80 EV Magma
Genesis lançou uma submarca de desempenho chamada Magma no salão do automóvel de Nova York e seguiu com um conceito esportivo baseado em seu sedã Electrified G80. Ao contrário dos veículos laranja mostrados em Nova York, o conceito de Pequim é pintado de Azul Acme. O sedã esportivo elétrico apresenta rodas chamativas de 21 polegadas, entradas de ar maiores, difusor traseiro e suspensão rebaixada. No interior há couro acolchoado, acabamento em fibra de carbono e faixas de Alcântara.
Conceitos Nissan Evo e Epoch
A Nissan exibiu dois conceitos de sedã no salão de Pequim: o Evo híbrido plug-in e o Epoch elétrico. Não foram revelados muitos detalhes sobre os motores, mas os conceitos parecem surpreendentemente prontos para produção, com espelhos retrovisores e iluminação LED atraente, mas não estranha. Esperamos que o próximo Maxima EV pegue emprestado algo desses belos quatro portas.
Nissan Épico e Era
A Nissan também revelou dois conceitos de SUV: o híbrido plug-in Era e o elétrico Epic. Diz-se que o Era tem tração nas quatro rodas e suspensão pneumática ativa, enquanto o Epic pode ser usado como fonte de energia móvel para acampamentos e festas. Ambos os SUVs apresentam um design frontal arrojado com uma série de luzes LED verticais.
Toyota bZ3X e Toyota bZ3C
Dois novos crossovers elétricos da Toyota foram revelados para o mercado chinês. Muito poucas especificações foram publicadas, mas o bZ3C ostenta uma linha de teto inclinada para uma aparência de cupê, enquanto o bZ3X tem uma carroceria quadrada mais tradicional. A frente de ambos os modelos tem um design familiar a outros Toyotas recentes, como o 2025 Camry e o Crown Signia, enquanto as cabines apresentam uma tela enorme acima do painel simples.
Fang Cheng Bao Super 9
Uma nova submarca da BYD, que se tornou a maior montadora da China no ano passado, Fang Cheng Bao revelou o selvagem Super 9 speedster em Pequim. A maravilha sem teto certamente se inspira em modelos como o Mercedes SLR McLaren Stirling Moss e o Aston Martin V12 Speedster, mas mesmo assim é uma máquina de aparência impressionante e foi desenhada pelo mesmo designer responsável pelo Alfa Romeo 8C. Diz-se que o Super 9 é construído em torno de um monocoque de fibra de carbono e usa um trem de força elétrico.
Zeekr Mix
A Zeekr, de propriedade da Geely, já produz veículos de aparência única há algum tempo, como a minivan 009, e até pensa em entrar no mercado dos EUA. Seu produto mais recente é o Mix, um MPV suave e arredondado. Embora poucos detalhes tenham sido divulgados, espera-se que utilize um único motor elétrico produzindo mais de 400 cavalos de potência. Os verdadeiros destaques serão hectares de espaço interior, piso plano e várias configurações de assentos disponíveis.
BYD Ocean M—EV Hot Hatch
Este conceito hot-hatch de aparência maluca prevê um carro de produção da BYD com lançamento previsto para o final deste ano na China. O Ocean M tem um kit de carroceria agressivo, uma asa traseira imponente e freios enormes. Aproximadamente do mesmo comprimento de um Volkswagen GTI, o Ocean M roda em uma nova plataforma com motor elétrico montado na parte traseira, embora nenhuma outra especificação de desempenho tenha sido revelada até agora.
Denza Z9 GT
Outra subsidiária da BYD, a Denza, também é detida em 10% pela Mercedes-Benz e revelou o Z9 GT no salão de Pequim. Este elegante vagão de desempenho é aproximadamente do tamanho de um Porsche Panamera e utilizará três motores elétricos que produzem quase 1.000 cavalos de potência, acelerando a 62 mph a partir da paralisação em menos de três segundos. O Z9 GT deve chegar às ruas chinesas até o final do ano.